terça-feira, 10 de dezembro de 2024

FÁBULA: A RAPOSA E A PARREIRA - COM GABARITO

 Fábula: A raposa e a Parreira

“É fácil desdenhar daquilo que não se alcança”

 

Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira, cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam, muito altos, em cima de sua cabeça. A raposa não podia resistir à tentação de chupar aquelas uvas, mas, por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las. Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e disse:

- Estão verdes...

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLypEPsRunX8hE7DF7pds1Yx6Z0SaeiyODrckNKPWQ1AL0-NK7RuhSvvAWSoYZgJrFcKfAW_Q0gRDpVkxY2WcXmMrnZ1-iN4JeyvFlqZ8e2IDiaZ-JwrvnUxHCndOp2O2Xi06w0fRWdGuf-He4kDZRTOLZNTUQBDhhvXT7Sj_ZA4SAr1KqR6W3rhP2fys/s1600/uva.jpg


Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( F  ) Percebe-se o discurso de aceitação perante os objetivos não realizados;

     b-( V  ) Percebe-se o discurso de frustração perante os objetivos não realizados;

     c-( F  ) Percebe-se o discurso de admiração ao objeto de desejo, mesmo face a impossibilidade de realizá-lo;

     d-( V   ) Percebe-se o discurso de desvalorização do objeto de desejo, face a impossibilidade de realizá-lo;

02-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- Que algumas pessoas convivem bem com a não realização de seus desejos;

     b- Que algumas pessoas lutam para conseguir realizar seus desejos;

     c- Que algumas pessoas desvalorizam o objeto de seu desejo, quando percebem que não podem alcançá-lo;

     d- Que algumas pessoas são ingratas.

03-Qual argumento representa desdenho?

      a- “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira...”

     b- “...cachos se penduravam, muito altos, em cima de sua cabeça”

     c- “Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos...”

     d- “- Estão verdes...”

04-O desdenho da raposa ocorreu, porque:

     a- a raposa estava faminta;

     b- as uvas estavam verdes;

     c- a raposa não alcançou as uvas;

     d- a parreira estava cheia de uvas.

05-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira...”, o adjetivo grifado qualifica/caracteriza qual substantivo?

    a- raposa;

    b- terreno;

    c- entrou;

    d- parreira.

06-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira...”, o verbo grifado pode ser substituído por qual outro verbo sem sofrer alteração do sentido?

     a- acontecia;

     b- ocorria;

     c- existia;

     d- plantava.

07-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira, cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam, muito altos, em cima de sua cabeça.”, o adjetivo grifado qualifica/caracteriza qual substantivo?

     a- parreira;

     b- uvas;

     c- cachos;

     d- cabeça.

08-No enunciado “Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e disse...”, o substantivo grifado foi qualificado positivamente:

      a- pelo adjetivo cansada;

      b- pelo verbo pular;

      c- pelo verbo olhou;

      d- pelo adjetivo apetitosos.

09-No enunciado “A raposa não podia resistir à tentação de chupar aquelas uvas, mas, por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las.”, a conjunção grifada é adversativa, pois:

      a- introduz um acontecimento negativo para personagem raposa, depois de mencionar uma expectativa negativa da raposa;

       b- introduz um acontecimento positivo para personagem raposa, depois de mencionar uma expectativa negativa da raposa;

      c- introduz um acontecimento positivo para personagem raposa, depois de mencionar uma expectativa positiva da raposa;

    d- introduz um acontecimento negativo para personagem raposa, depois de mencionar uma expectativa positiva da raposa.

10-Qual argumento revela desistência:

     a- “A raposa não podia resistir à tentação de chupar aquelas uvas”;

     b- “Cansada de pular...”;

     c- “- Estão verdes...”;

     d- “por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las”.

11-Produza um texto-discurso, refletindo e argumentando sobre o que você faria perante um desejo não realizado.

 Reflexão sobre Desejos Não Realizados

Diante de um desejo não realizado, é natural sentir frustração. A fábula da raposa nos mostra que, muitas vezes, reagimos de forma negativa, desvalorizando o que não podemos ter. No entanto, existem outras formas de lidar com essa situação.

Em vez de desdenhar ou mentir para si mesmo, podemos:

  • Aceitar a realidade: Nem sempre conseguimos tudo o que queremos. Aceitar essa verdade é um primeiro passo para superar a frustração.
  • Aprender com a experiência: As dificuldades podem ser oportunidades de aprendizado. A frustração pode nos impulsionar a buscar novos caminhos ou a desenvolver novas habilidades.
  • Redirigir o foco: Em vez de se concentrar no que não tem, podemos direcionar nossa energia para outras metas e objetivos.
  • Agradecer pelo que temos: Valorizar o que já conquistamos pode nos ajudar a manter uma perspectiva mais positiva.

A história da raposa nos ensina que a frustração é uma emoção humana e natural. No entanto, a forma como lidamos com ela define quem somos. Ao escolher a atitude correta, podemos transformar uma experiência negativa em uma oportunidade de crescimento.

 

 

 

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