Propaganda: Esquadrão Dengue Não
Ler e pensar Gazeta do povo –
Instituto grpcom
O “Esquadrão Dengue Não” foi às ruas e
casas da região, divulgando as formas de combater o mosquito transmissor e
evitar a doença. Você também pode usar as notícias do dia para fazer um futuro
melhor.
Fonte: Ensino
Fundamental anos finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição – 1ª impressão – SOMOS
– 2019 – São Paulo. p. 42-3.
Entendendo a propaganda:
01 – Vimos que a estrutura da
propaganda é parecida com a do anúncio publicitário, que centra sua mensagem no
produto. Ela é composta de linguagem verbal (geralmente o título, um slogan e a
assinatura) e de linguagem não verbal (imagem e cores). Aponte as partes que
compõem esse anúncio de propaganda.
a) Linguagem não verbal:
Imagem 3 crianças vestindo camisetas imitando camuflagem, 2 com
capacetes, 1 com uma faixa na cabeça, também imitando camuflagem. Rostos
pintados e sorrindo.
b) Título:
Esquadrão Dengue Não.
c) Slogan:
Ler e pensar.
d) Assinatura:
Gazeta do Povo.
02 – Ao olhar para esse
anúncio, o que primeiramente chama sua atenção: a linguagem verbal ou a não
verbal?
É a linguagem não
verbal.
03 – O texto abaixo do título
indica quem são as crianças que aparecem no anúncio.
As crianças são
alunos de uma escola.
04 – Faça uma interpretação do
anúncio, associando a linguagem verbal e a não verbal.
As crianças estão
vestidas como se fossem soldados em uma guerra contra o mosquito transmissor da
dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário