“É fácil desdenhar
daquilo que não se alcança”
Uma raposa faminta
entrou num terreno onde havia uma parreira, cheia de uvas maduras, cujos cachos
se penduravam, muito altos, em cima de sua cabeça. A raposa não podia resistir
à tentação de chupar aquelas uvas, mas, por mais que pulasse, não conseguia
abocanhá-las. Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e
disse:
- Estão verdes...

Entendendo o texto
01-Marque (V) para
efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de
sentidos não pertinentes:
a-( F ) Percebe-se o discurso de aceitação perante
os objetivos não realizados;
b-( V ) Percebe-se o discurso de frustração perante
os objetivos não realizados;
c-( F ) Percebe-se o discurso de admiração ao objeto
de desejo, mesmo face a impossibilidade de realizá-lo;
d-( V )
Percebe-se o discurso de desvalorização do objeto de desejo, face a
impossibilidade de realizá-lo;
02-Qual a tese central defendida
no texto-discurso?
a- Que algumas pessoas convivem bem com a
não realização de seus desejos;
b- Que algumas pessoas lutam para
conseguir realizar seus desejos;
c- Que algumas pessoas desvalorizam o
objeto de seu desejo, quando percebem que não podem alcançá-lo;
d- Que algumas pessoas são ingratas.
03-Qual argumento
representa desdenho?
a- “Uma raposa faminta entrou num terreno
onde havia uma parreira...”
b- “...cachos se penduravam, muito altos,
em cima de sua cabeça”
c- “Cansada de pular, olhou mais uma vez
os apetitosos cachos...”
d- “- Estão verdes...”
04-O desdenho da raposa
ocorreu, porque:
a- a raposa estava faminta;
b- as uvas estavam verdes;
c- a raposa não alcançou as uvas;
d- a parreira estava cheia de uvas.
05-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira...”, o
adjetivo grifado qualifica/caracteriza qual substantivo?
a- raposa;
b- terreno;
c- entrou;
d- parreira.
06-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira...”, o
verbo grifado pode ser substituído por qual outro verbo sem sofrer alteração do
sentido?
a- acontecia;
b- ocorria;
c- existia;
d- plantava.
07-No enunciado “Uma raposa faminta entrou num terreno onde
havia uma parreira, cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam, muito altos, em cima de sua cabeça.”,
o adjetivo grifado qualifica/caracteriza qual substantivo?
a- parreira;
b- uvas;
c- cachos;
d- cabeça.
08-No enunciado
“Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e disse...”, o substantivo grifado foi qualificado
positivamente:
a- pelo adjetivo cansada;
b- pelo verbo pular;
c- pelo verbo olhou;
d- pelo adjetivo apetitosos.
09-No enunciado “A raposa não podia resistir à tentação de
chupar aquelas uvas, mas, por
mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las.”, a conjunção grifada é
adversativa, pois:
a- introduz um acontecimento negativo
para personagem raposa, depois de mencionar uma expectativa negativa da raposa;
b-
introduz um acontecimento positivo para personagem raposa, depois de mencionar
uma expectativa negativa da raposa;
c-
introduz um acontecimento positivo para personagem raposa, depois de mencionar
uma expectativa positiva da raposa;
d- introduz um
acontecimento negativo para personagem raposa, depois de mencionar uma
expectativa positiva da raposa.
10-Qual argumento
revela desistência:
a- “A raposa não podia resistir à tentação
de chupar aquelas uvas”;
b- “Cansada de pular...”;
c- “- Estão verdes...”;
d- “por mais que pulasse, não conseguia
abocanhá-las”.
11-Produza um
texto-discurso, refletindo e argumentando sobre o que você faria perante um
desejo não realizado.
Reflexão sobre Desejos Não Realizados
Diante de um desejo não realizado, é
natural sentir frustração. A fábula da raposa nos mostra que, muitas vezes,
reagimos de forma negativa, desvalorizando o que não podemos ter. No entanto,
existem outras formas de lidar com essa situação.
Em vez de desdenhar ou mentir para si
mesmo, podemos:
- Aceitar
a realidade: Nem
sempre conseguimos tudo o que queremos. Aceitar essa verdade é um primeiro
passo para superar a frustração.
- Aprender
com a experiência: As dificuldades podem ser oportunidades de aprendizado. A
frustração pode nos impulsionar a buscar novos caminhos ou a desenvolver
novas habilidades.
- Redirigir
o foco: Em
vez de se concentrar no que não tem, podemos direcionar nossa energia para
outras metas e objetivos.
- Agradecer
pelo que temos:
Valorizar o que já conquistamos pode nos ajudar a manter uma perspectiva
mais positiva.
A história da raposa nos ensina que a
frustração é uma emoção humana e natural. No entanto, a forma como lidamos com
ela define quem somos. Ao escolher a atitude correta, podemos transformar uma
experiência negativa em uma oportunidade de crescimento.
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