Música(Atividades): A Rita
Chico
Buarque
A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
O que me é de direito
E arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de São Francisco
E um bom disco de Noel
A Rita matou nosso amor de vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão
Composição: Chico Buarque
Entendendo a canção:
01 – Quem está falando nesse
texto?
Um homem que
tinha um relacionamento com a Rita.
02 – Quem é Rita? A partir
do título, imagine a personagem Rita.
É a mulher a quem
o personagem amava. Trabalhe com a imaginação dos alunos – Pergunte em sala de
aula como eles imaginam a aparência a personalidade, entre outras
características de Rita.
03 – O que o narrador sente
por Rita? Sustente sua resposta usando elementos do texto.
O narrador está
triste porque ela o deixou e se vingou dele levando o pouco que eles tinham. A
repetição do verbo “levar” enfatiza que ela tirou dele o que ele tinha. As
expressões “levou meu sorriso” e “me deixou mudo o violão” mostram a tristeza
dele, pois ele não vê mais motivos para sorrir nem para tocar.
04 – “A Rita levou meu
sorriso / No sorriso dela”. Para você, o que isso quer dizer?
Significa que ela
foi embora feliz e deixou o moço triste. Ela levou a felicidade dele com ela,
pois a felicidade dele se baseava em estar com ela.
05 – “Arrancou-me do peito”.
A Rita o arrancou do peito de quem? O que significa isso?
Essa expressão é
muito ambígua, pois pode significar que a Rita arrancou o moço do peito dela (o
que significaria que ela não o ama mais) ou que ela o arrancou do próprio peito
dele (deixando-o sem amor). Se considerarmos o verso anterior como formando uma
frase junto com esse verso (E o que me é de direito / Arrancou-me do peito),
podemos dizer que A Rita arrancou do moço, o que seria dele por direito.
06 – “A Rita matou nosso
amor / De vingança”. Vingança de que? Que motivos ela teria para querer se
vingar dele?
A palavra
“vingança” parece ser a dica para entendermos porque Rita partiu. Se ela se vingou,
é porque ele deve ter feito alguma coisa que a tenha magoado. Cabe ao leitor
imaginar o que pode ter sido (uma traição, uma mentira, um mal-entendido) e
julgar, a partir disso, se a Rita foi justa ou se foi muito severa com ele.
07 – Quem é “Noel”? Você
conhece algum trabalho dele?
O Noel mencionado
na canção é o compositor carioca Noel Rosa que compôs muitas músicas famosas
como “Fita Amarela”, “Palpite infeliz”, entre outras.
08 – “Levou os meus planos”.
Que planos você acha que ele tinha?
Resposta pessoal
do aluno.
09 – “Meus pobres enganos”.
Que enganos seriam esses?
Os enganos podem
estar relacionados ao motivo que Rita teria para vingar-se dele, ou quaisquer
outros erros que ele pode ter cometido. Podem também se referir a ingenuidade
dele ao acreditar em um futuro com ela e em seus outros sonhos.
10 – Como você entende os
dois últimos versos do texto (“Me deixou mudo / Um violão”)?
Significa que
agora ele não tem mais motivos para tocar, ou compor, porque ele ficou muito
triste com o fato de Rita tê-lo deixado.
11 – Por que o ponto de
exclamação é usado na expressão “Que papel!”?
Porque é uma
expressão de surpresa, de desaprovação.
12 – Que elementos
linguísticos poderiam ser usados para explicitar as relações entre os versos 7
a 10 da segunda estrofe?
Existem várias possibilidades de resposta e uma sugestão é a
seguinte: Levou os meus planos
Assim como meus pobres enganos
E também os meus vinte anos
Junto com o meu coração.
As frases foram justapostas e poderiam
ser unidas com conjunções ou outros elementos linguísticos.
13 – Como era a situação
socioeconômica desse casal? Que elementos do texto te levam a pensar isso?
Parece ser um
casal jovem, com poucos recursos (não deixou um tostão / porque não tinha não),
com alguma religiosidade (uma imagem de São Francisco) e que gostava de música
popular (e um bom disco de Noel).
14 – Se a Rita e seu
companheiro fossem ricos, o que ela levaria?
Bens que fazem
parte da vida de pessoas ricas como carros, joias, quadros e aparelhos de
jantar, por exemplo.
15 – Que traços de oralidade
são possíveis de encontrar no texto? Por que foram usados?
Há no texto
expressões muito comuns na oralidade como: “Levou junto com ela”, e tem mais;
“seu trapo”, “Que papel!”, porque não tinha não: Essas expressões podem ter
sido usadas para dar um ar de informalidade ao texto, assim como para
caracterizar o personagem por meio da linguagem que ele usa.
16 – “E tem mais / Levou seu
retrato, seu trapo, seu prato / Que papel!” Como esses versos ficariam se
fossem escritos num registro mais formal da língua portuguesa? Você acha que
dessa nova forma eles se enquadrariam melhor no texto? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
Uma possibilidade é: Além disso, posso
dizer que ela levou seu retrato, bem como suas roupas e o aparelho de jantar:
Foi muito deselegante da parte dela.
17 – Como você imagina a
história da Rita e do moço? Quem eles eram? Onde eles se conheceram? Como era a
personalidade e o caráter de cada um? Por que Rita saiu de casa? Conte para nós
a sua versão da história.
Resposta pessoal
do aluno.
18 –Escolha uma situação:
a)
Você é o moço com quem Rita se relacionava.
Escreva uma carta convencendo a Rita a voltar.
b)
Você é a Rita. Escreva uma carta para o moço
pedindo a ele para aceitar você de volta.
Resposta pessoal do aluno.
(Material produzido
pela Professora Carla Viana Coscarelli e pela equipe do Projeto Redigir –
FALE/UFMG).