domingo, 22 de outubro de 2023

CRÔNICA: É MENINA - GREGÓRIO DUVIVIER - COM GABARITO

 Crônica: É menina

            Gregório Duvivier

        É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa, upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar, vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar, olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis, ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui, qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia dessa idade, é apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira, soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino, se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele, tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina, é menina.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCFA-fvJFlCV8pB_N8rD3L3zPLDPSv2K8rad4CM8dINaIqhIacyCGlViHhlQba5PrT6GOivsxKJ_6Z2ugiwLnS8ghGe8yKrh6jnDzDUXOJOUbQ8fH7wKKc7QpamtQQXf9BNVWjz0hxedGV_0GtVACoiODoSkWC2opZ5SEpNKvGXsF2DlEGVVCEsm8GbFU/s1600/FASES.jpg


Entendendo a crônica:

01 – Qual é o tema principal da crônica "É menina"?

      O tema principal da crônica é a observação das fases da vida de uma menina, desde o nascimento até a adolescência, e as expectativas e comentários das pessoas ao redor.

02 – Quem são os personagens mencionados na crônica?

      Os personagens mencionados incluem a menina (provavelmente a filha do autor), o irmão dela, a mãe, o pai, o porteiro, o pedreiro e um potencial namoradinho.

03 – Como a crônica descreve a evolução da menina ao longo do texto?

      A crônica descreve a evolução da menina desde o nascimento, passando por diversas fases de sua vida, como a infância, a adolescência e a puberdade.

04 – Quais são algumas das expectativas e conselhos que as pessoas têm em relação à menina ao longo da crônica?

      As pessoas têm expectativas e conselhos sobre a criação da menina, sua personalidade, relacionamentos e aparência, desde quando era um bebê até a adolescência. Isso inclui conselhos sobre dieta, comportamento e relacionamentos.

05 – Qual é a atitude do narrador em relação à evolução da menina ao longo da crônica?

      O narrador observa com humor e ironia a evolução da menina, comentando as expectativas e conselhos das pessoas ao redor, mas sem expressar necessariamente uma opinião forte sobre o assunto.

06 – O que a crônica sugere sobre as expectativas de gênero e estereótipos?

      A crônica sugere que as expectativas de gênero e estereótipos desempenham um papel importante na forma como as pessoas veem e interagem com a menina, desde a infância até a adolescência.

07 – Contrariando todos os manuais de redação, o texto acima é composto por um único (e enorme) parágrafo. Qual o efeito de sentido produzido por essa escolha?

      A escolha de compor o texto em um único parágrafo cria um efeito de sentido de continuidade e fluidez. Isso reflete a maneira como as observações e os comentários sobre a evolução da menina ao longo do tempo fluem naturalmente na mente do narrador. Essa formatação também sugere que as diferentes fases da vida da menina estão interligadas e que, de certa forma, as expectativas e observações das pessoas ao redor são contínuas ao longo de sua jornada.

08 – Há no texto palavras que indicam o registro oral, característico das conversas do dia-a-dia. Transcreva alguns exemplos.

      Upa, upa / pra / daí / tá / cadê / tava.

09 – Como toda crônica, o texto reflete sobre um olhar do escritor a respeito de fatos do dia-a-dia. O que chamou a atenção do autor e qual parece ser a visão dele sobre o assunto? Comente.

      O autor parece chamar a atenção para a maneira como as pessoas ao redor da menina reagem e fazem comentários ao longo de sua vida, desde o nascimento até a adolescência. A crônica reflete um tom de observação irônica e humorística em relação a essas expectativas e conselhos das pessoas, destacando como as opiniões e estereótipos de gênero influenciam a maneira como a menina é percebida e criada. O autor parece estar comentando, de maneira crítica e bem-humorada, sobre a pressão social e as expectativas em relação às crianças com base em seu gênero, destacando a absurdez de muitos desses comentários e ações.

10 – Como a crônica conclui?

      A crônica termina com a afirmação de que "é menina", reforçando a ideia de que, independentemente das mudanças ao longo dos anos, a identidade da menina permanece a mesma.

 

 

 

POESIA: MEIO-DIA -OLAVO BILAC - COM GABARITO

 Poesia: Meio-dia

             Olavo Bilac

Meio-dia. Sol a pino.
Corre de manso o regato.
Na igreja repica o sino;
Cheiram as ervas do mato.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU_ASlMoe7apdBJjMBrNSsiOPwlSVNTtwQEQrtw4C5vUaXlW4-7OL9Rc5IqpDQpCa44bvXmO5YIl-nVK05sAz3fawVa2F9JFfPvTEpqkay71apbn6aqgBMcCaYKRcbGKOL1Ettf2tzzlcQDLnR8pUVVIg_SgGvpb1j12dtJq3Tn5__jVKQ5nBNdeehiko/s320/SOL.jpg


Na árvore canta a cigarra;
Há recreio nas escolas:
Tira-se, numa algazarra,
A merenda das sacolas.

O lavrador pousa a enxada
No chão, descansa um momento,
E enxuga a fronte suada,
Contemplando o firmamento.

Nas casas ferve a panela
Sobre o fogão, nas cozinhas;
A mulher chega à janela,
Atira milho às galinhas.

Meio-dia! O sol escalda,
E brilha, em toda a pureza,
Nos campos cor de esmeralda,
E no céu cor de turquesa…

E a voz do sino, ecoando
Longe, de atalho em atalho,
vai pelos campos, cantando
A Vida, a Luz, o Trabalho.

Olavo Bilac @ In Poesias Infantis (2° ed.) 1929.

Entendendo a poesia:

01 – Qual é o tema central da poesia "Meio-dia" de Olavo Bilac?

      O tema central da poesia é a descrição da vida cotidiana ao meio-dia, destacando a tranquilidade e a beleza da natureza nesse momento do dia.

02 – Que elementos da natureza são mencionados na poesia para descrever o cenário ao meio-dia?

      Na poesia, são mencionados o sol, o regato, as ervas do mato, árvores, cigarra, e o céu, entre outros elementos naturais.

03 – O que acontece na igreja ao meio-dia na poesia?

      Na igreja, repica o sino ao meio-dia, como mencionado no poema.

04 – Como a vida rural é retratada na poesia ao meio-dia?

      A vida rural é retratada com o lavrador descansando, contemplando o céu, e as atividades relacionadas à agricultura, como tirar merendas das sacolas.

05 – O que as mulheres fazem nas casas ao meio-dia na poesia?

      Nas casas, as mulheres estão ocupadas cozinhando e alimentando as galinhas.

06 – Qual é a descrição do cenário natural ao meio-dia na poesia?

      O cenário natural ao meio-dia é descrito como tendo campos verdes como esmeraldas e um céu azul como turquesa.

07 – Que mensagem ou sentimento é transmitido pelo sino ecoante no final da poesia?

      O sino ecoante transmite uma mensagem de celebração da vida, da luz e do trabalho, destacando a beleza da vida cotidiana e da natureza ao meio-dia.

 

 

POESIA: PEDIDO - GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

 Poesia: Pedido

            Gonçalves Dias

Ontem no baile
Não me atendias!
Não me atendias,
Quando eu falava.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIi3AnEI8pNSrbW2eqeqh3FDNwPe02o4XcLgbDvBktJcTnfj4XnTGiCr2-ljl3gW5zDecniYiV5Zukl_Ub6RV0818iqsLlo-GWyYmhdg7Gbry68HkX5G3UW5pG4WHCjIAei8KLJ9i82CX3qVZKpgUZyyUFUm8j00NdQjDqNIWUTBkaQ1I6wqz_IBPVdnI/s320/BAILE.jpg



De mim bem longe
Teu pensamento!
Teu pensamento,
Bem longe errava.

Eu vi teus olhos
Sobre outros olhos!
Sobre outros olhos,
Que eu odiava.

Tu lhe sorriste
Com tal sorriso!
Com tal sorriso,
Que apunhalava.

Tu lhe falaste
Com voz tão doce!
Com voz tão doce,
Que me matava.

Oh! não lhe fales,
Não lhe sorrias,
Se então só qu'rias
Exp'rimentar-me.

Oh! não lhe fales,
Não lhe sorrias,
Não lhe sorrias,
Que era matar-me.

Publicado no livro Primeiros Cantos (1846). Poema integrante da série Poesias Diversas.

Entendendo a poesia:

01 – Quem é o autor da poesia "Pedido"?

      O autor da poesia "Pedido" é Gonçalves Dias.

02 – Qual é o tema principal da poesia "Pedido"?

      O tema principal da poesia "Pedido" é a expressão dos sentimentos de ciúmes e sofrimento devido à indiferença de alguém durante um baile.

03 – O que o eu lírico sente em relação à pessoa a quem se dirige na poesia?

      O eu lírico sente ciúmes, sofrimento e tristeza em relação à pessoa a quem se dirige, pois ela parece ignorá-lo em favor de outra pessoa.

04 – Como o eu lírico descreve os olhos da pessoa amada em relação a outra pessoa?

      O eu lírico descreve os olhos da pessoa amada como estando sobre outros olhos, o que sugere que ela está direcionando sua atenção e afeto a outra pessoa.

05 – Qual é a reação do eu lírico ao sorriso da pessoa amada para outra pessoa?

      O eu lírico sente que o sorriso da pessoa amada para outra pessoa é como uma punhalada em seu coração, sugerindo que isso o machuca profundamente.

06 – Como a voz da pessoa amada afeta o eu lírico na poesia?

      A voz da pessoa amada, descrita como "doce", tem um efeito devastador sobre o eu lírico, causando-lhe dor e sofrimento.

07 – Qual é o apelo do eu lírico na poesia "Pedido"?

      O apelo do eu lírico na poesia é para que a pessoa amada não fale, não sorria e não se relacione com outra pessoa, pois isso o faz sofrer intensamente. O eu lírico pede que a pessoa amada não o machuque dessa maneira.

 

 

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: A VACA JÁ FOI PRO BREJO - TIÃO CARREIRO E PARDINHO - COM GABARITO

 ATIVIDADES DA Música: A Vaca Já Foi Pro Brejo

             Tião Carreiro e Pardinho

Mundo velho está perdido
Já não endireita mais
Os filhos de hoje em dia
Já não obedecem os pais
É o começo do fim
Já estou vendo sinais
Metade da mocidade
Estão virando marginais
É um bando de serpente
Os mocinhos vão na frente
As mocinhas vão atrás

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjH5fR97XYpve4HHKokgtWMt9kUOxcmPVk2lHApgEbClnRc5Hgkqmx4sUpjnOa1EEV3sx89HxVvbM7Yyt9S6kKuiOds0ieS2-PsTNmbfbdg8XaQJdIBI69DeaONjaXr1bBVzkLjqwIbTOm_5jZljfx9WCrFIJCvhq8r39zblrWUiCLY9qXIGmOv9_VWY9I/s320/TIAO.jpg


Pobre pai e pobre mãe
Morrendo de trabalhar
Deixa o couro no serviço
Pra fazer filho estudar
Compra carro à prestação
Para o filho passear
Os filhos vivem rodando
Fazendo pneu cantar
Ouvi um filho dizer
O meu pai tem que gemer
Não mandei ninguém casar

O filho parece rei
Filha parece rainha
Eles que mandam na casa
E ninguém tira farinha
Manda a mãe calar a boca
Coitada fica quietinha
O pai é um zero à esquerda
É um trem fora da linha
Cantando agora eu falo
Terreiro que não tem galo
Quem canta é frango e franguinha

Pra ver a filha formada
Um grande amigo meu
O pão que o diabo amassou
O pobre homem comeu
Quando a filha se formou
Foi só desgosto que deu
Ela disse assim pro pai
Quem vai embora sou eu
Pobre pai banhado em pranto
O seu desgosto foi tanto
Que o pobre velho morreu

Meu mestre é Deus nas alturas
O mundo é meu colégio
Eu sei criticar cantando
Deus me deu o privilégio
Mato a cobra e mostro o pau
Eu mato e não apedrejo
Dragão de sete cabeças
Também mato e não aleijo
Estamos no fim do respeito
Mundo velho não tem jeito
A vaca já foi pro brejo

Composição: Lourival dos Santos / Tião Carreiro / Vicente P. Machado.

Entendendo a canção:

01 – Quem são os intérpretes da música "A Vaca Já Foi Pro Brejo"?

      Os intérpretes da música são Tião Carreiro e Pardinho.

02 – Qual é o tema principal abordado na canção?

      O tema principal da canção é a mudança nos valores e comportamentos da juventude, com críticas à falta de respeito pelos pais e às consequências desse comportamento.

03 – De acordo com a letra, por que o "mundo velho está perdido"?

      O "mundo velho está perdido" porque os filhos de hoje em dia não obedecem mais aos pais e estão envolvidos em comportamentos problemáticos.

04 – O que a música sugere sobre o papel dos pais na educação de seus filhos?

      A música sugere que os pais trabalham duro para criar seus filhos, mas muitos deles não obedecem, e a juventude parece ter mais influência e controle na casa do que os pais.

05 – Qual é a atitude dos filhos, de acordo com a letra, em relação aos pais?

      A letra descreve que os filhos agem com desrespeito e desobediência em relação aos pais, chegando ao ponto de mandá-los calar a boca.

06 – Como a música retrata a educação dos filhos, em termos de prioridades financeiras?

      A música menciona que os pais se esforçam muito para comprar carros e outras coisas para seus filhos, enquanto deixam o couro no serviço e fazem sacrifícios financeiros para que eles estudem e se divirtam.

07 – Qual é a metáfora presente na última estrofe da canção?

      Na última estrofe, a metáfora da "vaca já foi pro brejo" é usada para descrever a situação atual, sugerindo que os valores e a ordem tradicional foram perdidos e que a sociedade enfrenta desafios significativos.

 

 

POESIA: OS LÍRIOS - HENRIQUETA LISBOA - COM GABARITO

 Poesia: Os lírios

             Henriqueta Lisboa

Certa madrugada fria
irei de cabelos soltos
ver como crescem os lírios.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVBO713XAYSKRA6G3suh_73C9M1S8nghPv0FsygREAwA4muTtj7sb9MDVbOkuRpq_JAKhnb9S3FVu6dXJhA076BCEQYrVuvjvCom07KNuD0JlDxzafduAistW0VGluqQtZ01KDPioVDsOJm_Ejgtq2bVaWwvgU_-bPEq2dzur_hYMAF99k6EBD-fi03Co/s1600/LIRIOS.jpg


Quero saber como crescem
simples e belos – perfeitos! –
ao abandono dos campos.

Antes que o sol apareça
neblina rompe neblina
com vestes brancas, irei.

Irei no maior sigilo
para que ninguém perceba
contendo a respiração.

Sobre a terra muito fria
dobrando meus frios joelhos
farei perguntas à terra.

Depois de ouvir-lhe o segredo
deitada por entre os lírios
adormecerei tranquila.

Nova Lírica. Henriqueta Lisboa, Belo Horizonte, Imprensa Oficial.

Entendendo a poesia:

01 – Qual é o título da poesia e quem é a autora?

      O título da poesia é "Os Lírios", e a autora é Henriqueta Lisboa.

02 – Onde a protagonista planeja ir na poesia?

      A protagonista planeja ir aos campos para ver como os lírios crescem.

03 – Que tipo de manhã a protagonista escolhe para sua jornada aos campos de lírios?

      A protagonista escolhe uma "madrugada fria" para sua jornada.

04 – O que a protagonista deseja descobrir ao observar os lírios?

      A protagonista deseja descobrir como os lírios crescem, sua simplicidade e beleza.

05 – Como a protagonista planeja abordar sua jornada aos campos de lírios?

      Ela planeja ir "no maior sigilo" e "contendo a respiração" para que ninguém perceba.

06 – O que a protagonista pretende fazer após ouvir o segredo da terra?

      Após ouvir o segredo da terra, ela pretende deitar-se entre os lírios e adormecer tranquilamente.

07 – Qual é a fonte da poesia "Os Lírios" de Henriqueta Lisboa?

      A poesia faz parte do livro "Nova Lírica" de Henriqueta Lisboa, publicado em Belo Horizonte pela Imprensa Oficial.

 

 

POESIA: PARÊMIA DE CAVALO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poesia: Parêmia de cavalo

              Carlos Drummond de Andrade

Cavalo ruano corre todo o ano

Cavalo baio mais veloz que o raio

Cavalo branco veja lá se é manco

Cavalo pedrês compro dois por mês

Cavalo rosilho quero com filho

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfLCBcmeeql5XJ05hW4CCEzlACXi2Z99FOY8W7f2P0Jj8dYyNdVrmEt2Q9gdhpaKW6H0Dfx77_omK-i5YP6qoTOG2uFSStcWs_eabeOFzNtFyfzACvGf_qYaQecVBho1oAUhHc7tpqwm8T9j4F0LJps7Ll_5LQlIj9tCURkTCdsplO6uGfSm_gBIbqHcs/s1600/CAVALO.jpg

Cavalo alazão a minha paixão

Cavalo inteiro amanse primeiro

Cavalo de sela mas não pra donzela

Cavalo preto chave de soneto

Cavalo de tiro não rincho, suspiro

Cavalo de circo não corre uma vírgula

Cavalo de raça rolo de fumaça

Cavalo de pobre é vintém de cobre

Cavalo baiano eu dou pra fulano

Cavalo paulista não abaixa a crista

Cavalo mineiro dizem que é matreiro

Cavalo do sul chispa até no azul

Cavalo inglês fica pra outra vez.

Carlos Drummond de Andrade.

Entendendo a poesia:

01 – Quem é o autor da poesia "Parêmia de cavalo"?

      O autor da poesia é Carlos Drummond de Andrade.

02 – Quantos tipos diferentes de cavalos são mencionados na poesia?

      A poesia menciona treze tipos diferentes de cavalos.

03 – Qual é a característica do cavalo ruano mencionada na poesia?

      O cavalo ruano é descrito como "corre todo o ano."

04 – O que o autor quer com o cavalo rosilho?

      O autor expressa o desejo de ter um cavalo rosilho com um filho.

05 – O que acontece com o cavalo de circo na poesia?

      O cavalo de circo é descrito como "não corre uma vírgula."

06 – Qual é a atitude do autor em relação ao cavalo paulista na poesia?

      O autor sugere que o cavalo paulista "não abaixa a crista."

07 – O que é dito sobre o cavalo inglês no poema?

      O poema indica que o cavalo inglês "fica para outra vez," ou seja, não é mencionado ou tratado em detalhes na poesia.

 

 

POESIA: ROMARIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poesia: Romaria

             Carlos Drummond de Andrade

A Milton Campos

Os romeiros sobem a ladeira
cheia de espinhos, cheia de pedras,
sobem a ladeira que leva a Deus
e vão deixando culpas no caminho.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmPze_4yq8OImBsVOgXS-NS69MJZVwJi3tXNkt6ri2JXftcuQ06K8FdoVoVBAypGiqOKYCShlyYukQZmPQFkoDxXB5aKTWsRxdRyz7l-ybprKJt_ifhSJhcAcwy9gRy4StxtexD3D3G5OmijhT7KCM5QcD6z1mIe_Qwm4QikTy-BMtwepfobRQO6hW_Qo/s320/ROMEIROS.jpg 



Os sinos tocam, chamam os romeiros:
Vinde lavar os vossos pecados.
Já estamos puros, sino, obrigados,
mas trazemos flores, prendas e rezas.

No alto do morro chega a procissão.
Um leproso de opa empunha o estandarte.
As coxas das romeiras brincam no vento.
Os homens cantam, cantam sem parar.

Jesus no lenho expira magoado.
Faz tanto calor, há tanta algazarra.
Nos olhos do santo há sangue que escorre.
Ninguém não percebe, o dia é de festa

No adro da igreja há pinga, café,
imagens, fenômenos, baralhos, cigarros
e um sol imenso que lambuza de ouro
o pó das feridas e o pó das muletas.

Meu Bom Jesus que tudo podeis,
humildemente te peço uma graça.
Sarai-me, Senhor, e não desta lepra,
do amor que eu tenho e que ninguém me tem.

Senhor, meu amo, dai-me dinheiro,
muito dinheiro para eu comprar
aquilo que é caro mas é gostoso
e na minha terra ninguém não possui.

Jesus meu Deus pregado na cruz,
me dá coragem pra eu matar
um que me amola de dia e de noite
e diz gracinhas a minha mulher.

Jesus Jesus piedade de mim.
Ladrão eu sou mas não sou ruim não.
Por que me perseguem não posso dizer.
Não quero ser preso, Jesus ó meu santo.

Os romeiros pedem com os olhos,
pedem com a boca, pedem com as mãos.
Jesus já cansado de tanto pedido
dorme sonhando com outra humanidade.

Carlos Drummond de Andrade. @ Granã Drummond

Entendendo a poesia:

01 – Quem é o destinatário da poesia "Romaria" de Carlos Drummond de Andrade?

      O destinatário da poesia é Milton Campos.

02 – O que os romeiros fazem enquanto sobem a ladeira na poesia?

      Os romeiros sobem a ladeira cheia de espinhos e pedras, deixando suas culpas no caminho.

03 – O que os sinos fazem para os romeiros na poesia?

      Os sinos chamam os romeiros e os convidam a lavar seus pecados.

04 – O que é empunhado por um leproso na procissão?

      Um leproso empunha o estandarte na procissão.

05 – O que os homens fazem na poesia quando chegam ao alto do morro na procissão?

      Os homens cantam sem parar quando chegam ao alto do morro.

06 – O que Jesus está fazendo no poema enquanto a festa acontece?

      Jesus está pregado na cruz e expira magoado enquanto a festa ocorre.

07 – Qual é o desejo do narrador na poesia "Romaria"?

      O narrador pede a Jesus que o livre da "lepra" do amor que ele tem e ninguém mais tem. Além disso, ele pede dinheiro para comprar algo caro e gostoso que ninguém mais tem em sua terra, e também pede coragem para lidar com alguém que o incomoda.

POESIA: A CANÇÃO DE ROMEU - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 Poesia: A CANÇÃO DE ROMEU

            Olavo Bilac.

Abre a janela... acorda!

Que eu, só por te acordar, 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS9NSSWHp_8o1VrpbApmYKgwOU6Ewkt12aJUOecHEIqKocokRu4ALHR6fjlJr1NQ8_m_rBu7ZNwEuhuKkTaBMIIJiKNc44JxFCnDfQiBDAs7-UK4QxHTDtujuBqNSogoZQMvhLHMbcb7-Viz8j2VZGKfIr7iXZfJm3jy08vXxXiLFpVgeqc8rAA_LpAN0/s320/JANELA.jpg


Vou pulsando a guitarra, corda a corda, 

Ao luar!

As estrelas surgiram

Todas: e o limpo véu, 

Com lírios alvíssimos, cobriram

Do céu,

De todas a mais bela

Não veio ainda, porém: 

Falta uma estrela... És tu! Abre a janela,

E vem!

A alva cortina anciosa

Do leito entreabre; e ao chão

Saltando, o ouvido presta à harmoniosa

Canção. 

Solta os cabelos cheios

De aroma: e semi-nus, 

Surjam formosos, trêmulos, teus seios

À luz. 

Repousa o espaço mudo; 

Nem numa aragem, vês?

Tudo é silêncio, tudo calma, tudo 

Mudez.

Abre a janela, acorda! 

Que eu, só por te acordar, 

Vou pulsando a guitarra corda a corda, 

Ao luar!

Que puro céu! que pura 

Noite! nem um rumor...

Só a guitarra em minhas mãos murmura: 

Amor!...

Não foi o vento brando

Que ouviste soar aqui: 

É o choro da guitarra, perguntando

Por ti. 

Não foi a ave que ouviste, 

Chilrando no jardim:

É a guitarra que geme e trila triste

Assim.

Vem, que esta voz secreta

É o canto de Romeu!

Acorda! quem te chama, Julieta,

Sou eu!

Porém... Ó cotovia, 

Silêncio! a aurora, em véus

De nevoa e rosas, não desdobre o dia

Nos céus...

Silêncio que ela acorda...

Já fulge o seu olhar...

Adormeça a guitarra, corda a corda, 

Ao luar!

Entendendo a poesia:

01 – Quem é o autor da poesia "A Canção de Romeu"?

      O autor da poesia "A Canção de Romeu" é Olavo Bilac.

02 – Qual é a principal ação que o narrador da poesia está realizando no início do poema?

      No início do poema, o narrador está tocando uma guitarra para acordar alguém que ele ama.

03 – Qual é o tema principal da poesia?

      O tema principal da poesia é o amor e a tentativa de acordar Julieta através da música e da beleza da noite.

04 – Que instrumento musical é mencionado na poesia?

      O instrumento musical mencionado na poesia é a guitarra.

05 – O que o narrador pede que Julieta faça na poesia?

      O narrador pede que Julieta abra a janela e acorde para ouvir sua serenata.

06 – O que a guitarra simbolicamente representa na poesia?

      A guitarra simbolicamente representa a expressão do amor do narrador por Julieta, já que é através dela que ele tenta acordá-la e conquistá-la.

07 – O que as estrelas fazem no céu de acordo com a poesia?

      As estrelas surgem no céu, e um véu límpido cobre o céu com lírios alvíssimos.

08 – Qual é a importância da estrela que falta no céu na poesia?

      A estrela que falta no céu é simbólica de Julieta. O narrador pede que ela abra a janela para se juntar às estrelas no céu.

09 – Como a poesia descreve a chegada da aurora?

      A poesia descreve a chegada da aurora como um momento de silêncio e expectativa, com a preocupação de que o dia não desdobre antes que Julieta seja despertada.

10 – Quem falta na noite estrelada, de acordo com o poema, e o que o autor pede a essa pessoa?

      Falta uma estrela na noite estrelada, e o autor pede à pessoa amada que abra a janela e venha.

11 – Qual é a reação da pessoa amada ao chamado do autor na poesia?

      A pessoa amada parece despertar e prestar atenção à canção do autor, soltando seus cabelos cheios de aroma e revelando seus seios à luz.

12 – O que a guitarra murmura nas mãos do autor enquanto ele espera a pessoa amada?

      A guitarra murmura a palavra "Amor" nas mãos do autor.

13 – Por que o autor pede silêncio à cotovia no poema? O que ele teme?

      O autor pede silêncio à cotovia para que a aurora não desdobre o dia nos céus, pois ele teme que a chegada da aurora possa interromper o momento romântico e íntimo que ele compartilha com a pessoa amada.

 

 

 

ATIVIDADES COM A MÚSICA: O PIÃO - ADRIANO REIS - COM GABARITO

 ATIVIDADES COM A Música: O Pião

        Adriano Reis

A mão firme e ligeira
Puxou com força a fieira:
E o pião
Fez uma eclipse tonta
No ar e fincou a ponta
No chão.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMyYmrU0bBBs6DghCXN8a4TTNpzAQxX3B7R4rwl0nylNRiaI4r9BPZDPr1ZeBvroL-v7NkfVp7Br8vwRL_6raTuPfg8Bs2uhINL7tkfHUdbt0DoCl6m1p83RfmSuUKvDBi7hyphenhyphenoyS2BgoB-lVNQ50A255GOJAJBqQN93H4Nk-09Y0NrnTYN37YFCInIgFM/w197-h110/PIAO.jpg


É um pião som sete listas
De cores imprevistas;
Porém,
Nas suas voltas doidas,
Não mostra as cores todas
Que tem:
- fica todo cinzento,
No ardente movimento...
E até
Parece estar parado,
Teso, paralisado,
De pé.
Mas gira. até que, aos poucos,
Em torvelins tão loucos
Assim,
Já tonto, bamboleia
E, bambo, cambaleia...
Enfim,
Tomba. e, como uma cobra,
Corre mole e desdobra
Então,
Em parábolas lentas,
Sete cores violentas
No chão.

Composição: Adriano Dias / Guilherme de Almeida.

Entendendo a canção:

01 – O que acontece quando a mão puxa com força a fieira do pião?

      O pião faz uma eclipse tonta no ar e finca a ponta no chão.

02 – Como são as cores do pião descritas na canção?

      O pião tem sete listas de cores imprevistas.

03 – O que acontece com as cores do pião quando ele está em movimento?

      Quando o pião está em movimento, não mostra todas as cores que tem e fica todo cinzento.

04 – Como o pião parece quando está girando rapidamente?

      Ele parece estar parado, teso, e paralisado de pé.

05 – O que acontece com o pião quando está girando por um tempo?

      Aos poucos, ele bamboleia e cambaleia antes de tombar.

06 – O que o pião faz depois de tombar?

      Depois de tombar, o pião corre mole e desdobra em parábolas lentas no chão, mostrando sete cores violentas.

07 – Quem é o compositor da canção "O Pião"?

      A canção "O Pião" é composta por Adriano Dias e Guilherme de Almeida.

 

 

TEXTO: AMÉM! QUE ASSIM SEJA! ORAÇÃO DE UM POVO SOFRIDO - MÔNICA RAOUF EL BAYEH - COM GABARITO

 Texto: Amém! Que assim seja!

          ORAÇÃO DE UM POVO SOFRIDO

Por: Mônica Raouf El Bayeh em 21/05/17 07:54

        Deus me livre dos corruptos. Dos vendidos. Dos que vendem. Dos que trocam seu povo honesto por qualquer propina e milhão.

        Deus me livre dos sonsos e cínicos. Dos que riem e me arrombam a alma. Dos que ganham meu voto e me desprotegem. Dos que só pensam em seu tostão.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisoYzK626imnLINMxnii-arISG-7Xvg8nwUozE9BT4A1L7Fg_bKarXXrdG517pHSMZOm8-F7fax2_Bfg0BcBOMK_lyVHmLkgX9WR46jv2eEiB0RVp2T6JiJfL9x375r4Zmxw91lKjeugXzXmRunUP1tZvO-Buri9CV-_Vqr0OYP-TgP2OvLvVkys_s1XM/s320/AM%C3%89M.jpg


        Deus me livre dos que desviam. Tanto que levam à falências. Dos que deixam seu povo à míngua. Humilhado e sem salários.

        Deus me livre dos que fecham universidades e hospitais. Dos que sucateiam escolas. Dos que trocam seu povo por qualquer anel.

        Deus me livre das escolhas podres. De me contentar em escolher o menos pior.

        Deus me livre dos ruins. Dos corruptos. Dos sem lei. Dos sem culpa. Sem remorsos. Dos que maltratam por sentir prazer.

        Deus me livre da cara limpa que esconde a alma suja. Deus me livre da justiça injusta. Dos que olham e fingem não ver. Deus proteja os pobres. Esse povo que ninguém cuida.

        Deus me livre dos homicidas. Eleitos por um povo ingênuo. Deus me livre de todos eles. E perdoe o voto meu.

        Deus olhe por esse povo sofrido. E dê de volta a esperança que essa gente má comeu.

Mônica Raouf El Bayeh.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o tom predominante do texto e como ele contribui para a mensagem da autora?

      O tom predominante do texto é de indignação e crítica. Isso contribui para enfatizar a mensagem da autora, que está expressando sua forte oposição à corrupção e à falta de ética na sociedade, destacando a necessidade de justiça e proteção divina.

02 – O que a autora pede a Deus para proteger no texto?

      A autora pede a Deus para proteger seu povo honesto, os pobres, e para livrá-la de corruptos, vendidos, injustiça e daqueles que desviam recursos públicos.

03 – Que tipo de autoridade ou poder a autora atribui a Deus no texto?

      A autora atribui a Deus o poder de proteger as pessoas honestas e de punir os corruptos e injustos. Ela busca a intervenção divina como uma esperança de retidão e justiça.

04 – Qual é a importância do uso da expressão "Deus me livre" no texto?

      A expressão "Deus me livre" é importante no texto porque enfatiza a aversão e o desejo de proteção divina da autora em relação às situações e pessoas que ela critica. Isso adiciona ênfase emocional à sua mensagem.

05 – Qual é a crítica central da autora em relação à política e aos líderes mencionados no texto?

      A crítica central da autora está relacionada à corrupção, à falta de ética e à má conduta de líderes políticos que priorizam seus próprios interesses e ganhos pessoais em detrimento do bem-estar do povo. Ela denuncia a injustiça, a falta de cuidado com os mais pobres e a falta de responsabilidade dos líderes eleitos.

06 – Copie do texto dois pares de antítese.

      "Dos que vendem" e "povo honesto"

      "Dos que ganham meu voto" e "me desprotegem"

07 – Transcreva do texto uma espécie de causa e consequência, explicando seu raciocínio.

      Causa: "Dos que fecham universidades e hospitais. Dos que sucateiam escolas. Dos que trocam seu povo por qualquer anel."

      Consequência: "Deus me livre das escolhas podres. De me contentar em escolher o menos pior."

08 – Circule no texto uma passagem que contenha um desvio gramatical, corrigindo-o.

      No trecho "Deus me livre dos que desviam. Tanto que levam à falências," há um desvio gramatical, pois o correto seria "à falência" em vez de "à falências." Portanto, a correção seria: "Deus me livre dos que desviam. Tanto que levam à falência."

09 – Que mensagem o texto lhe transmitiu?

      Resposta pessoal do aluno.

10 – Utilizando o texto como estímulo, crie um texto que responda a esta pergunta: “Onde foi que nós erramos?”.

      Respondendo à pergunta "Onde foi que nós erramos?", com base no texto, pode-se criar um texto que aborde o erro de uma sociedade ao permitir a corrupção, a falta de ética e a injustiça prevalecerem. Esse erro pode ter ocorrido quando as pessoas negligenciaram a importância de escolher líderes honestos e responsáveis, permitindo a ascensão de indivíduos corruptos ao poder. Também pode ter ocorrido quando a sociedade se tornou apática em relação aos problemas que a afetam, em vez de se unir para combater a corrupção e a injustiça. Em resumo, o erro pode ser atribuído à complacência e à falta de ação para proteger os valores fundamentais da justiça e da honestidade.