quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

POESIA: MEIO-DIA - VERA BEATRIZ SASS - COM GABARITO

Poesia: MEIO-DIA
             Vera Beatriz Sass

É meio-dia
no meio do mundo
balões verdes 
balões vermelhos
cirandam com os raios de sol 
coloridos, dispersos
refletidos nos vitrais 
das igrejas. 

Será o meio do mundo
no país dos egípcios
ou na Montanha Meru
dos hindus? 
Bate meio-dia
no relógio solar
da capital da China, 
abre-se o portão dos deuses 
na Babilônia. 
É meio-dia
no meio do mundo 
no friozinho da barriga
do menino da rua.  
             Gata cigana. Erechim: Edelbra, 1991. p. 12.
                                       Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora – 2002 – p. 35-6.
Entendendo a poesia:

01 – Há, na poesia, uma oração que se repete duas vezes e que é responsável pela indicação do tempo em que ocorrem as ações verbais.
a)   Qual é essa oração?
É meio-dia.

b)   Ela apresenta sujeito? Em caso afirmativo, classifique-o.
Não, é uma oração sem sujeito.

c)   Que diferença sintática ocorre entre a oração apontada no item a e esta: “Bate meio-dia / no relógio solar / da capital da China”?
Na oração “Bate meio-dia”, o sujeito é meio-dia.

02 – A palavra meio é empregada nesse texto com dois sentidos. Qual é o sentido dela nas expressões:
a)   Meio-dia?
Metade (metade do dia).

b)   Meio do mundo?
Centro (centro do mundo).

03 – O poema tem como personagem um menino de rua. O meio-dia provoca nele reações interiores e exteriores.
a)   Que efeitos de luz o meio-dia provoca nos vitrais das catedrais? 
Cria cores e formas.

b)   Por que esses efeitos são associados pelo menino a balões coloridos?
Porque, assim como a luz, também os balões possuem cor, forma, leveza.

04 – Quanto às sensações internas do menino:
·        Que palavra dos últimos versos está em oposição ao calor dos raios de sol do mundo exterior?
O friozinho da barriga.

·        Essa palavra indica que o menino está tendo que tipo de sensação? 
Fome.

05 – Nos primeiros versos, ao afirmar que “É meio-dia / no meio do mundo”, o eu lírico faz referência ao tempo e ao espaço.

a)   Supor que também seja meio-dia em diferentes partes do mundo é um pensamento lógico ou é imaginação do menino?
É imaginação infantil.

b)    Que lugar é o “meio do mundo” para o menino?
Para ele, o meio do mundo é o meio da rua.

06 – Concluindo esse estudo, assinale as afirmativas corretas:
a)   A poesia cria um jogo de tempo e espaço a partir das expressões “meio-dia” e “no meio do mundo”.
b)   A poesia trabalha com oposições, como entre o “friozinho” da barriga do menino e os raios de sol do meio-dia; entre a triste realidade da fome e o alegre mundo de imaginação da criança.
c)   Na construção da poesia há um movimento que caminha do geral — “é meio-dia”, “no meio do mundo” — para o particular — “no friozinho da barriga / do menino da rua”.
d)   No movimento do geral para o particular verificado na poesia, passa-se pelo seguinte caminho: dentro do mundo há um país, dentro deste uma cidade, e dentro desta uma rua. E nessa rua há um menino, e na barriga dele há a fome. A fome, portanto, é uma situação particular, mas na poesia acaba ganhando uma dimensão social e universal, já que esse menino não é o único a viver nas ruas nem o único ser humano a sentir fome.
Todas estão corretas.

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