segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): NENHUM MOTIVO EXPLICA A GUERRA - AFROREGGAE - RAP TY - COM GABARITO

Música(Atividades): Nenhum Motivo Explica A Guerra

                                   Afroreggae  - Rap Ty

Nenhum motivo explica a guerra
Nem a grana
Nem a ganância
Nem a vingança, nem avanço industrial

Nem esperança, nem o ideal
Nem em nome do bem, contra o mal

Nenhum motivo explica a guerra
Nem a sede de poder
Nem o medo de perder

Nem a ira
Nem a mentira
Nem a conquista territorial

Ninguém tem que fazer o que não quer
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém precisa ser o que não é
Nada justifica não

Nenhum motivo explica a guerra
Nem cobiça, nem controle populacional
Nem vergonha, nem orgulho nacional

Nem a crença, nem a defesa
Nem a raça, nem a fé

Ninguém tem que seguir o que não crê
Nenhum motivo explica a guerra

Ninguém tem que fazer o que não quer…

Grana, ganância
Sede de poder

Ira, mentira
Medo de perder

Defesa, vingança
Raça, fé
Esperança.
                                                              Arnaldo Antunes.
Entendendo a canção:
01 – O título da canção é “Nenhum motivo explica a guerra”.
a)   A letra da canção faz uma enumeração. O que ela enumera?
As razões ou motivos normalmente utilizados para justificar a guerra.

b)   Qual é a posição do eu lírico a respeito da guerra?
Ele se diz contra a guerra e rejeita todos os motivos alegados para justifica-la.

02 – Acrescente complementos nominais aos seguintes versos da canção. Veja o exemplo:
Nem a vingança _____________
Nem a vingança contra populações inimigas.
a)   Nem a ganância pelo poder.
b)   Nem a cobiça por dinheiro.
c)   Nem a vergonha da derrota.
d)   Nem a crença em um novo futuro.

03 – Reescreva as frases a seguir, transformando o verbo destacado em substantivo. Faça as adaptações que forem necessárias. Depois identifique na nova frase o objeto (direto ou indireto) e o complemento nominal. Veja o exemplo:

Não quero me vingar de ninguém.
Não quero a vingança de ninguém. / OD: vingança; CN: de ninguém.
a)   Todos esperam um mundo melhor.
Todos têm a esperança de um mundo melhor. / OD: a esperança; CN: de um mundo melhor.
b)   Os navegantes conquistaram novos territórios.
Os navegantes fizeram a conquista de novos territórios. / OD: a conquista; CN: de novos territórios.

c)   Muitos cobiçam as riquezas dos países vizinhos.
Muitos têm cobiça das riquezas dos países vizinhos. / OD: cobiça; CN: das riquezas dos países vizinhos.

d)   Muitos de nós já não creem na humanidade.
Muitos de nós já não têm a crença na humanidade. / OD: a crença; CN: na humanidade.

e)   É preciso defender a moralidade pública.
É preciso fazer a defesa da moralidade pública. / OD: a defesa; CN: da moralidade pública.

04 – De acordo com o poeta, que motivos levam os homens a ter motivos para a guerra?
      Nenhum motivo explica a guerra.

05 – Podemos ver que também coisas "boas" podem ser motivos de guerra. Identifique essas "coisas" e justifique sua resposta:
      As “coisas” boas são: a esperança, o ideal, o bem, a crença, a defesa, a raça e a fé.

06 – Que argumentos, que buscam justificar a guerra, são combatidos na música?
      Os motivos são: a grana, a ganância, a vingança, o avanço industrial, a ira, a mentira, a conquista territorial, a cobiça, o controle populacional, a vergonha, o orgulho nacional e a sede de poder.

07 – Você relaciona algum desses argumentos a conflitos do cotidiano e da história do mundo? Comente:
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Você já foi obrigado a fazer o que não queria? Comente:
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Você acredita que o ser humano muitas vezes faz coisas que não gostaria de fazer? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

10 – O "Afroreggae" é um grupo de uma comunidade criado com um objetivo. Você sabe que objetivo é esse?
      O Grupo Cultural Afroreggae é uma organização não governamental fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da arte, da cultura afro-brasileira e da educação. Um dos principais objetivos é despertar as potencialidades artísticas de jovens das camadas populares.

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