Crônica: Mais
opiniões
--
Verônica, minha filha, quero falar com você.
A mãe entrava, sentava-se a meu lado na
cama. O jeito era fechar o livro.
-- Acho que não está certo, afinal você
já está grandinha, uma moça, anda toda desgrenhada, cabelo parece que nunca viu
pente. Depois, tem de parar com a mania de só usar uma roupa até ela ficar em
frangalhos, aquela malha já foi até remendada pela Clô, e essa boina, que foi
de sua avó, imagina, já está arrepiada e azulada como um... sei lá o quê, como
um ninho... O cabelo...
-- Quero deixar ele crescer.
-- Tá bom, mas como está não pode nem
trançar, nem enrolar, tem de dar um jeito, fia batendo no olho, pode até fazer mal.
E ainda tem os modos. Você se lembra o que disse do M do monograma da Candinha.
Ora, você está cansada de saber que o nome dela é Maria Cândida, nada mais
natural que escolher o M. Não era para você fazer aquela cara de inocente ou
desligada, mas eu te conheço muito bem, e dizer: “Gente, o nome é Candinha e a
inicial é M, só se for M de meleca”, isso lá é coisa que se diga! Não tinha
ninguém por perto, mas eu ouvi e não gostei, onde já se viu? Isso não são
modos. Depois ainda tem essa mania de ficar horas embaixo da cama, às vezes
falando sozinha, parece louca! Como se não bastasse conversar com o cachorro,
com o papagaio, até com o pé de boldo...
Quando a mãe começa assim pode levar
horas. O melhor é ficar quieta e deixar o barco correr...
ARÊAS, Vilma. Aos trancos e
relâmpagos.
São Paulo, Scipione,
1988. p. 105-6 (Série Diálogo).
Entendendo a crônica:
01 – Qual o significado das palavras abaixo:
·
Desgrenhada: despenteada,
emaranhada, desordenada.
·
Frangalhos: farrapos,
trapos.
·
Monograma: entrelaçamento
das letras iniciais ou principais de um nome.
02 – O texto é um pequeno diálogo, mas quem fala mais?
A
mãe de Verônica.
03 – O narrador é também
personagem? Identifique e comente suas intervenções.
Sim. Intervém
três vezes na narrativa:
1ª, narrando em primeira pessoa: “A mãe
entrava... fechar o livro”.
2ª, em discurso direto em primeira
pessoa: “— Quero deixar ele crescer”.
3ª, novamente narrando em primeira
pessoa: “Quando a mãe... o barco correr...”.
04 – O que Verônica estava
fazendo e teve de parar?
Verônica teve de
parar de ler o livro.
05 – A mãe começou a
conversa como? Por quê?
Dizendo que não
achava certas as atitudes de Verônica por serem, a seu ver, infantis.
06 – O que Verônica queria?
Deixar o cabelo
crescer.
07 – Existe algum motivo
especial para mãe estar zangada?
Não. Tudo em
Verônica a desagrada.
08 – Cite três coisas que
Verônica faz e que desagradam profundamente a mãe.
Não pentear o
cabelo, usar uma só roupa, ficar horas embaixo da cama.
09 – Que atitude Verônica
toma em relação à mãe? Por quê?
Fica quieta e
deixa a mãe falar, porque senão ela é capaz de ficar horas falando.
10 – Você é capaz de
imaginar alguém como Verônica? Quem? Conte algo sobre essa pessoa.
Resposta pessoal do aluno.
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