Imagem: Os superpoderes da leitura
RÊGO, Francisca
Cunha. Os superpoderes da leitura. Disponível em: https://bit.ly/2RCOYlq.
Acesso em: 30 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 158-9.
Entendendo a imagem:
01 – Você já parou para pensar como funciona a leitura em nosso cérebro?
O que você acha que acontece?
Resposta pessoal do aluno.
02 – Como a gente consegue entrar em estado tão profundo de imersão nos
nossos pensamentos durante a leitura?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Como será que criamos, em nossa imaginação, outras identidades para
nós mesmos?
Resposta pessoal do aluno.
04 – O que é mostrado na imagem? Que sentido é produzido?
Na imagem, é possível ver um menino com aparência
de surpresa ao ler um livro e as partes do cérebro ilustradas com cores
diferentes, sobrepostas à cabeça, com a indicação das funções das cores: rosa,
marrom, azul, verde e amarela. A sobreposição da imagens e as cores diferentes
produzem efeito de atividade cerebral durante a leitura.
05 – Releia a frase a seguir:
“Um cérebro que lê, brilha”
a)
Qual é a
relação dessa frase com a imagem e as cores usadas nas partes do cérebro?
A elação é a de que o cérebro aciona suas
diferentes partes durante a leitura.
b)
Nessa frase,
são usadas as figuras de linguagem metonímia e metáfora. Procure esses
conceitos na internet e explique os efeitos de sentido criados pelo seu uso.
Resposta pessoal do aluno.
06 – De acordo com a imagem, cada parte do nosso cérebro é responsável
por determinados processos. Reproduza a tabela e preencha-a com as informações
do texto.
Cor:
rosa; Parte do cérebro: lóbulo
frontal; Atividades cerebrais:
emoções, raciocínio e fala.
Cor:
marrom; Parte do cérebro: lóbulo
parietal; Atividade cerebral:
leitura.
Cor:
verde; Parte do cérebro: lóbulo
temporal; Atividades cerebrais: compreensão
da linguagem, memória e audição.
Cor:
azul; Parte do cérebro: lóbulo
occipital; Atividades cerebrais: visão
e percepção da cor.
Cor:
amarela; Parte do cérebro: amígdala;
Atividades cerebrais: ativada quando
há estímulos emocionais fortes, sejam eles positivos ou negativos.
07 – Você já tinha conhecimento dos lóbulos do cérebro e sua relação com
as atividades cerebrais? Sabia que o cérebro regula e controla as emoções, o
raciocínio, a aprendizagem, a memória e o pensamento? Com base nessas
informações e com a ajuda do professor(a), reúna-se com mais dois colegas e
pesquisem na internet sobre os lóbulos do cérebro e como seu funcionamento está
relacionado às atividades diárias de vocês. Coloquem essas informações em um
quadro e, antes de expô-lo para os demais colegas de turma, conversem com o
professor(a) de Ciências para tirar eventuais dúvidas.
Resposta pessoal do aluno.