sexta-feira, 28 de setembro de 2018

POESIA: O VERBO NO INFINITO - VINICIUS DE MORAES - GABARITO

Poesia: O verbo no infinito
                                          Vinicius de Moraes

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então sorrir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito



E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito...

                                                             Vinícius de Moraes.
Entendendo a poesia:
01 – Que tema é abordado na poesia?
      Fala de quando começamos a ver a vida com outros olhos, quando nos apaixonamos e sofremos. Mas tudo acontece para que no final encontremos a felicidade.

02 – Com que intenção o poeta, ainda na estrutura verbal da poesia faz uso do infinitivo?
      Para expressar de uma forma final, diante da observação de quem lê, uma sequência de fatos da vida.

03 – Ao concluir o poema com o verso E ir conjugar o verbo no infinito..., o poeta indica que:
I. o destino do ser humano é conjugar verbos como faz o poeta. 
II. algo do ser humano permanece sempre, mesmo após a morte. 
III. a conclusão do processo apresentado no poema é a eternidade. 
IV. do homem, restam apenas as lembranças e o verbo no infinito. 
Está correto o que se afirma APENAS em:
a)   I e III.
b)   I e II.
c)   II e III.
d)   II e IV.
e)   III e IV.





CRÔNICA: O FURO NO BARCO - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

Crônica: O Furo no Barco

        Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pinceis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.
        Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava passando pelo fundo do barco.
        Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo.
       Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
        — O senhor já me pagou pela pintura do barco – disse ele.
        — Mas isto não e pelo trabalho de pintura. E por ter consertado o vazamento do barco.
        — Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar. Certamente, está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
       — Meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alivio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua "pequena" boa ação...
        Não importa para quem, quando, de que maneira. Sempre que for possível, sempre que depender de você, e principalmente, dentro de suas possibilidades, vá além... Este poderá ser o seu diferencial!

                                                     Autor desconhecido.
   Postado por: Mundo das Mensagens.
Entendendo a crônica:
01 – Qual é o título do texto?
      O furo no Barco.   

02 – Quantos parágrafos constituem o texto?
      Possui 09 parágrafos.

03 – O homem percebeu o furo no barco por que?
(a) era um buraco grande.
(b) se via a luz através dele.
(c) a tinta escorria e se desperdiçava.
(d) era grande o suficiente para ser notado.
(e) era sua função.

04 – O furo no barco, embora pequeno, foi consertado, por que?
(a) o homem fora pago para isso.
(b) causava preocupação e perigo.
(c) o homem procurou realizar uma ação a mais.
(d) era muito feio num barco com nova pintura.
(e) o homem é muito perfeccionista.

05 – O dono do barco presenteou o pintor com um belo cheque por que?
(a) ele havia consertado o furo
(b) tinha pintado de maneira estonteante o seu barco.
(c) ele realizou uma ação maravilhosa
(d) sua singela ação lhe custou as vidas de seus filhos.
(e) ele era um pintor sensacional

06 – Retire do texto fragmentos que confirmam a seguinte frase:
        “As pequenas ações, embora sem importâncias, podem salvar vidas e dizer muito de quem tu és”.
·        Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo.
·        O senhor já me pagou pela pintura do barco.
·        Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar.
·        Meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu.

07 – Você concorda com o último parágrafo do texto?
      Resposta pessoal do aluno.




CONTO: PAPAI PELICANO E SEU FILHOTE - GI GERMANO - COM GABARITO


Conto: Papai Pelicano e seu filhote

        Me contaram esta história...
        "E agora meu amigo uma história vou contar..."
        Bem, era uma vez um casal de pelicanos que moravam no alto de uma grande árvore...
        Eles aguardavam ansiosos o nascimento de seus filhotes. Eram 02 ovos que eram chocados às vezes pelo pai, outras vezes pela mãe.
        A escolha do local era para que os ovos ficassem em segurança.
        Na hora da alimentação os pais se revezavam em busca dos peixes!
     Em um dia ensolarado, os ovinhos começaram o processo de nascimento. 
    Devagarinho iam bicando os ovos, até que estavam completamente libertos!
        A felicidade foi intensa para os pais e os cuidados aumentaram!
        Certo dia os pais resolveram sair juntos para buscar uma maior quantidade de peixes para toda família e principalmente os filhotes, pois bem, quando já estavam a uma certa distância da grande árvore não perceberam que dois olhos observavam os filhotes. 
        Os olhos eram de uma cobra que vinha observando diariamente as saídas dos pais.
        A cobra foi se esgueirando até o ninho vagarosamente!
        Ao chegar no ninho, deu um bote certeiro no primeiro filhote, deixando-o muito machucado, a cobra era gulosa, deixou para comer o filhotinho depois que matasse o segundo e assim ficaria um bom tempo sem precisar se alimentar.
        Enquanto isso, os pais retornaram e lá de cima viram a cena...
        Dona Pelicano partiu em direção a cobra e beliscou a danada até deixá-la sem forças. O pai Pelicano tentou socorrer os filhotes e percebeu que um apesar de muito machucado ainda estava vivo, porém o outro fechou os olhinhos num último suspiro.
        Papai Pelicano voou em direção ao céu como uma flecha e enquanto voava, arrancava as penas de seu peito, até que restou tirar pedacinhos do próprio peito sem sentir um fio de dor.
        O pássaro retornou ao ninho e lá de cima algumas gotinhas de sangue caíram diretamente no bico do filhote que já não tinha vida.
        E o milagre aconteceu!
        O pequeno animalzinho abriu os olhinhos enquanto o papai Pelicano aconchegava em suas asas os dois filhote, ao retornar ao ninho mamãe Pelicano entendeu o verdadeiro sentimento de amor!
        "E agora meus amigos a história terminou!"

                                             Gigibeijinhos Postado por Gi Germano 
Entendendo o conto:
01 – Por que o título do texto é “Papai Pelicano e seu filhote”?
      Porque conta uma história de como ele salva a vida do filhote.

02 – Onde ficava o ninho dos Pelicanos?
      No alto de uma grande árvore.

03 – Quantos ovos tinha no ninho? E quem ficava chocando?
      Tinha 02 ovos. Era chocado pelos dois.

04 – Após o nascimento dos filhotes, os pais saíram juntos para buscar comida para todos. O que aconteceu?
      Apareceu no ninho uma cobra que queria alimentar-se dos filhotes.

05 – A cobra deu um bote certeiro no primeiro e por ser gulosa, deixou para engolir depois, e partiu para o segundo filhote. O que aconteceu?
      Os pais Pelicano viu e voltaram para salvar os filhotes.

06 – A mãe Pelicano partiu em direção da cobra e bicando espantou a mesma. O pai Pelicano fez o que?
      Foi cuidar dos filhotes, um estava muito machucado e o outro estava dando o último suspiro.

07 – Qual foi a reação do pai, ao ver aquela cena? Justifique com parte do texto.
      Papai Pelicano voou em direção ao céu como uma flecha e enquanto voava, arrancava as penas de seu peito, até que restou tirar pedacinhos do próprio peito sem sentir um fio de dor.

08 – O que tinha acontecido quando o pai voltou ao ninho?
      Tinha caído algumas gotinhas de sangue no bico do filhote que estava morto, e aconteceu o milagre. Ele viveu de novo.

09 – De acordo com o texto, ao retornar pro ninho, o que a mãe Pelicano entendeu diante do ocorrido?
      Vendo o pai aconchegando os filhotes em suas asas, a mãe entendeu o verdadeiro sentimento de amor.
     







TEXTO: QUEM SÃO ELES? BEATRIZ TEIXEIRA DE SALLES - COM GABARITO

Texto: QUEM SÃO ELES?
                                                                Por Beatriz Teixeira de Salles

        Espremidos entre a infância e a adolescência, os pré-adolescentes vivem a dualidade dessas duas fases de vida a um só tempo.
        Quando os pais querem que eles façam alguma coisa, lá vem o discurso: “Você já é bem grandinho”; mas quando os pais não querem liberá-los para ir algum lugar ou fazer determinada coisa, lascam: “Você ainda é muito novo, não pode!” Afinal, são muito novos ou já cresceram? Esse é apenas um exemplo da dificuldade de ser pré-adolescente, ou melhor, de ser quase adolescente, pois o termo pré-adolescência não é reconhecido cientificamente.
        Eles estão na faixa entre os 10 e 13 anos, vivem uma enorme diferença de desenvolvimento, não só sexual quanto psicológica, entre meninos e meninas e até dentro do mesmo sexo, e vivem entre a alegria infantil da falta de responsabilidade e a tão sonhada adolescência, quando algumas “regalias” do mundo adulto lhes são permitidas.
        Em conversa com Thiago, 12 anos, Isabella, 12, Cecília, 11, e Frederico, 10, a gente pode ver um pouco do perfil dessa moçada que vive nesse intervalo entre a infância e a adolescência.
        Eles mesmos admitem que, dependendo da situação, sentem-se crianças ou adolescentes. “Às vezes me incomoda ver que meus pais não acreditam que eu possa fazer algumas coisas. Se quero ir sozinha ao shopping, não posso. Mas, se quero brincar de bonecas, eles falam que já sou grande”, conta Isabella.
        Para Fernanda, a preocupação dos pais se divide entre a ameaça da violência real e um pouco de neura. “Os pais são muito imaginativos, só pensam que coisas ruins vão acontecer”, emenda Thiago. Frederico se queixa de não poder ir a reuniões de grupo sozinho, Cecília não tem autorização para andar de ônibus sozinha e por aí vai. Porém, todos reconhecem que “dá para entender” a preocupação dos pais e que, levando-se em conta a forma como foram criados, hoje são até liberais.

                                    prof. Elisandro Félix de Lima                                                         
Fonte: ESTADO DE MINAS. Caderno Feminino, Belo Horizonte, 14 maio 2000, p. 10. In: SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2012, p. 17. 

Entendendo o texto:
01 – Que tipo de frase é usada no título do texto?
      Frase interrogativa.

02 – O que significa o termo “pré-adolescente” no texto?
      O pré-adolescente é quase um adolescente, é uma fase do indivíduo entre a infância e a adolescência.

03 – Segundo o texto, qual é o discurso dos pais quando querem que os filhos façam alguma coisa?
      "Você já é bem grandinho".

04 – Qual é o discurso dos pais quando querem proibir os filhos de algo?
      "Você ainda é muito novo, não pode!"

05 – Há no desenvolvimento do texto alguma frase interrogativa? Que sinal de pontuação foi utilizado nessa frase? Reescreva-a.
      Sim. Ponto de interrogação (?). "Afinal, são muito novos ou já cresceram?”

06 – Segundo o texto, que idade marca a fase dos pré-adolescentes?
      Eles estão na faixa entre os 10 e 13 anos.

07 – Releia o segundo parágrafo do texto e responda qual é o tipo de comportamento de um pré-adolescente?
      Vivem uma enorme diferença de desenvolvimento, não só sexual quanto psicológica, entre meninos e meninas e até dentro do mesmo sexo, e vivem entre a alegria infantil da falta de responsabilidade e a tão sonhada adolescência.

08 – Quem são os pré-adolescentes citados no texto?
      Thiago, Isabella, Cecília, Frederico e Fernanda.

09 – Reescreva o depoimento de Isabella.
      “Às vezes me incomoda ver que meus pais não acreditam que eu possa fazer algumas coisas. Se quero ir sozinha ao shopping, não posso. Mas, se quero brincar de bonecas, eles falam que já sou grande".

10 – Que tipo de sinal de pontuação foi usado para marcar a fala de Isabella?
      Aspas.

11 – Qual é a opinião da pré-adolescente Fernanda?
     “A preocupação dos pais se divide entre a ameaça da violência real e um pouco de neura.” 

12 – Qual é a opinião do Thiago?
      "Os pais são muito imaginativos, só pensam que coisas ruins vão acontecer".

13 – Qual é a reclamação de Frederico?
      "Se queixa de não poder ir a reuniões de grupo sozinho".

14 – Qual é a reclamação de Cecília?
      “Não tem autorização para andar de ônibus sozinha e por aí vai.”

15 – No final os pré-adolescentes tem um pensamento em comum. Qual é?
      "Dá para entender" a preocupação dos pais e que, os pais de hoje são até liberais em vista de alguns pais no passado.


TEXTO: PAIXÃO POR AUTOMÓVEL - FÚLVIO ORIOLA - COM GABARITO

Texto: Paixão por automóvel

     Não há dúvida de que o automóvel é um dos bens materiais mais desejados do mundo. A dúvida fica só entre a marca e o modelo. Como em tudo na vida, cada um tem suas preferências.
        É fácil entender o desejo por um automóvel pela necessidade que quase todos temos de percorrer longas distâncias no dia-a-dia. Difícil de compreender é a paixão que algumas pessoas têm por um carro ou marca específica, pessoas que têm afeição por um fabricante ou por um modelo em particular. Cada um tem seus motivos. Pode ser o desenho, a mecânica ou a tradição. Pode ser o prestígio, a qualidade ou algum vínculo afetivo. No caso de motivos emocionais, o gosto não se discute.
        Mecânica, desempenho, segurança, conforto, qualidade ou acabamento são aspectos que levam à preferência por um carro. É muito comum a paixão cega a ponto de o fã de uma marca criar preconceitos sobre outras marcas. Há os que gostam só de picapes. Não pelo lado utilitário, mas pelo ar robusto ou mesmo pela sensação de “domínio no trânsito” que se tem do alto da cabine. O mesmo acontece com carros antigos, que, mesmo sem grande valor histórico, têm um fascínio especial. Também há quem goste de equipar ou “envenenar” seus carros, por puro prazer. Muitas vezes, gasta-se tanto dinheiro com acessórios, modificações e restaurações que daria para comprar outro carro mais novo e com até mais atrativos.

                                                                                       Fúlvio Oriola
                                  www.bestcars/artigos/paixão.htm.  18.04.2008

Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, o automóvel:
a) é a maior paixão do seu fabricante.
b) poucas vezes desperta o desejo pela sua qualidade.
c) não é um bem desejado.
d) é um bem bastante almejado.

02 – O automóvel é um dos bens materiais mais desejados... A palavra desejados pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) observados.
b) cobiçados.
c) modificados.
d) cuidados.

03 – No fragmento “.... Há os que gostam só de picapes...”. O verbo destacado está no tempo verbal presente do indicativo.
04 – Quais são os aspectos que levam à preferência por um carro?
      São mecânica, desempenho, segurança, conforto, qualidade ou acabamento.


quinta-feira, 27 de setembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): COMO UMA ONDA - LULU SANTOS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Como Uma Onda


                                                  Lulu Santos
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar.
                                      Composição: Lulu Santos / Nelson Motta.

Entendendo a canção:

01 – Qual o título da canção?
      “Como uma onda.”

02 – O texto está escrito em verso ou em prosa?
      Está escrito em versos.

03 – Nele há quantas estrofes? Quantos versos?
      Possui 09 estrofes e 42 versos.

04 – Há, no texto, uma comparação. Qual é ela? Você concorda com isso?
      “A vida vem em ondas / como um mar.”

05 – Posicione-se com relação à passagem “Nada do que foi será / De novo do jeito que já foi um dia”, justificando com exemplos do dia-a-dia:
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Com base no trecho: “Tudo que se vê não é / Igual ao que a gente / Viu há um segundo”, é correto afirmar:
a)   Os olhos enganam, atrapalham a percepção mais apurada do homem.
b)   A percepção do mundo se modifica a cada experiência vivida.

07 – Você concorda que “Tudo passa, tudo sempre passará”? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Você acha que podemos impedir a vida de mudar? É possível fugirmos do ir e vir dos acontecimentos?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – O que significa “mentir para si mesmo”? Podemos enganar a nós mesmos sobre o que pensamos ou sentimos? Justifique.
      É o autoengano ocorre em situações onde convencemos a nós mesmos de uma realidade que é falsa.
      Sim, em outras palavras, quem mente para si mesmo não percebe o que está fazendo e aí reside precisamente o poder do autoengano.


FILME(ATIVIDADES): A MENINA E O PORQUINHO - GARY WINICK - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): A MENINA E O PORQUINHO


 Data de lançamento 5 de janeiro de 2007 (1h 37min)
Direção: Gary Winick
Gêneros Fantasia, Comédia, Família
Nacionalidades EUAAlemanha

SINOPSE E DETALHES

        Fern (Dakota Fanning) é uma das poucas pessoas a perceber que o porquinho Wilbur (Dominic Scott Kay) é um animal muito especial. Com seu carinho e atenção ela ajuda a tornar Wilbur, que era o menor dos irmãos, em um porco vistoso e radiante. Quando se muda para um novo celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte (Julia Roberts). Os laços de amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte de uma família. Porém quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto, Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro que ele merece ser salvo.

Entendendo o filme:
01 – Ao ler a sinopse e o cartaz você ficou com vontade de assistir ao filme? Qual dos dois chamou mas a sua atenção para a história? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você leu a sinopse e a um cartaz do filme “A menina e o porquinho, o que permite saber de que ele trata, mesmo sem tê-lo assistido. Então, qual é o assunto do filme?
      A amizade entre uma menina e um porquinho.

03 – Quem são os personagens que aparecem no centro do cartaz?
      A menina Fern, o porquinho Wilbur e aranha Charlotte.

04 – Descubram o que significa cada um dos itens que antecedem a sinopse.
·        Direção: apresenta o nome de quem dirigiu o filme.
·        Roteiro: apresenta o nome de quem transformou a história do livro em um texto par o cinema.
·        Gênero: explicita o tipo de filme, dependendo de seu objetivo.
·        Origem: local onde foi produzido.
·        Duração: tempo total do filme.

05 – O que você acha que poderia acontecer de ruim com o porquinho Wilbur?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: a inferência mais próxima ao filme é que o porquinho poderia ser morto para virar alimento.

06 – Sinopses, como a que você leu, resumem a história de um filme ou de um livro. Onde esse tipo de texto pode ser encontrado?
      Em sites de cinema, em jornais.

07 – Indique a finalidade das sinopses:
(X) Apresentar a obra para atrair o público.
(   ) Contar a história da obra.

08 – Releia os itens que estão no início da sinopse e responda:
a)   Quem dirigiu o filme?
Gari Winick.

b)   Em que país o filme foi feito?
Estados Unidos.

c)   O filme tem duração maior que duas horas? Por quê?
Não. Porque dura 113 minutos, e cada hora tem 60 minutos.

d)   Um expectador que goste de suspense e de terror vai se interessar por esse filme?
Provavelmente não, porque esse é um filme de comédia / drama / fantasia.

09 – No cartaz, o título do filme está escrito na teia. Pensando no que você leu na sinopse, explique por que esse recurso foi usado no cartaz.
      O fato de Charlotte, a aranha, tecer mensagens em sua teia para salvar Wilbur.

10 – O que a aranha Charlotte pode ter escrito na sua teia para convencer o fazendeiro de que Wilbur é diferente?
      Que o Wilbur é um porco diferente e merece ser salvo.

11 – Releia este trecho da sinopse:
      “Mas, com a notícia de que os dias de Wilbur estão contados, parece que apenas um milagre poderá salvá-lo.”
Agora, este trecho do cartaz:
        “O milagre acontece quando menos se espera.”
Considerando essas frases, é possível supor que nesse filme:
(   ) Apenas coisas ruins acontecem.
(   ) Não acontecem milagres.
(   ) O problema de Wilbur será resolvido com o tempo.
(X) É preciso um milagre para salvar Wilbur.

12 – O efeito seria o mesmo se o título do filme tivesse sido traduzido como A menina e o porco? E, se fosse A menina e o pequeno porco? Por quê?
      Não. Porque o uso do diminutivo, nesse caso, denota / indica, além do tamanho do porco, a amizade, o carinho entre a menina e o animal.