quarta-feira, 24 de junho de 2020

CRÔNICA: DIA DO PROFESSOR DE ANACOLUTOS - LOURENÇO DIAFÉRIA - COM GABARITO

CRÔNICA: Dia do professor de anacolutos       

                         Lourenço Diaféria

        Levantei-me, corri a pegar o giz, aqui está, professor. Ele me olhou agradecido, o rosto cansado. Já naquela época, o rosto cansado.

        Dava aulas em três escolas e ainda levava para casa uma maçaroca de provas para corrigir.

        O aluno preparava-se para sentar, ele, o olhar fino:

        – Aproveitando que o moço está de pé, me diga: sabe o que é um anacoluto?

        É o que dá a gente querer ser legal.

        Vai-se apanhar o giz do chão, e o professor vem e pergunta o que é anacoluto. Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?

        – Anacoluto... Anacoluto é... Anacoluto.

        – Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto. Muito obrigado por ter apanhado o giz do chão. Estou ficando enferrujado.

        Agora era ele, no bar, tomando café.

        – Lembra de mim, professor?

        Também estou de cabelos brancos. Menos que ele, claro.

        Com o indicador da mão esquerda acerta o gancho dos óculos no alto do nariz fino e cheio de pintas pretas e veiazinhas azuladas, me encara, deve estar folheando o livro de chamada, verificando um a um o rosto da cambada da segunda fila da classe.

        – Fui seu aluno, professor!

DIAFÉRIA, Lourenço. Disponível em:

                        https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzZXRTbHZwT2lzMEU/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Entendendo o texto:

01 – A expressão destacada em: “Estou ficando enferrujado”, tem o mesmo sentido de:

a)   Contrair doenças.

b)   Estar preguiçoso.

c)   Ser descuidado.

d)   Ter limitações.

02 – No texto, há um traço de humor no trecho:

a)   “Levantei-me, corri a pegar o giz...”.

b)   “Ele me olhou agradecido, o rosto cansado.”

c)   “É o que dá a gente querer ser legal.”

d)   “Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto.”

e)   “Agora era ele, no bar, tomando café”.

03 – No trecho: “Anacoluto... Anacoluto é... Anacoluto”. A repetição da palavra “Anacoluto” sugere:

a)   Brincadeira.

b)   Confirmação.

c)   Desconhecimento.

d)   Desrespeito.

e)   Receio.

04 – Em que trecho do texto ocorre o Anacoluto.

      “[...] Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto. Muito obrigado por ter apanhado o giz no chão. Estou ficando enferrujado”.

05 – Pesquise e responda o significado da figura de linguagem anacoluto.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Anacoluto é a figura que quebra a estruturação lógica da oração, mudando a construção sintática no meio do enunciado, geralmente depois de uma pausa sensível.


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