Piada: Biologia ou lógica?
Febec
-- Juquinha, quantos rins nós temos?

-- Quatro, professora.
-- Nada disso. Pode ver no livro de
Biologia. Temos dois rins.
-- O de Biologia eu já vi, fessora. Mas
você devia ver o de Matemática. Se cada um tem dois, nós temos quatro, oras!...
Febec (Federação
Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer). Almanaque de Cultura e Saúde.
São Paulo, nº 4. p. 32, 2010.
Fonte: Língua
Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e
Shirley Goulart – 7º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 328.
Entendendo a piada:
01 – Qual é o cerne do
mal-entendido entre Juquinha e a professora?
O cerne do
mal-entendido reside na interpretação de Juquinha sobre a pergunta. Enquanto a
professora se refere à quantidade de rins que cada indivíduo possui (Biologia),
Juquinha interpreta a questão como a soma dos rins de duas pessoas (Lógica /
Matemática), chegando ao total de quatro.
02 – Qual disciplina do
conhecimento Juquinha utiliza para justificar sua resposta?
Juquinha utiliza
a Matemática (especificamente a lógica da multiplicação ou adição) para
justificar sua resposta, afirmando: "Se cada um tem dois, nós temos
quatro, oras!...".
03 – Qual é a intenção da
professora ao fazer a pergunta sobre a quantidade de rins?
A professora tem a intenção de avaliar o
conhecimento de Juquinha em Biologia, esperando a resposta padrão sobre a
anatomia humana (que cada pessoa tem dois rins).
04 – O que a piada sugere
sobre diferentes formas de raciocínio?
A piada sugere
que existem diferentes formas de raciocínio – o biológico/factual e o
lógico/matemático. Ela brinca com a ideia de que uma resposta pode ser
"certa" dependendo do referencial ou da disciplina aplicada, mesmo
que não seja a resposta esperada no contexto específico.
05 – Qual é o elemento
humorístico principal da piada?
O principal
elemento humorístico é o duplo sentido da pergunta e a resposta inesperada de
Juquinha. A graça surge da sua interpretação literal e da aplicação de uma
lógica matemática onde a professora esperava um conhecimento biológico, criando
um diálogo cômico de "fora do contexto".
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