sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

FÁBULA: A POMBA E A FORMIGA - COM GABARITO

 Fábula: A Pomba e a Formiga

“Uma boa ação se paga com outra”

 Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza. Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem. Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto. De lá, ela arrulhou para a formiga:

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP4XbGcIXZivX3cmLp5IcTE8n1hq6sZbUWzm0tFhCuuvCcPR2_Z9zIE0V2rj8SHNth5YJUTUbKr1GloyNHIpV5-PAEpr-mvGZjAChY2XpqQaC3sirRibgKpo330jp-qGjCqwWpyMsbT6sl9JDS9_YhXajQ7RPKqhyp9LcefjKV4KDpziNN2-93IRcMrF4/s320/fabula-pomba-formiga.jpg 


- Obrigada, querida amiga!

Entendendo o texto 

01-Qual o objetivo desse texto-discurso?

    a- informar;

    b- criticar;

    c- transmitir ensinamento;

    d- dar instrução.

02-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- deve-se ser amoroso;

     b- deve-se retribuir as boas ações recebidas com outras boas ações;

     c- deve-se ajudar o próximo;

     d- deve-se atacar os inimigos.

03-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-(  V ) Percebe-se o discurso de defesa da solidariedade;

     b-(  V ) Percebe-se o discurso de defesa da retribuição de favores;

     c-( F) Percebe-se o discurso de indiferença perante os perigos sofridos por outros;

     d-( V ) Percebe-se o discurso de valorização da amizade;

     e-( V) Percebe-se o discurso de valorização da gratidão;

     f-( F ) Percebe-se o discurso de valorização da ingratidão;

04-Qual enunciado revela o discurso da gratidão?

     a- “arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga...”

     b- “mordeu-lhe o calcanhar”

     c- “a pomba fugiu para um ramo mais alto”

     d- “- Obrigada, querida amiga!”

05-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.”, a palavra grifada sugere:

     a- limite espacial;

     b- limite temporal;

     c- inclusão de algo;

     d- no máximo

06-No enunciado Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.”, a conjunção grifada sugere:

     a- lugar em que a formiga alcançou a terra;

     b- modo como a formiga alcançou a terra;

     c- momento em que a formiga alcançou a terra;

     d- intensidade em que a formiga alcançou a terra;

07-No enunciado “De lá, ela arrulhou para a formiga: - Obrigada, querida amiga!”, a palavra grifada possui o mesmo sentido de:

     a- soprou;

     b- murmurou;

     c- cochichou;

     d- gorjeou.

08-No enunciado “Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:

    a- formiga;

    b- sedenta;

    c- margem;

    d- água.

09-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga...”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:

    a- folha;

    b- árvore;

    c- rio;

    d- formiga.

10-No enunciado “Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar”, o pronome grifado sugere que o calcanhar é:

    a- da pomba;

    b- do caçador;

    c- da formiga;

    d- nenhuma das respostas.

11-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio...”, o advérbio grifado sugere:

     a- o  lugar em que a pomba arrancou a folha;

     b- o momento em que a pomba a arrancou a folha;

     c- o modo como a pomba arrancou a folha;

12-Produza um texto-discurso, refletindo sobre o papel que as boas ações podem gerar no mundo. São necessárias as boas ações? São importantes? Devemos promover o bem?

A Importância das Boas Ações no Mundo

A fábula "A Pomba e a Formiga" nos ensina uma lição valiosa sobre a importância das boas ações. Através da história da formiga e da pomba, somos convidados a refletir sobre o poder transformador da gentileza e da solidariedade.

As boas ações, por menores que pareçam, têm o potencial de gerar um efeito dominó, inspirando outras pessoas a praticarem o bem. Quando ajudamos alguém, não apenas aliviamos seu sofrimento, mas também fortalecemos os laços sociais e criamos um ambiente mais positivo e acolhedor.

Em um mundo cada vez mais individualista, cultivar o hábito de praticar boas ações é fundamental para construir uma sociedade mais justa e compassiva. Ao realizar atos de bondade, contribuímos para a construção de um futuro melhor para todos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário