terça-feira, 22 de janeiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): KENOMA - DIREÇÃO: ELIANE CAFFÉ - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(atividades): KENOMA

Data de lançamento 1998 (1h 50min)
Direção: Eliane Caffé
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Jonas (Enrique Diaz) chega em Kenoma, um pequeno povoado que fica no "fim do mundo" e é habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Jonas permanece no local atraído pela jovem Tari (Mariana Lima). O modo de vida em Kenoma é primitivo. Entre os habitantes destaca-se Lineu (José Dumont), que se dedica há 20 anos à tarefa de, em um moinho abandonado, construir uma máquina capaz de produzir constantemente sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo. Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto suficiente, Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos. Ele não investe apenas contra as leis da física, que o frustam em cada uma de suas tentativas, como também contra os anseios de Gerônimo (Jonas Bloch), dono do moinho e maior proprietário da região, opositor de sua invenção. Pragmático, Gerônimo quer fazer de Kenoma uma cidade próspera. Para ele a máquina de Lineu é um empreendimento que não funciona, mas consome tempo e energia. Jonas alia-se a Lineu, mais fascinado por sua determinação do que por sua obra. Enquanto cresce a cumplicidade entre os dois, aumenta a dificuldade de Jonas concretizar seu amor por Tari paralelamente à busca pela realização de um antigo sonho da humanidade: o moto perpétuo.

Entendendo o filme:

01 – Quem eram os habitantes de Kenoma?
      Era habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes.

02 – O artesão Lineu sofria oposição de quem?
      De um poderoso proprietário de terras local.

Texto para as questões 3 a 5.
         O espectador de olhar imediatista talvez tenha dificuldade para apreender a principal qualidade de Kenoma. Tal mérito não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio do acúmulo de imagens. É preciso aceitar o ritmo cadenciado e os silêncios da narrativa para perceber a sintonia da direção com o ambiente retratado – um grotão esquecido do Brasil, registrado por uma câmera realista, as vezes documental, mas com toques lúdicos. Mérito significativo em se tratando de um relato de investigação sobre uma realidade social e geográfica distante dos realizadores. Ainda mais em uma época tomada por filmes, cujo ritmo acelerado impede a permanência das imagens na retina e a apreensão de seus significados após a sessão. (Época, 31/08/98, p. 89).

03 – Considere as seguintes afirmações:
I – A qualidade do filme encontra-se na adequação do estilo ao tema desenvolvido.
II – Espectadores de olhar imediatista não conseguem apreciar filmes que mostram lugares distantes do meio urbano.
III – Filmes cuja narrativa tem ritmo cadenciado exigem do espectador uma atitude diversa da que ele é habitual.
Está correto, em relação ao texto, apenas o que se afirma em:
a)   I e II.
b)   I e III.
c)   II e III.
d)   I.
e)   I, II e III.

04 – O termo mérito em “Tal mérito não ocupa...” refere-se a:
a)   Kenoma.
b)   Olhar imediatista.
c)   Acúmulo de imagens.
d)   Principal qualidade.
e)   Modo escancarado.

05 – No 2° período do texto, o advérbio não localizar-se-ia melhor no posto imediatamente antes do elemento que está negando:
a)   Tal mérito.
b)   A tela.
c)   De modo escancarado.
d)   Por meio do acúmulo.
e)   De imagens.

06 – No filme, uma das personagens, Lineu, é um artesão que sonha construir um motor que não precise de energia para funcionar. Se esse projeto tivesse sucesso, estaria necessariamente violada a:
a)   Primeira Lei de Newton.
b)   Lei da Conservação da Energia.
c)   Lei da Conservação da Quantidade de Movimento.
d)   Primeira Lei de Kirchhoff.
e)   Lei de Snell-Descartes.

07 – Qual era o sonho do artesão Lineu, acalentava há 20 anos e tenta realizar?
      Construir a máquina de movimento perpétuo, que fabrique energia, ou seja, extraia ela do “nada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário