Política de Privacidade

domingo, 11 de dezembro de 2022

TEXTO: TODOS IGUAIS EM NOSSAS DIFERENÇAS - EDSON GABRIEL GARCIA - COM GABARITO

 TEXTO: TODOS IGUAIS EM NOSSAS DIFERENÇAS

               Edson Gabriel Garcia

        Não há nada mais triste para uma pessoa do que se sentir menosprezada.

         Não há como se sentir igual a todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma pessoa de segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.

         Pessoas discriminadas sentem-se diminuídas, abaladas em sua autoestima. Olham no espelho e pensam: “não sou bonita, mas sou importante, não tenho qualidades, os outros não me reconhecem como alguém de valor”.

          Isso leva a algumas consequências e dolorosas: a pessoa perde a autoconfiança em si mesma; a pessoa se entristece; a pessoa passa a pensar que tem menos valor, menos inteligência, menos capacidade; a pessoa acaba por se incomodar, ser infeliz e acostumar-se ao fracasso.

          Coisas assim não podem acontecer. Cada um, do seu jeito, tem o direito de ser diferente e crescer valorizado em sua diferença.

          Somos todos iguais em nossas diferenças.

 Edson Gabriel Garcia. O jeito de cada um: iguais e diferentes. São Paulo:FTD,2001. p.40.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.114-9.

Entendendo o texto

 01. Qual é o tema tratado no texto?

Preconceito.

02. Em sua opinião, esse tema está ultrapassado ou continua atual?

Resposta pessoal.

Espera-se que os alunos respondam que o tema continua atual, pois o preconceito ainda é presente no dia a dia. Ele aparece muitas vezes disfarçado de brincadeiras ou está escondido em uma falsa atitude de carinho.

03. Alguma pessoa próxima a você já passou por situação difícil, sendo discriminada em razão de algum preconceito? Conte o que aconteceu e qual foi a reação da pessoa.

Resposta pessoal.

04. Você concorda com a ideia de que Todos somos iguais em nossas diferenças?

Resposta pessoal.

05.  Escreva:

a)   o ponto de vista defendido no texto, ou seja, a opinião do autor do texto sobre o assunto.

O ponto de vista defendido no texto é de que a discriminação e o preconceito são inadmissíveis.

b)   dois argumentos usados para defender esse ponto de vista.

O preconceito não deve acontecer, pois ele causa infelicidade e baixa autoestima nas pessoas.

Além disso, cada um tem o seu jeito de ser e o direito de ser diferente e crescer valorizado em sua diferença.

06. Releia o quarto parágrafo, observando a função da palavra isso.

Essa palavra se refere a:

a)   algo que já foi dito no texto.

b)   algo que ainda será dito no texto.

07. Releia o segundo parágrafo.

     Não há como se sentir igual a todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma pessoa da segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.

·        O que você entendeu por:

a)   pessoa de segunda classe?

Espera-se que os alunos concluam que a expressão refere-se a uma pessoa considerada inferior aos olhos de outra.

b)   estar dentro dos padrões?

Espera-se que associem a expressão a estar dentro do que a sociedade convencional como modelo ideal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário