TEXTO: TODOS IGUAIS EM NOSSAS DIFERENÇAS
Edson Gabriel Garcia
Não há nada mais triste
para uma pessoa do que se sentir menosprezada.
Não há como se sentir
igual a todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma
pessoa de segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.
Pessoas discriminadas
sentem-se diminuídas, abaladas em sua autoestima. Olham no espelho e pensam: “não
sou bonita, mas sou importante, não tenho qualidades, os outros não me
reconhecem como alguém de valor”.
Isso leva a algumas
consequências e dolorosas: a pessoa perde a autoconfiança em si mesma; a pessoa
se entristece; a pessoa passa a pensar que tem menos valor, menos inteligência,
menos capacidade; a pessoa acaba por se incomodar, ser infeliz e acostumar-se
ao fracasso.
Coisas assim não podem
acontecer. Cada um, do seu jeito, tem o direito de ser diferente e crescer
valorizado em sua diferença.
Somos todos iguais em
nossas diferenças.
Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º
ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos
iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed.
São Paulo: FTD, 2018, p.114-9.
Entendendo o texto
Preconceito.
02. Em sua opinião, esse
tema está ultrapassado ou continua atual?
Resposta pessoal.
Espera-se que os
alunos respondam que o tema continua atual, pois o preconceito ainda é presente
no dia a dia. Ele aparece muitas vezes disfarçado de brincadeiras ou está escondido
em uma falsa atitude de carinho.
03. Alguma pessoa próxima a
você já passou por situação difícil, sendo discriminada em razão de algum preconceito?
Conte o que aconteceu e qual foi a reação da pessoa.
Resposta pessoal.
04. Você concorda com a
ideia de que Todos somos iguais em nossas diferenças?
Resposta pessoal.
05. Escreva:
a) o ponto de vista
defendido no texto, ou seja, a opinião do autor do texto sobre o assunto.
O ponto de vista
defendido no texto é de que a discriminação e o preconceito são inadmissíveis.
b) dois argumentos usados
para defender esse ponto de vista.
O preconceito não
deve acontecer, pois ele causa infelicidade e baixa autoestima nas pessoas.
Além disso, cada um
tem o seu jeito de ser e o direito de ser diferente e crescer valorizado em sua
diferença.
06. Releia o quarto
parágrafo, observando a função da palavra isso.
Essa palavra se refere a:
a) algo que já foi dito no texto.
b) algo que ainda será dito
no texto.
07. Releia o segundo
parágrafo.
Não há como se sentir igual a
todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma pessoa
da segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.
·
O que você entendeu por:
a) pessoa de segunda classe?
Espera-se que os
alunos concluam que a expressão refere-se a uma pessoa considerada inferior aos
olhos de outra.
b) estar dentro dos
padrões?
Espera-se que
associem a expressão a estar dentro do que a sociedade convencional como modelo
ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário