Fábula: A Pomba e a Formiga
“Uma boa ação se paga com outra”

- Obrigada, querida amiga!
01-Qual o objetivo desse texto-discurso?
a-
informar;
b-
criticar;
c- transmitir ensinamento;
d-
dar instrução.
02-Qual a tese central defendida no
texto-discurso?
a-
deve-se ser amoroso;
b- deve-se retribuir as boas ações recebidas com outras boas ações;
c-
deve-se ajudar o próximo;
d-
deve-se atacar os inimigos.
03-Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:
a-( V ) Percebe-se
o discurso de defesa da solidariedade;
b-( V ) Percebe-se
o discurso de defesa da retribuição de favores;
c-( F) Percebe-se o discurso de indiferença perante os
perigos sofridos por outros;
d-( V ) Percebe-se o discurso de valorização da amizade;
e-( V) Percebe-se o discurso de valorização da gratidão;
f-( F ) Percebe-se o discurso de valorização da
ingratidão;
04-Qual enunciado revela o discurso da
gratidão?
a- “arrancou
uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga...”
b- “mordeu-lhe
o calcanhar”
c- “a
pomba fugiu para um ramo mais alto”
d- “- Obrigada, querida amiga!”
05-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio,
perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.”, a palavra grifada sugere:
a-
limite espacial;
b-
limite temporal;
c- inclusão de algo;
d-
no máximo
06-No enunciado “Logo que alcançou a
terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore,
com uma rede nas mãos.”, a conjunção grifada sugere:
a-
lugar em que a formiga alcançou a terra;
b-
modo como a formiga alcançou a terra;
c- momento em que a formiga alcançou a terra;
d-
intensidade em que a formiga alcançou a terra;
07-No enunciado “De lá, ela arrulhou
para a formiga: - Obrigada, querida amiga!”, a palavra grifada possui o
mesmo sentido de:
a-
soprou;
b-
murmurou;
c-
cochichou;
d- gorjeou.
08-No enunciado “Uma formiga sedenta veio à
margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama.”, o pronome grifado
foi usado para não repetir a palavra:
a-
formiga;
b-
sedenta;
c-
margem;
d- água.
09-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma
folha da árvore e deixou-a
cair no rio, perto da formiga...”, o pronome grifado foi usado para não repetir
a palavra:
a- folha;
b-
árvore;
c-
rio;
d- formiga.
10-No enunciado “Vendo que a pomba corria
perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe
o calcanhar”, o pronome grifado sugere que o calcanhar é:
a- da
pomba;
b- do caçador;
c- da
formiga;
d-
nenhuma das respostas.
11-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a
cair no rio...”, o advérbio grifado sugere:
a-
o lugar em que a pomba arrancou a folha;
b- o
momento em que a pomba a arrancou a folha;
c- o modo como a pomba arrancou a folha;
12-Produza um texto-discurso, refletindo sobre
o papel que as boas ações podem gerar no mundo. São necessárias as boas ações?
São importantes? Devemos promover o bem?
A Importância das Boas Ações no Mundo
A fábula
"A Pomba e a Formiga" nos ensina uma lição valiosa sobre a
importância das boas ações. Através da história da formiga e da pomba, somos
convidados a refletir sobre o poder transformador da gentileza e da
solidariedade.
As boas
ações, por menores que pareçam, têm o potencial de gerar um efeito dominó,
inspirando outras pessoas a praticarem o bem. Quando ajudamos alguém, não
apenas aliviamos seu sofrimento, mas também fortalecemos os laços sociais e
criamos um ambiente mais positivo e acolhedor.
Em um mundo
cada vez mais individualista, cultivar o hábito de praticar boas ações é
fundamental para construir uma sociedade mais justa e compassiva. Ao realizar
atos de bondade, contribuímos para a construção de um futuro melhor para todos.
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