Reportagem: De outros jeitos
Carla Caruso
As crianças que não enxergam aprendem o alfabeto Braille para
poder ler e estudar nos livros escritos nesse código [...]. Como qualquer
pessoa, um deficiente visual tem a necessidade de estímulos, de estar atento e
curioso ao mundo que o rodeia. Claro que seu aprendizado acontece por meio dos
outros sentidos. Uma criança bem pequena que tem a visão normal aprende muitas
coisas apenas pela observação e pela imitação, como a abertura de uma torneira,
por exemplo. A criança observa e percebe todo o mecanismo da abertura de uma
torneira feito por uma pessoa. Depois tentará imitar o que viu até conseguir
fazer o mesmo. Uma criança pequena com deficiência visual não vê, porém ouve o
barulho e pode colocar a mão. Ela pode demorar mais para compreender o
mecanismo de torneira. É outro tempo de aprendizagem. E assim acontece com
muitas coisas do dia a dia.
[...]
Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º
ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos
iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed.
São Paulo: FTD, 2018, p.182-3.
Entendendo o texto
01.
Quem geralmente lê reportagem?
Pessoas interessadas em se informar sobre determinado assunto.
02.
Onde
é comum encontrar reportagens publicadas?
Em jornais, revistas, rádio, televisão, internet.
03.
A
seguir são apresentadas algumas características comuns das reportagens.
Assinale
com X apenas aquelas que estão presentes na reportagem
a)
Apresenta
gráficos.
b)
Apresenta foto.
c)
O
jornalista não revela seu ponto de vista sobre o tema.
d)
As informações sobre o tema ou acontecimento são detalhadas.
e)
Há
depoimento de especialista no assunto.
f)
Há depoimento de outras pessoas não especializadas.
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