sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

DISCURSO DE ACONSELHAMENTO: COMO MELHORAR SUA AUTOESTIMA (PARA ADOLESCENTES) - COM GABARITO

 DISCURSO DE ACONSELHAMENTO: Como Melhorar sua Autoestima (para Adolescentes)

Ser um adolescente é difícil. Tudo e todos, às vezes, parecem estar contra você, além de parecerem melhores do que qualquer coisa que você consiga ser. Mas com um pouco de esforço, você pode se sentir melhor. Você precisará ter autoconfiança para que consiga ir em frente. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-91o3zw1KkZfEfhiIgG0H23OBiwtKsWuhyphenhyphenrG55ZXf3cJxnrjJ1_x4g-8tQjNcyejucBMMlklAF3QdrkTU1VA7gV3qic4nEePuhN_OBtYt8rchkcL0mDHRQ_7XzRSBn4ETSBvIVSqJCPJLRWw1n4x2swkCq7i8f8-vEg2lVbHlp9rz-82khpuWU6ha0fw/s1600/JOVENS.jpg


Método1: Crie Motivos para Se Orgulhar 

1-Foque em experiências e não nas aparências. Ficar preso às aparências não é bom para a autoestima de ninguém. Nossa aparência física muda rapidamente, pode ser afetada negativamente por muitas coisas, além de as definições de beleza variarem de pessoa para pessoa. Escolha algo mais estável para se orgulhar: experiência e realizações, coisas que ninguém pode tirar de você. 

2-Dê oportunidades para suas realizações. Faça coisas em sua vida das quais se orgulhe. Esso é um bom conselho para pessoas de qualquer idade. Se conhece alguém que parece que faz tudo o que você sente vontade de fazer, faça essas coisas também. Há muitas coisas diferentes para fazer, portanto escolha algo que você acha que seja importante. Dessa forma, você conseguirá aumentar sua autoestima.

Aprenda a tocar um instrumento. Escolha um que sempre quis tocar e aprenda. Você terá um sentimento muito bom de realização e felicidade. Você precisará de tempo e esforço, mas conseguirá encontrar um curso facilmente em seu bairro ou na escola.

Viaje. Viaje pelo mundo e conheça as coisas que acha interessantes. Isso não precisa ser caro. Você pode economizar se ficar em albergues, viajar de ônibus ou de carona, ou mesmo fugindo de preços altos das passagens aéreas. Existem muitas coisas surpreendentes para conhecer mais perto do que você imagina ou de graça. Viajar não só fará com que você tenha mais histórias para contar, mas também aumentará sua confiança.

Aprenda uma arte ou um esporte. Decidir o que aprender dependerá de você, se é uma pessoa mais física ou mental. No entanto, ambos demandam tempo e muita prática. Você pode assistir às aulas, mas aprenderá mais quando fizer, principalmente se fizer com outras pessoas. Praticar esportes ou fazer algum trabalho de arte será uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e interagir com elas, pois fazer essas atividades em grupo é muito mais divertido do que sozinho.

Dedique-se à escola. Tire notas melhores e faça aulas extras. Você se sentirá bem, mas isso também ajudará em sua vida. Você terá melhores oportunidades para ganhar dinheiro e terá empregos com os quais se sentirá muito mais satisfeito, caso se dedique aos estudos e frequente uma universidade.

3-Tenha responsabilidades.  

Essa é uma ótima forma de ter mais autoestima e confiança. Fazendo coisas importantes, você poderá garantir que é uma pessoa capaz e também provará a você mesmo que tem um papel positivo no mundo.

Arrume um emprego. Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará. Pense em conseguir um emprego que ajude as outras pessoas, como um atendente de uma enfermaria ou um empacotador. Você se sentirá bem com o que estiver fazendo.

Seja um voluntário para melhorar sua autoestima. Você precisará fazer coisas importantes para outras pessoas, além de conseguir trabalhar suas habilidades. Você pode trabalhar em uma cozinha do bairro, ajudar a construir casas ou começar um grupo de voluntariado para ajudar em um assunto que seja importante para você. Esse tipo de experiência costuma ajudar bastante em seu currículo no futuro.

Ajude outros alunos. Usar sua experiência para ajudar outros adolescentes ou alunos mais novos fará com que você se sinta muito melhor. Você pode ajudar os alunos de sua escola ou de uma outra escola mais carente. Assim, você ajudará aqueles que precisam mais.

In: http://pt.wikihow.com/Melhorar-sua-Autoestima-(para-Adolescentes)

Entendendo o texto

01-Marque (V) para os efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso acima e (F) para os efeitos de sentidos não pertinentes

     a-(  F  ) percebe-se o discurso de que não é preciso se esforçar para melhorar a autoestima

     b-( F ) percebe-se o discurso de preferência pelas aparências, ao invés de experiências

      c-( V ) percebe-se o discurso de que a aparência não é o melhor critério para desenvolver a autoestima, pois nossa aparência muda muito

     d-( V ) percebe-se o discurso de que tocar um instrumento ajuda melhorar a autoestima

     e-( V  ) percebe-se o discurso de que praticar esportes ajuda melhorar a autoestima

     f-( F  ) percebe-se o discurso de que fazer viagens não contribui para autoestima

     g-( V  ) percebe-se o discurso de que fazer algum tipo de arte melhora a autoestima

     h-( V ) percebe-se o discurso de que dedicação à escola contribui com a autoestima

     i-( V )percebe-se o discurso de que assumir responsabilidades contribui para melhorar a autoestima

     j-(  F  ) percebe-se o discurso de que arrumar um emprego atrapalha a autoestima, pois jovem não pode trabalhar

     k-( V ) percebe-se o discurso de que fazer trabalho voluntário, ajudando outras pessoas melhora a autoestima, pois faz o jovem se sentir importante e útil

     l-( V ) percebe-se o discurso de que ajudar outros jovens na escola melhora a autoestima

02-Nos trechos “Escolha algo mais estável para se orgulhar...”; “Faça coisas em sua vida...”; “Aprenda a tocar um instrumento.”; “Viaje.”; “Aprenda uma arte ou um esporte.”; “Dedique-se à escola. Tire notas melhores e faça aulas extras.”; “Arrume um emprego.”; “Seja um voluntário”; “Ajude outros alunos.”, OS VERBOS GRIFADOS SÃO INJUNTIVOS, isto é, DÃO CONSELHOS de modo imperativo:

       a- para o autor;

       b- para o leitor jovem;

       c- para o leitor idoso;

       d- para qualquer tipo de leitor

03-No trecho “Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará.”, a conjunção grifada sugere:

      a- alternativa/opção;

      b- comparação;   

      c- tempo;

      d- lugar

04- No trecho “Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará.”, a conjunção grifada:

     a- introduz uma conclusão sobre a importância de se um arrumar emprego;

      b- adiciona uma outra vantagem de se arrumar um emprego;  

      c- contrapõe à ideia de se arrumar um emprego;

     d- nenhuma das explicações anteriores.

05-No trecho “Tire notas melhores e faça aulas extras.”, a conjunção grifada:

     a- introduz uma oposição ao conselho dado anteriormente;

     b- introduz uma conclusão para o conselho dado anteriormente;

     c-  introduz a adição de outro conselho além do que foi dado anteriormente;

     d- nenhuma das explicações anteriores

06- No trecho: “Praticar esportes ou fazer algum trabalho de arte será uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e interagir com elas, pois fazer essas atividades em grupo é muito mais divertido do que sozinho.”, a conjunção grifada:

      a- introduz uma oposição à ideia de interagir com as pessoas;

      b- introduz uma explicação/justificativa sobre a importância de se interagir com as pessoas;

      c- introduz a adição de uma informação nova além da informação de interagir com as pessoas;

      d- nenhuma das explicações anteriores

07-No trecho: “Ser um adolescente é difícil. Tudo e todos, às vezes, parecem estar contra você, além de parecerem melhores do que qualquer coisa que você consiga ser. Mas com um pouco de esforço, você pode se sentir melhor.”, a conjunção grifada:

      a- explica porque é difícil ser adolescente;

      b- conclui porque é difícil ser adolescente;

      c- adiciona outra dificuldade em ser adolescente;

      d- ressalta que apesar das dificuldades em ser adolescente, ainda há algo a fazer para superar essas dificuldades.

08-No trecho: “Você precisará ter autoconfiança para que consiga ir em frente.”, a conjunção grifada:

     a- aponta a finalidade de se ter autoconfiança;

     b- contradiz a importância de se ter autoconfiança;

     c- apresenta alternativa além de se ter autoconfiança;

     d- mostra o modo adequado de se ter autoconfiança.

09-A quem se refere o pronome você usado várias vezes no texto-discurso?

O pronome "você" se refere ao adolescente leitor do texto. O texto é direcionado diretamente ao público adolescente, oferecendo conselhos e sugestões para melhorar a autoestima.

10-Em sua postura crítica, você acha válidos, corretos, pertinentes os conselhos dados aos adolescentes? Se sim ou se não, justifique sua resposta.

Os conselhos dados aos adolescentes são válidos e pertinentes. As sugestões apresentadas no texto são baseadas em princípios psicológicos e sociais que podem auxiliar os adolescentes a desenvolverem uma autoestima mais saudável. Atividades como praticar esportes, aprender um instrumento, viajar e ajudar outras pessoas são comprovadamente benéficas para o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal.

11-Extraia do texto três argumentos sugeridos para melhorar a autoestima dos jovens.

Três argumentos sugeridos para melhorar a autoestima dos jovens:

Foco em experiências e realizações: Em vez de se preocupar com a aparência, os adolescentes devem buscar experiências e conquistas que lhes proporcionem um senso de realização e orgulho.

Assumir responsabilidades: Ao assumir responsabilidades, os adolescentes desenvolvem habilidades e amadurecem, o que contribui para uma maior autoestima.

Ajudar outras pessoas: O voluntariado e a ajuda ao próximo proporcionam uma sensação de propósito e contribuem para o bem-estar emocional.

12-Produza um texto-discurso aconselhando outros adolescentes sobre o que poderia ser feito, segundo sua opinião, para melhorar a autoestima. Dê um título ao seu texto.

Título: Você é capaz de mais!

Ser adolescente é como navegar em um mar de emoções, dúvidas e incertezas. Às vezes, pode parecer que o mundo está contra você e que você nunca será bom o suficiente. Mas a verdade é que você é capaz de muito mais do que imagina!

A autoestima é como um músculo: quanto mais você a exercita, mais forte ela fica. E a boa notícia é que você tem o poder de fortalecê-la a cada dia. Experimente coisas novas, saia da sua zona de conforto e celebre suas conquistas, por menores que sejam.

Lembre-se: a felicidade não está nas aparências, mas sim nas experiências que você vive. Viaje, aprenda algo novo, faça amigos, ajude o próximo. Quanto mais você se conectar com o mundo e com as pessoas ao seu redor, mais você se sentirá realizado e confiante.

Acredite em si mesmo e no seu potencial. Você é único e especial, e merece todo o amor e respeito do mundo. Comece hoje mesmo a construir a melhor versão de si mesmo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário