sexta-feira, 22 de maio de 2026

CRÔNICA: TINTIM POR TINTIM - ANTÓNIO TORRADO - COM GABARITO

 Crônica: Tintim por tintim

        O rapazinho entrou, à pressa, na biblioteca e pediu:

        -- Têm livros de cozinha?

        O bibliotecário levou-o a uma prateleira, onde havia uma quantidade de livros de receitas ou para fazer doces ou para preparar grandes banquetes ou para cozinhar pratos que não engordem...

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgev3bi7jtYDlPJBL_xmZQLJO5TJlCtlNIND1gS4D7fF1IceYV5TDI57Z7cEOVGvW3IaDV9zDzCihFdfA_Bv1L5aluqcyBQ6-AX8ndva4yZRT4aHGwgEvNI19ayozSF8TbDww375m9cVEpju0YvhnaU1d7hjCuK7yEfA4wXYpgDqKa8VqxT2er5n4_Rtcg/s320/timitim.jpg


        O rapazinho folheou uns, folheou outros, mas não se decidia.

        Pacientemente, o bibliotecário esperou e, de caminho, ia informando:

        -- Este é de comida regional... Este é só de saladas... Este é de comida japonesa...

        Tantos livros de cozinha! Uma pessoa, a lê-los, até pode apanhar uma indigestão.

        O rapazinho é que não havia meio de escolher.

        -- É para um trabalho para a tua escola? – perguntou o bibliotecário.

        -- Não é, não.

        Silêncio entre os dois. E o rapazinho sempre a folhear este e aquele, numa grande indecisão.

        Neste ponto, o bibliotecário resolveu ir mais longe:

        -- Para que queres, então, um livro de cozinha?

        Aqui, o rapazinho esclareceu, um pouco embaraçado:

        -- Queria estrelar um ovo e não sei se hei-de deitar primeiro, na frigideira, o ovo ou a margarina...

        O bibliotecário fez um? “Ah” de admiração e aprontou-se a responder:

        -- Primeiro deitas a margarina e esperas que ela derreta. E cuidado com o bico do gás. Lume brando. Só depois é que deitas o ovo.

        -- Ah! – foi, agora, a vez de fazer o rapazinho.

        Largou os livros de cozinha e já se ia embora, quando o bibliotecário lhe perguntou:

        -- Não queres, então, levar outro livro? Um livro de histórias, por exemplo?

        -- Só se for com histórias pequenas – disse o rapazinho.

        O bibliotecário emprestou-lhe um livro, onde esta e outras histórias que tais bem podiam estar e a nossa pequena história talvez acabasse aqui.

        Não acaba, porque o rapazinho não conseguiu estrelar o ovo, apesar de ter seguido à risca as recomendações do bibliotecário: lume brando, margarina a derreter-se... ovo, no fim.

        Mas como o rapazinho deitou o ovo inteiro, com casca e tudo, para dentro da frigideira, o cozinhado não ficou grande coisa.

        Em certas ocasiões, tem de se explicar tudo, tintim por tintim.

 

António Torrado.

Entendendo a crônica:

01 – O que o rapazinho foi procurar na biblioteca e qual era a sua real dúvida de culinária?

      O rapazinho foi à procura de um livro de cozinha. A sua dúvida real era bem simples: ele queria estrelar um ovo e não sabia se devia colocar primeiro o ovo ou a margarina na frigideira.

02 – Como o bibliotecário reagiu ao descobrir a dúvida do rapaz e qual instrução ele deu?

      O bibliotecário ficou admirado, mas prontificou-se a ajudar. Ele explicou que primeiro se deita a margarina, espera-se que ela derreta em lume brando (com cuidado com o bico do gás) e só depois é que se coloca o ovo.

03 – Que tipo de livro o rapazinho aceitou levar para casa além da resposta à sua dúvida?

      O bibliotecário sugeriu que ele levasse outro livro, como um de histórias, e o rapazinho aceitou, desde que fosse um livro com histórias pequenas.

04 – Por que a tentativa do rapazinho de estrelar o ovo fracassou, mesmo seguindo o que o bibliotecário disse?

      O cozinhado não deu certo porque, apesar de ter colocado a margarina primeiro e esperado derreter em lume brando, o rapazinho colocou o ovo inteiro na frigideira, com casca e tudo.

05 – Qual é a principal lição ou reflexão que o autor traz no desfecho da crônica?

      O autor reflete que não se deve presumir que o óbvio é conhecido por todos. Em certas ocasiões ou ao lidar com iniciantes, as instruções precisam ser dadas de forma extremamente detalhada, ou seja, explicadas "tintim por tintim", sem omitir nenhuma etapa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário