AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 7º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
D13 - Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos.
Leia a anedota a seguir.
Anedota:
Cachorrinho perdido
Um senhor chegou todo agoniado em uma empresa
que fazia faixas e cartazes e foi logo dizendo:
— Meu cachorrinho se perdeu e eu quero mandar fazer
uma faixa bem grande!
— Pois não, meu senhor! Quais serão os dizeres na
faixa?
— Totó, volte logo! Estou muito triste!
Adaptado de: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/portugues/cachorrinho-perdido-8616.html
QUESTÃO 01
O traço de humor no texto é percebido quando o
senhor
(A) chega agoniado na empresa.
(B) diz que perdeu seu cachorrinho.
C) pede uma faixa bem grande.
D) diz as frases para colocar na faixa.
Observe a tirinha abaixo:
Fonte: farawaysoclose3.blogspot.com
QUESTÃO 02 (SAEP 2012)
Nessa tirinha, o que causa humor?
(A) a baratinha em cima do livro no primeiro
quadrinho.
(B) o homem encontrar a baratinha no livro.
(C) a fala da baratinha no último
quadrinho.
(D) o tamanho da baratinha.
Observe a tirinha abaixo para responder à questão
03.
FONTE: LANCAST. Anabel. Revista Recreio. Ano 6, nº 299. São Paulo: abril, 1º/12/2005.
QUESTÃO 03
O traço de humor na tirinha é percebido
principalmente quando descobrimos
(A) o que tem dentro da caixa de presente.
(B) o porquê da menina não abraçar o
aniversariante.
(C) o lugar da festa organizada pelo
aniversariante.
(D) quanto a menina pagou pelo presente.
Leia a anedota abaixo:
O texto é engraçado porque
(A) um cliente liga para a loja.
(B) o cliente confunde “próprio” com o
nome de alguém.
(C) o cliente confunde Pedro com o nome “próprio”.
(D) Pedro não se encontra na loja.
Observe a tirinha a seguir e responda à questão
05.
Níquel Náusea, de Fernando
Gonsales. Folha de São Paulo, SP – 12 maio 2001. E11.
QUESTÃO 05 (SAEP 2012)
Nesta tirinha a sentença que expressa humor é:
(A) “Oi, zebra!”
(B) “Nossa!! Que mau humor!!”
(C) “Aproveita que já está de pijama! Há
há há!”
(D) “Você precisa dormir um pouco!”
D14 - Reconhecer o efeito
de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
Fábula: O coelho e a tartaruga
O coelho estava se gabando para os outros
animais:
__ Sou o mais rápido e nunca perco de ninguém.
Desafio a
todos aqui a participarem de uma corrida comigo.
__ Aceito o desafio! Disse a tartaruga.
__ Você é muito lenta! Acho que vai perder seu
tempo,
respondeu o coelho.
__ Guarde seu orgulho até ver quem vai vencer,
alertou
a tartaruga.
Ao ouvirem o sinal de largada, os dois partiram.
O coelho saiu a toda velocidade e a tartaruga ficou
para trás.
Mais adiante, acreditando que a tartaruga não tinha
a menor chance, deitou-se e tirou uma soneca. Enquanto isso, a tartaruga
continuava caminhando.
Quando o coelho acordou não teve tempo de correr
para chegar primeiro, então a tartaruga atravessou a linha de chegada e venceu
a corrida.
Moral: Quem segue confiante é vencedor.
Adaptado de http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo1.htm
QUESTÃO 06
No trecho “Aceito o desafio!”, o ponto de
exclamação (!) indica que a tartaruga estava
(A) triste.
(B) aborrecida.
(C) assustada.
(D) confiante.
Piada - A continha de subtração
Na aula de Matemática, a professora perguntou para
os alunos:
— Se quatro moscas estivessem em cima da minha mesa
e eu matasse uma delas, quantas ficariam na mesa?
— Uma! Respondeu Pedrinho, rapidamente.
— O quê? Você não sabe fazer uma simples continha
de subtração?
— Professora, acontece que só fica a mosca morta em
cima da mesa, porque as outras vão se mandar.
Adaptado de: http://circodoxixi.blogspot.com/2011/01/piadas-infantis.html
QUESTÃO 07
Na expressão ― “O quê?”, o ponto de
interrogação (?) dá o sentido de que a professora está
(A) aborrecida.
(B) satisfeita.
(C) em dúvida.
(D) orgulhosa.
Observe a tirinha da Chiquinha, a seguir:
QUESTÃO 08 (SAEP 2012)
O ponto de exclamação usado na fala do último
quadrinho indica
(A) decepção.
(B) medo.
(C) raiva.
(D) surpresa.
Observe a tirinha da Mafalda.
Fonte: http://sempretops.com/tirinha338_mafalda.jpg
QUESTÃO 09 (SAEP 2012)
O ponto de exclamação aparece em todos os
quadrinhos expressando sentidos diferentes. A expressão em que ele indica ordem
é
(A) Como o mar é lindo!
(B) Está indo embora!
(C) Ei, volte!
(D) Que saco essa obediência!
Observe a tirinha abaixo:
QUESTÃO 10 (SAEP 2012)
As reticências usadas no segundo quadrinho indicam
(A) uma pausa grande no pensamento do
Cebolinha.
(B) que o Cebolinha não tinha mais nada a dizer.
(C) que o Cebolinha queria dizer apenas isto mesmo.
(D) a continuidade do pensamento do Cebolinha.
QUESTÃO
11 (SAEP 2012)
D14-
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
pontuação e de outras notações.
Leia o
texto abaixo e responda.
O pai
telefona para casa:
– Alô?
– ...
Reconhece
o silêncio da tipinha. Você liga? Quem fala é você.
– Alô,
fofinha.
Nem um
som. Criança não é para ser chamada fofinha. Cinco anos, já viu.
– Oi,
filha. Sabe que eu te amo?
– Eu
também.
“Puxa,
ela nunca disse que me amava”.
–
Também o quê?
– Eu
também amo eu.
Crianças (seleção). Curitiba, 2001. p. 31. Disponível
em: <http://www.releituras.com/daltontrevisan_crianca.asp>.
Em
qual dos trechos desse texto está expressa a opinião do narrador?
A)
“Reconhece o silêncio da tipinha.”.
B) “Criança não é para ser chamada de fofinha.”.
C) “–
Oi filha. Sabe que eu te amo?”.
D)
“Puxa, ela nunca disse que me amava”.
D7 –
Identificar a tese de um texto
Leia o
texto abaixo.
RECEITAS
DA VOVÓ
Lembra
aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de
gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os
cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas
tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se
falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves
para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você
se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou
falando).
A
tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:
A)
Fazem com que lembremos a nossa infância.
B)
Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.
C) São
as que só nossas mães ou avós conhecem.
D) São uma parte importante da cultura brasileira.
QUESTÃO
13 (PROVA BRASIL)
D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Leia o
texto abaixo:
O QUE
É SER ADOTADO
Os
alunos do primeiro ano, da professora Débora, discutiam a fotografia de uma
família. Um menino na foto tinha os cabelos de cor diferente dos outros membros
da família.
Um
aluno sugeriu que ele talvez fosse adotado e uma garotinha disse:
– Sei
tudo de filhos adotados porque sou adotada.
– O
que é ser adotado? – outra criança perguntou.
– Quer
dizer que você cresce no coração da mãe, em vez de crescer na barriga.
DOLAN, George. Você Não Está Só. Ediouro
O
aluno sugeriu que a criança da foto tinha sido adotada por que:
A) os cabelos dela eram diferentes.
B)
estava na foto da família.
C)
pertencia a uma família.
D)
cresceu na barriga da mãe.
QUESTÃO
14 (SAERS)
D9 –
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto
Leia o
texto abaixo.
FÁBULA:
A TARTARUGA E A LEBRE
(Esopo)
A lebre
estava caçoando da lerdeza da tartaruga. A tartaruga se abespinhou e desafiou a
lebre para uma corrida. A lebre, cheia de si, aceitou a aposta. A raposa foi
escolhida como juiz. A solução por ser muito sabida e correta. A tartaruga não
perdeu tempo e começou a se arrastar. A lebre logo ultrapassou a adversária e,
vendo que ia ganhar fácil, resolveu dar um cochilo. Acordou assustada e correu
como louca. Na linha de chegada, a tartaruga esperava a lebre toda contente.
Devagar
se vai ao longe.
BENNET, William J. (Org.); MACHADO, Luiz Raul
(Trad.). O livro das virtudes.
O
principal objetivo desse texto é
A) descrever
um local.
B) evidenciar uma moral.
C)
falar sobre uma aposta.
D)
relatar um fato científico.
QUESTÃO
15 (Prova Brasil)
D11-
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto
Leia o
texto abaixo:
A
FUNÇÃO DA ARTE
Diego
não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o
mar.
Viajaram
para o Sul.
Ele, o
mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando
o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito
caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar,
e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E
quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
– Me
ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric
Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre: Editora L & PM, 1997.
O
menino ficou tremendo, gaguejando por que
A) a
viagem foi longa.
B) as
dunas eram muito altas.
C) o mar era imenso e belo.
D) o
pai não o ajudou a ver o mar.
QUESTÃO
16 – (Prova Brasil)
D16
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Leia o
texto abaixo:
O CABO
E O SOLDADO
Um
cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a
multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se
tratava.
Não
conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu
sou irmão da vítima.
Todos
olharam e logo o deixaram passar.
Quando
chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado
de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora
essa, o parente é seu.
Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98,
p.91.
No
texto, o traço de humor está no fato de:
A) o
cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
B) o
cabo ter ido verificar do que se tratava.
C)
todos terem olhado para o cabo.
D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.
D2 -
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Texto: Infância
Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever.
Por isso, ganhei de presente a história de Peter
Pan. As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que engoliu um relógio
até que são engraçadas. Mas achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan de
querer ficar sempre menino.
Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre
pequenos e nunca mais crescer? Aí quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar
pito, mandar tomar banho, dizer que é hora de ir pra cama?
Sarar a gente da dor de barriga e da dor de dente?
Fonte: Henriqueta Lisboa
ET ALII. Varal de Poesia.1ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 35.
QUESTÃO 17 (Prova Rio, 2010)
No trecho “As aventuras dele com
o Capitão Gancho”, a palavra destacada refere-se ao
(A) jacaré.
(B) menino.
(C) Peter Pan.
(D) relógio.
D2 -
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Texto: Um conto de gatos
Os gatos sortudos da Rua Melenas tinham cada
um sete ratos para comer. Os outros, com dois apenas tinham de se
satisfazer. O total de ratos comidos sendo 24, quantos gatos traçaram ratos?
UM CONTO de gatos. CiênciaHoje das
Crianças, ano 9. nº 60. Jul. 2006. p. 28.
QUESTÃO 18 (SAEP 2012)
No trecho: “Os outros, com dois apenas...”,
a expressão em destaque se refere
(A) aos gatos.
(B) aos ratos.
(C) aos contos.
(D) aos gatos e ratos.
D8 - Estabelecer relações de causa/consequência
entre partes e elementos do texto.
Texto: O terremoto
Depois do terremoto, apenas uma casa ficou de pé.
__ Por que você ficou de pé, sua casa doida, não
sabe que houve um terremoto? – Advertiu a bruxa.
__ Um terremoto?! – repetiu a casa com as janelas
esbugalhadas.
E foi tratando logo de desabar também com medo da
bruxa.
DÍDIMO, Horácio. As historinhas
do mestre jabuti. Fortaleza: Edições Democrático Rocha, 2003, p. 23
QUESTÃO 19 (SAERJ 2009)
A casa que estava em pé desabou
(A) por causa de um terremoto.
(B) porque teve medo da bruxa.
(C) porque era uma casa doida.
(D) por causa das janelas abertas.
D5-
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
Garfiel – 0024-7
QUESTÃO 20 (SARESP 2010)
O balão do 3.º quadrinho é diferente dos outros.
Seu formato indica que o personagem está
(A) cochichando.
(B) cantando.
(C) gritando.
(D) pensando.
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