sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

FÁBULA: O LOBO E O CABRITINHO - NICÉAS ROMEO ZANCHETT - COM GABARITO

 FÁBULA: O LOBO E O CABRITINHO

                  Nicéas Romeo Zanchett

                    Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais. Sem nenhuma demora partiu correndo para pegá-lo. Mas o cabritinho, assustado e com muito medo, correu desesperadamente para salvar-se. Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo. Parou e disse: 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVGSfaymTRQq-_RzdIY6x6EBst9fCv_IqZygcOZZf-n16lioyDK0fVSMYPRnhyphenhyphenuRaw4AH3NWEbl7xfuenAv6odrlrmWTE1M8hIGnSWRpID7FXMq7IwD9e3a3eyjhnFrvdLC0FlFom0me49nIyxKV9-6L9jjgitou82KrPLvSh3YJS8Ti1XaSUB2XD0ezs/s1600/LOBO.jpg

     - Espere senhor lobo; já compreendi que não tenho como escapar de suas garras, mas antes de ser devorado quero lhe fazer um último pedido. 

                   - Está bem - disse o lobo - se for possível, vou atender o seu pedido. O que você quer? 

                   - É que eu gosto muito de música e sempre trago comigo uma gaitinha; gostaria que, antes de me devorar, alegre meus últimos momentos tocando a gaita para eu dançar. 

                   - Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome. 

                   O lobo começou a tocar e o cabritinho dançou alegremente, indo e vindo para todos os lados.

                   O cabritinho sabia que ali perto havia uma casa com cães pastores. Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente. 

                   O cabritinho voltou para casa a salvo e pensando: "Se tivesse ouvido o conselho da minha mãe, não teria me metido em encrencas. Nunca mais vou sair às escondidas". 

Moral da história: O conselho de nossos pais deve ser seguido, porque eles sempre querem o melhor para nós.

Nicéas Romeo Zanchett           

 

Entendendo o texto

 01: Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

      a-( V ) Percebe-se o discurso de crítica aos que praticam desobediência aos pais;

      b-( V ) Percebe-se o discurso do arrependimento por ter-se praticado ações indevidas;

      c-(  F  ) Percebe-se o discurso de que a família não se preocupa muito com os filhos;

      d-( F   ) Percebe-se o discurso de que os conselhos dos pais nem sempre são para o bem dos filhos.

 02: Qual a tese defendida no texto-discurso?

       a- deve-se ser esperto;

       b- deve-se tomar cuidado ao sair às escondidas;

       c- deve-se ouvir o conselho dos pais;

       d- deve-se fugir dos perigos.

03: O objetivo principal do texto-discurso é:

       a- transmitir ensinamento;

       b- provocar humor;

       c- informar;

       d- ironizar.

 04: O texto-discurso é predominantemente:

        a- injuntivo, pois dá instruções de como obedecer os pais;

        b- expositivo, pois apresenta uma teoria de como obedecer os pais;

        c- narrativo, pois conta uma história cuja moral é ensinar obedecer os pais;

        d- persuasivo, pois defende várias formas de convencer o leitor a obedecer os pais.

05: No enunciado Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais. Sem nenhuma demora partiu correndo para pegá-lo.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:

         a- lobo;

         b- dia; 

         c- pais;

         d- cabritinho.

 06: No enunciado “- É que eu gosto muito de música e sempre trago comigo uma gaitinha; gostaria que, antes de me devorar, alegre meus últimos momentos tocando a gaita para eu dançar.  - Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome.”, o pronome grifado foi empregado para não repetir a expressão:

        a- a música;

        b- o cabritinho;

        c- tocar a gaita para o cabritinho dançar;

        d- a fome do lobo.

07: No enunciado “Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome.”, a palavra grifada introduz:

       a- o modo da fome do lobo;

       b- o momento em que o lobo sentiu pressa;

       c- a intensidade da fome do lobo;

       d- a explicação sobre o fato do lobo estar com pressa.

08: Qual enunciado é citação em forma de discurso direto referente ao personagem cabritinho?

       a- “Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais.”

        b- “- Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome.”

        c- “- É que eu gosto muito de música e sempre trago comigo uma gaitinha...”

        d- “Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo”.

09: No enunciado “Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente.”, o advérbio grifado indica:

       a- o lugar que o lobo correu;

       b- o momento em que o lobo correu;

       c- o modo como o lobo correu;

       d- a intensidade em que o lobo correu.

10: No enunciado "Se tivesse ouvido o conselho da minha mãe, não teria me metido em encrencas.”, a conjunção grifada sugere:

      a- explicação do cabritinho frente ao ocorrido;

      b- hipótese do cabritinho frente ao ocorrido;

      c- comparação do cabritinho frente ao ocorrido;

      d- dúvida do cabritinho frente ao ocorrido.

11: No enunciado “Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente.”, a conjunção grifada:

        a- opõe-se ao que foi dito antes;

        b- explica o que foi dito antes;

        c- tece hipótese sobre o que foi dito antes;

        d- adiciona informação ao que foi dito antes.

12: No enunciado “Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente.”, o substantivo animais foi qualificado positivamente por:

         a- muito;  

         b- bravos;

         c- chegaram;

         d- lobo.

13: No enunciado “Mas o cabritinho, assustado e com muito medo, correu desesperadamente para salvar-se. Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo. Parou e disse:”, qual o sujeito dos verbos grifados?

         a- o lobo;

         b- o cabritinho e o lobo;

         c- o cabritinho;

         d- o narrador.

14: No enunciado “Dê-me essa tal gaita que tocarei.”, o verbo grifado revela:

       a- ação passada;

       b- ação presente;

       c- promessa de ação futura;

       d- ação sem momento definido no tempo.

15: No enunciado “Se tivesse ouvido o conselho da minha mãe, não teria me metido em encrencas.”, as variações verbais grifadas são conjugações de quais verbos dicionarizados no infinitivo?

        a- estar e ter, respectivamente;

        b- tiver e ter, respectivamente;

        c- tiver e tido, respectivamente;    

        d- ter e ter, respectivamente.

16: Assinale o enunciado em que está explícito o discurso do narrador:

        a- “Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo.”

        b- “- Espere senhor lobo; já compreendi que não tenho como escapar de suas garras”

         c- “Dê-me essa tal gaita que tocarei.”

         d- “...Nunca mais vou sair às escondidas.”.

17: No enunciado “O conselho de nossos pais deve ser seguido, porque eles sempre querem o melhor para nós.”,

a palavra grifada introduz:

          a- o modo de ouvir os pais;

          b- o momento correto de ouvir os pais;

          c- a intensidade da importância de se ouvir os pais;

          d- a explicação sobre a importância de se ouvir os pais.

18: No enunciado “Vamos logo com isso, porque estou com fome.”, o sujeito do verbo grifado é: 

      a- Nós (as pessoas);

      b- Nós (o lobo e os leitores);

      c- Nós ( o lobo e o cabritinho);

      d- Nós (o lobo, o cabritinho e os leitores).

19: No enunciado “Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo.”, a conjunção grifada aponta:

      a- finalidade do cabritinho dialogar com o lobo;

      b- momento em que o cabritinho dialoga com o lobo;

      c- intensidade com que o cabritinho dialoga com o lobo.

20: No texto-discurso em análise, a personagem lobo simboliza:

        a- as pessoas perigosas que há no mundo;

        b- as pessoas insensíveis que há no mundo;

          c- as pessoas espertas que há no mundo;

          d- obstáculo da vida.

21: No texto-discurso, percebe-se oposição político-moral aos que:

          a- obedecem os pais;

          b- desobedecem os pais;

          c- perseguem os inocentes.

22: Produza um texto-discurso refletindo sobre o TEMA - Qual a importância do conselho dos pais na nossa vida?

 Sugestão de texto:

O conselho dos pais, como nos ensina a fábula "O Lobo e o Cabritinho", é um farol que guia nossos passos, especialmente na juventude. A experiência e o amor que nossos pais nutrem por nós os tornam os melhores conselheiros, capazes de antever perigos e oferecer orientações valiosas.

Ao desconsiderar os conselhos paternos, corremos o risco de nos envolver em situações perigosas e tomar decisões precipitadas. A história do cabritinho serve como um lembrete de que a desobediência pode ter consequências sérias.

É fundamental cultivar um diálogo aberto e respeitoso com nossos pais, buscando compreender seus pontos de vista e valorizar sua sabedoria. Ao seguir seus conselhos, demonstramos gratidão e respeito, além de aumentar nossas chances de fazer escolhas mais acertadas.

Em suma, o conselho dos pais é um tesouro inestimável que devemos guardar com carinho e colocar em prática em nosso dia a dia. Ao valorizar a experiência e a sabedoria de nossos progenitores, construímos um futuro mais seguro e promissor.

 

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