Música(Atividades): Levantados do Chão
Como então? Desgarrados da terra?
Como assim? Levantados do chão?
Como embaixo dos pés uma terra
Como água escorrendo da mão?
Como em sonho correr numa estrada?
Deslizando no mesmo lugar?
Como em sonho perder a passada
E no oco da Terra tombar?
Como então? Desgarrados da terra?
Como assim? Levantados do chão?
Ou na planta dos pés uma terra
Como água na palma da mão?
Habitar uma lama sem fundo?
Como em cama de pó se deitar?
Num balanço de rede sem rede
Ver o mundo de pernas pro ar?
Como assim? Levitante colono?
Pasto aéreo? Celeste curral?
Um rebanho nas nuvens? Mas como?
Boi alado? Alazão sideral?
Que esquisita lavoura! Mas como?
Um arado no espaço? Será?
Choverá que laranja? Que pomo?
Gomo? Sumo? Granizo? Maná?
Composição: Chico Buarque /
Milton Nascimento.
Entendendo a canção:
01 – Que assunto é tratado
na canção?
Uma canção que
diga da falta de chão, da falta de terra para quem dela viveria, da sua
carência, os “Sem-terra”.
02 – O eu lírico se expressa
de forma velada, que crítica?
A letra dessa
canção coloca, em sua radicalidade, a questão do desarraigamento, do
desenraizamento, do “desassentamento” e do seu absurdo.
03 – Por que a canção é
estruturada formalmente por interrogações?
Para expressar
uma indignação velada.
04 – Que figura de estilo é
dominante nesta canção?
A ironia.
05 – Por que em uma crítica
social se usa a ironia?
É a linguagem de
resistência, de denúncia e de não adesão. “Ironia”: do grego “eironein” = ação
de interrogar, fingindo ignorância, ou que diz menos do que aquilo que se
pensa.
06 – Os sinais de pontuação
também contribuem para a construção do sentido do texto e à reflexão sobre a
entonação, no qual o uso reiterado do sinal de interrogação e de advérbios
interrogativas expressa:
a)
Hesitação sobre uma atitude a ser tomada.
b)
Estranhamento em relação à realidade
apresentada.
c)
Afirmação categórica diante de uma
problemática social.
d)
Dúvida entre as soluções possíveis
para um problema coletivo.
e)
Suposição referente à ineficiência de
políticas públicas habitacionais.
07 – No texto, o eu lírico
constrói progressivamente sua visão da realidade: nas estrofes 1, 2, 3, tenta
decifrar o significado da imagem “levantados do chão”, nas estrofes 4, 5, 6,
vai reforçando sua opinião crítica sobre a realidade.
Releia: “Um rebanho nas nuvens? Mas como?”
“Um arado no espaço? Será?”
Nos versos acima, a conjunção
adversativa “mas” e o futuro do presente do indicativo são utilizados para
enfatizar esse posicionamento crítico. Explique por quê?
Tanto a conjunção
adversativa “mas” quanto o futuro do presente do indicativo “será” enfatizam a
dúvida e o questionamento quanto aquilo que as imagens “rebanhos nas nuvens” e
“arado no espaço” expressam.
Ou
A conjunção adversativa “mas” indica a
oposição do eu lírico à ideia expressa pela imagem formulada anteriormente, no
verso 19. E o futuro do presente do indicativo “será” é empregado para marcar a
dúvida quanto àquilo que a imagem apresentada no verso 22 representa.
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