Política de Privacidade

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

PIADA: O PAPAGAIO ESPECIAL - COM QUESTÕES GABARITADAS


Piada: O papagaio especial

        O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
        — Queria um papagaio que fosse especial.
        — Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
        — E se eu levantar as duas patinhas? E o papagaio responde:
        — Aí eu caio, meu!
Entendendo a piada:
01 – Marque a opção correspondente ao gênero textual que você leu acima.
a) Poesia.
b) Fábula.
c) Diário.
d) Piada.

02 – Qual a finalidade do texto?
a) Ensinar o leitor.
b) Divertir o leitor.
c) Anunciar algo.
d) Informar o leitor.

03 – Marque a alternativa que indica o título do texto.
a) A loja de animais engraçados.
b) O vendedor pateta.
c) O freguês e o papagaio.
d) O papagaio especial.

04 – No texto, qual das personagens era bilíngue?
a) O freguês.
b) O vendedor.
c) O papagaio.
d) O francês.

05 – De acordo com o texto, o que acontece quando o homem levanta a pata esquerda do papagaio?
      Ele fala o francês.

06 – Qual das personagens do texto é mais engraçada? Por quê?
      É o papagaio. Porque ele falou que se levanta-se as duas patas iria cair.

07 – O papagaio voou e embaralhou os acentos e letras de algumas palavras. O vendedor tentou, mas só conseguiu consertar uma alternativa. Encontre-a e marque.
a) Freguês, inglês, frances.
b) Bilíngue, inglês, freguês.
c) Frânces, inglês, criente.
d) Ingrês, flancês, bilingua.

08 – Das palavras abaixo circule apenas aquelas cujos dígrafos foram separados corretamente.
        Pa-ti-nha – le-va-n-tar – fre-gu-ês – es-quer-da – che-go-u  bi-lín-gue.
      As palavras que estão corretas são: bilíngue – esquerda e patinha.

09 – O que você achou de mais engraçado na piada?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Complete as frases com os adjetivos abaixo:
        Antigos – alemã – gentis – inflamável – belíssimas – largo – simpático – estragado.

a) As montanhas da Serra do Mar são belíssimas.
b) Um largo sorriso iluminou-lhe o rosto simpático.
c) Tenho uma amiga alemã chamada Karen.
d) Marieta e Marina são gentis.
e) Não coma este chocolate, porque está estragado.
f) Estes discos são antigos.
g) O álcool é um produto inflamável.

11 – Relacione a 1ª à 2ª coluna.
1 – água de chuva                         (3) Fluvial
2 – olho de gato                             (4) Angelical
3 – água de rio                               (2) Felino
4 – cara-de-anjo                             (1) Pluvial.

12 – Complete as frases adequadamente utilizando os adjetivos pátrios.
a) Francisco é cearense (do Ceará).
b) O café brasileiro (do Brasil) é muito bom.
c) Miguel é boliviano (da Bolívia).
d) Adoro comida japonesa (do Japão).

13 – Reescreva, preenchendo as lacunas com por que, porque, porquê, por quê.
a) Por que você disse isso?
b) Não sei bem por que.
c) Por que gosta dele.
d) Acho que não. Vou dizer-lhe a razão porque o disse.

14 – Separe em sílabas e classifique quanto à tonicidade.
Conjunto = con-jun-to – paroxítona.
Própria = pró-pria – paroxítona.
Pinguim = pin-guim –paroxítona.
Promoção = pro-mo-ção – oxítona.






Um comentário: