Romance: XXI ou das ideias – Fragmento
Cecília Meireles
A vastidão desses campos.
A alta muralha das serras.
As lavras inchadas de ouro.
Os diamantes entre as pedras.
Negros, índios e mulatos.
Almocrafes e gamelas.

Os rios todos virados.
Toda revirada, a terra.
Capitães, governadores,
padres intendentes, poetas.
Carros, liteiras douradas,
cavalos de crina aberta.
A água a transbordar das fontes.
Altares cheios de velas.
Cavalhadas. Luminárias.
Sinos, procissões, promessas.
Anjos e santos nascendo
em mãos de gangrena e lepra.
Finas músicas broslando
as alfaias das capelas.
Todos os sonhos barrocos
deslizando pelas pedras.
Pátios de seixos. Escadas.
Boticas. Pontes. Conversas.
Gente que chega e que passa.
E as ideias.
[...]
Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994.
Fonte: Português –
Novas Palavras – Ensino Médio – Emília Amaral; Mauro Ferreira; Ricardo Leite;
Severino Antônio – Vol. Único – FTD – São Paulo – 2ª edição. 2003. p. 283-284.
Entendendo o romance:
01
– Qual é o tema central do poema?
O poema retrata
um panorama do Brasil colonial, com ênfase na riqueza da terra, na exploração
do trabalho e na exuberância da cultura barroca.
02
– Que elementos do Brasil colonial são destacados no poema?
O poema destaca a
vastidão do território, a riqueza mineral (ouro e diamantes), a presença de
diferentes grupos étnicos (negros, índios e mulatos), as atividades econômicas
(lavras, almocrafes e gamelas), a presença da Igreja (padres, altares,
procissões) e a arte barroca (músicas, alfaias, sonhos barrocos).
03
– Qual é o significado da expressão "as ideias" no final do poema?
A expressão
"as ideias" sugere a chegada de novas concepções e pensamentos que
contrastam com o mundo colonial descrito anteriormente. Pode representar o
Iluminismo, as ideias de liberdade e igualdade, ou simplesmente a mudança e a
evolução do tempo.
04
– Como a autora descreve a exploração do trabalho no período colonial?
A autora menciona
a presença de "negros, índios e mulatos", "almocrafes e
gamelas", sugerindo a exploração do trabalho dessas populações na extração
de riquezas minerais e em outras atividades.
05
– Qual é a importância da cultura barroca no poema?
A cultura barroca
é retratada como exuberante e presente em diversos aspectos da vida colonial,
como na música, na arte sacra e nas festas religiosas. Ela representa a riqueza
e o esplendor da época.
06
– Que contraste é apresentado no poema?
O poema apresenta
um contraste entre a riqueza material e a exploração do trabalho, a beleza da
arte e a presença de sofrimento ("mãos de gangrena e lepra"), a
grandiosidade das construções e a simplicidade da vida cotidiana.
07
– O que a autora quis transmitir ao leitor com esse poema?
Cecília Meireles,
ao descrever o Brasil colonial, possivelmente quis levar o leitor a refletir
sobre a complexidade da formação do país, com suas riquezas e contradições,
além de apresentar um panorama histórico e cultural rico em detalhes.
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