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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

ROMANCE: XXI OU DAS IDEIAS - (FRAGMENTO) - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

 Romance: XXI ou das ideias – Fragmento

                 Cecília Meireles

A vastidão desses campos.

A alta muralha das serras.

As lavras inchadas de ouro.

Os diamantes entre as pedras.

Negros, índios e mulatos.

Almocrafes e gamelas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq8eS3JolaYLyB2UIEsQV2fGi23PrHur61FvD6muofjYjFLqihGAvpXHOHOXWaESUT5VLCrBQsB52PK-HEJHJ0AHuEnrQs7GNT6NqH3inoO2Ab35Py8fre5kQLA99gUXfbRwUdtHLyOMczTTNf_znLYes3dEbAh5ZJct_aqqVl3_fFapl_G3h7KwiEis0/s1600/Meireless.jpg


 

Os rios todos virados.

Toda revirada, a terra.

Capitães, governadores,

padres intendentes, poetas.

Carros, liteiras douradas,

cavalos de crina aberta.

A água a transbordar das fontes.

Altares cheios de velas.

Cavalhadas. Luminárias.

Sinos, procissões, promessas.

Anjos e santos nascendo

em mãos de gangrena e lepra.

Finas músicas broslando

as alfaias das capelas.

Todos os sonhos barrocos

deslizando pelas pedras.

Pátios de seixos. Escadas.

Boticas. Pontes. Conversas.

Gente que chega e que passa.

E as ideias.

[...]

Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994.

Fonte: Português – Novas Palavras – Ensino Médio – Emília Amaral; Mauro Ferreira; Ricardo Leite; Severino Antônio – Vol. Único – FTD – São Paulo – 2ª edição. 2003. p. 283-284.

Entendendo o romance:

01 – Qual é o tema central do poema?

      O poema retrata um panorama do Brasil colonial, com ênfase na riqueza da terra, na exploração do trabalho e na exuberância da cultura barroca.

02 – Que elementos do Brasil colonial são destacados no poema?

      O poema destaca a vastidão do território, a riqueza mineral (ouro e diamantes), a presença de diferentes grupos étnicos (negros, índios e mulatos), as atividades econômicas (lavras, almocrafes e gamelas), a presença da Igreja (padres, altares, procissões) e a arte barroca (músicas, alfaias, sonhos barrocos).

03 – Qual é o significado da expressão "as ideias" no final do poema?

      A expressão "as ideias" sugere a chegada de novas concepções e pensamentos que contrastam com o mundo colonial descrito anteriormente. Pode representar o Iluminismo, as ideias de liberdade e igualdade, ou simplesmente a mudança e a evolução do tempo.

04 – Como a autora descreve a exploração do trabalho no período colonial?

      A autora menciona a presença de "negros, índios e mulatos", "almocrafes e gamelas", sugerindo a exploração do trabalho dessas populações na extração de riquezas minerais e em outras atividades.

05 – Qual é a importância da cultura barroca no poema?

      A cultura barroca é retratada como exuberante e presente em diversos aspectos da vida colonial, como na música, na arte sacra e nas festas religiosas. Ela representa a riqueza e o esplendor da época.

06 – Que contraste é apresentado no poema?

      O poema apresenta um contraste entre a riqueza material e a exploração do trabalho, a beleza da arte e a presença de sofrimento ("mãos de gangrena e lepra"), a grandiosidade das construções e a simplicidade da vida cotidiana.

07 – O que a autora quis transmitir ao leitor com esse poema?

      Cecília Meireles, ao descrever o Brasil colonial, possivelmente quis levar o leitor a refletir sobre a complexidade da formação do país, com suas riquezas e contradições, além de apresentar um panorama histórico e cultural rico em detalhes.

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