Piada: O papagaio especial
O freguês entrou na loja de animais e
disse ao vendedor:
— Queria um papagaio que fosse
especial.
— Chegou na hora certa! Temos um
bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala inglês. Se levantar a patinha
esquerda, ele fala Francês.
— E se eu levantar as duas patinhas? E
o papagaio responde:
—
Aí eu caio, meu!
Entendendo a piada:
01 – Marque a opção
correspondente ao gênero textual que você leu acima.
a) Poesia.
b) Fábula.
c) Diário.
d) Piada.
02 – Qual a finalidade do
texto?
a) Ensinar o leitor.
b) Divertir o
leitor.
c) Anunciar algo.
d) Informar o leitor.
03 – Marque a alternativa
que indica o título do texto.
a) A loja de animais
engraçados.
b) O vendedor pateta.
c) O freguês e o papagaio.
d) O papagaio
especial.
04 – No texto, qual das
personagens era bilíngue?
a) O freguês.
b) O vendedor.
c) O papagaio.
d) O francês.
05 – De acordo com o texto,
o que acontece quando o homem levanta a pata esquerda do papagaio?
Ele fala o
francês.
06 – Qual das personagens do
texto é mais engraçada? Por quê?
É o papagaio. Porque ele falou que se levanta-se as duas
patas iria cair.
07 – O papagaio voou e
embaralhou os acentos e letras de algumas palavras. O vendedor tentou, mas só
conseguiu consertar uma alternativa. Encontre-a e marque.
a) Freguês, inglês, frances.
b) Bilíngue,
inglês, freguês.
c) Frânces, inglês, criente.
d) Ingrês, flancês,
bilingua.
08 – Das palavras abaixo
circule apenas aquelas cujos dígrafos foram separados corretamente.
Pa-ti-nha
– le-va-n-tar – fre-gu-ês – es-quer-da – che-go-u – bi-lín-gue.
As palavras que
estão corretas são: bilíngue – esquerda e patinha.
09 – O que você achou de
mais engraçado na piada?
Resposta pessoal
do aluno.
10 – Complete as frases com
os adjetivos abaixo:
Antigos – alemã – gentis – inflamável –
belíssimas – largo – simpático – estragado.
a) As montanhas da Serra do
Mar são belíssimas.
b) Um largo sorriso iluminou-lhe o rosto simpático.
c) Tenho uma amiga alemã chamada Karen.
d) Marieta e Marina são gentis.
e) Não coma este chocolate,
porque está estragado.
f) Estes discos são antigos.
g) O álcool é um produto inflamável.
11 – Relacione a 1ª à 2ª
coluna.
1 – água de chuva (3) Fluvial
2 – olho de gato (4)
Angelical
3 – água de rio (2) Felino
4 – cara-de-anjo (1) Pluvial.
12 – Complete as frases
adequadamente utilizando os adjetivos pátrios.
a) Francisco é cearense (do Ceará).
b) O café brasileiro (do Brasil) é muito bom.
c) Miguel é boliviano (da Bolívia).
d) Adoro comida japonesa (do Japão).
13 – Reescreva, preenchendo
as lacunas com por que, porque, porquê, por quê.
a) Por que você disse isso?
b) Não sei bem por que.
c) Por que gosta dele.
d) Acho que não. Vou dizer-lhe
a razão porque o disse.
14 – Separe em sílabas e
classifique quanto à tonicidade.
Conjunto = con-jun-to
– paroxítona.
Própria = pró-pria – paroxítona.
Pinguim = pin-guim –paroxítona.
Promoção = pro-mo-ção
– oxítona.
Esse app é muito muito legal 🤩
ResponderExcluir