Texto: QUEM
SÃO ELES?
Por Beatriz Teixeira de Salles
Espremidos entre a infância e a
adolescência, os pré-adolescentes vivem a dualidade dessas duas fases de vida a
um só tempo.
Quando os pais querem que eles façam
alguma coisa, lá vem o discurso: “Você já é bem grandinho”; mas quando os pais
não querem liberá-los para ir algum lugar ou fazer determinada coisa, lascam:
“Você ainda é muito novo, não pode!” Afinal, são muito novos ou já cresceram?
Esse é apenas um exemplo da dificuldade de ser pré-adolescente, ou melhor, de
ser quase adolescente, pois o termo pré-adolescência não é reconhecido
cientificamente.
Eles estão na faixa entre os 10 e 13
anos, vivem uma enorme diferença de desenvolvimento, não só sexual quanto
psicológica, entre meninos e meninas e até dentro do mesmo sexo, e vivem entre
a alegria infantil da falta de responsabilidade e a tão sonhada adolescência,
quando algumas “regalias” do mundo adulto lhes são permitidas.
Em conversa com Thiago, 12 anos,
Isabella, 12, Cecília, 11, e Frederico, 10, a gente pode ver um pouco do perfil
dessa moçada que vive nesse intervalo entre a infância e a adolescência.
Eles mesmos admitem que, dependendo da
situação, sentem-se crianças ou adolescentes. “Às vezes me incomoda ver que
meus pais não acreditam que eu possa fazer algumas coisas. Se quero ir sozinha
ao shopping, não posso. Mas, se quero brincar de bonecas, eles falam que já sou
grande”, conta Isabella.
Para
Fernanda, a preocupação dos pais se divide entre a ameaça da violência real e
um pouco de neura. “Os pais são muito imaginativos, só pensam que coisas ruins
vão acontecer”, emenda Thiago. Frederico se queixa de não poder ir a reuniões
de grupo sozinho, Cecília não tem autorização para andar de ônibus sozinha e
por aí vai. Porém, todos reconhecem que “dá para entender” a preocupação dos
pais e que, levando-se em conta a forma como foram criados, hoje são até
liberais.
prof. Elisandro
Félix de Lima
Fonte: ESTADO DE
MINAS. Caderno Feminino, Belo Horizonte, 14 maio 2000, p. 10. In: SOARES,
Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2012, p.
17.
Entendendo o texto:
01 – Que tipo de frase é usada no título do texto?
Frase interrogativa.
02 – O que significa o termo “pré-adolescente” no texto?
O pré-adolescente
é quase um adolescente, é uma fase do indivíduo entre a infância e a
adolescência.
03 – Segundo o texto, qual é
o discurso dos pais quando querem que os filhos façam alguma coisa?
"Você já é bem grandinho".
04 – Qual é o discurso dos
pais quando querem proibir os filhos de algo?
"Você ainda é muito novo, não pode!"
05 – Há no desenvolvimento
do texto alguma frase interrogativa? Que sinal de pontuação foi utilizado nessa
frase? Reescreva-a.
Sim. Ponto de interrogação (?).
"Afinal, são muito novos ou já cresceram?”
06 – Segundo o texto, que
idade marca a fase dos pré-adolescentes?
Eles estão na faixa entre os 10 e 13 anos.
07 – Releia o segundo
parágrafo do texto e responda qual é o tipo de comportamento de um
pré-adolescente?
Vivem uma enorme diferença de desenvolvimento,
não só sexual quanto psicológica, entre meninos e meninas e até dentro do mesmo
sexo, e vivem entre a alegria infantil da falta de responsabilidade e a tão
sonhada adolescência.
08 – Quem são os pré-adolescentes citados no texto?
Thiago, Isabella, Cecília, Frederico e Fernanda.
09 – Reescreva o depoimento de Isabella.
“Às vezes me
incomoda ver que meus pais não acreditam que eu possa fazer algumas coisas. Se
quero ir sozinha ao shopping, não posso. Mas, se quero brincar de bonecas, eles
falam que já sou grande".
10 – Que tipo de sinal de
pontuação foi usado para marcar a fala de Isabella?
Aspas.
11 – Qual é a opinião da pré-adolescente Fernanda?
“A preocupação dos pais se divide entre a
ameaça da violência real e um pouco de neura.”
12 – Qual é a opinião do Thiago?
"Os pais são muito imaginativos, só pensam que coisas ruins vão
acontecer".
13 – Qual é a reclamação de Frederico?
"Se queixa de não poder ir a reuniões de grupo
sozinho".
14 – Qual é a reclamação de Cecília?
“Não
tem autorização para andar de ônibus sozinha e por aí vai.”
15 – No final os
pré-adolescentes tem um pensamento em comum. Qual é?
"Dá para entender" a
preocupação dos pais e que, os pais de hoje são até liberais em vista de alguns
pais no passado.