Música(Atividades): O
cacau é show
É tão doce sonhar
E recordar a própria história
Eu, que já fui dádiva celestial
Em misteriosas civilizações
Fui batizado de cacau
Caminhei entre Maias e Astecas
Consagrei o meu “valor”
Caí na graça e no gosto
Na taça do imperador
A nobreza da Europa, eu conheci
E num tal “mexe-mexe”, eu me vi
Ganhei um gosto especial
A mistura “deu carnaval”!
Sou rei entre os presentes
Se for falar de paixão
Nos sentidos dessa gente
Posso tocar um coração
Agradeço a cada sonhador
Que me deu forma, brilho e cor
Estou aqui pra festejar
Hoje sou o símbolo da vida,
Renasci nessa avenida
Na escolha popular
Tá na boca do povo:
“O Cacau é Show”!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!
E recordar a própria história
Eu, que já fui dádiva celestial
Em misteriosas civilizações
Fui batizado de cacau
Caminhei entre Maias e Astecas
Consagrei o meu “valor”
Caí na graça e no gosto
Na taça do imperador
A nobreza da Europa, eu conheci
E num tal “mexe-mexe”, eu me vi
Ganhei um gosto especial
A mistura “deu carnaval”!
Sou rei entre os presentes
Se for falar de paixão
Nos sentidos dessa gente
Posso tocar um coração
Agradeço a cada sonhador
Que me deu forma, brilho e cor
Estou aqui pra festejar
Hoje sou o símbolo da vida,
Renasci nessa avenida
Na escolha popular
Tá na boca do povo:
“O Cacau é Show”!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!
COMPOSITORES DO
SAMBA-ENREDO: Armênio Poesia, Aquiles da Vila,
Chanel, Mauricio
Paiva, Boldrini e Fred Viana.
Entendendo a canção:
01 – O que está sendo contado na letra desse samba?
A história do
chocolate, embora o termo que mais apareça seja “cacau”, que é matéria-prima do
chocolate.
02 – Percebam que há rimas e
versos curtos na letra do samba. Por que vocês acreditam que esses recursos
foram utilizados?
Por ser um
samba-enredo, há a necessidade de que ele seja memorizado facilmente pelo
público, a fim de que este possa cantá-lo quase que instantaneamente no momento
do desfile. As rimas e os versos curtos auxiliam essa memorização.
03 – Analisem este verso:
Consagrei o meu “valor”. Quais outras expressões confirmam essa “consagração”,
ao longo dos versos?
Dádiva celestial,
sou rei entre os presentes, sou símbolo da vida, o cacau é show.
04 – Reparem que, no início,
no meio e ao final da canção, os autores empregam as palavras doce, gosto
especial e sabor.
a)
A qual dos sentidos humanos elas estão
relacionadas?
Está relacionada ao paladar.
b)
Qual o efeito que isso causa?
O prazer que a ele
se associa.
05 – Releia a letra do samba e numere seus versos:
O sexto verso diz: Caminhei entre Maias e
Astecas.
O décimo verso diz: A nobreza da Europa
eu conheci.
O samba diz que o chocolate
caminhou entre os povos do “Novo Mundo”, isto é, da América; então, é possível
concluir que:
(X) Maias e Astecas conheciam o
chocolate, portanto o cacau é planta nativa da América.
( ) Europeus trouxeram o chocolate para a
América.
(X) O chocolate foi levado da América
para a Europa.
06 – A história do chocolate
foi contada pelos compositores em forma de samba-enredo. Para escrever essa
letra, eles tiveram de pesquisar textos informativos sobre esse assunto. Em que
tipo de material é provável que eles tenham buscado as informações?
( ) Livros de poemas.
(X) Revistas.
(X) Enciclopédias.
(X) Internet.
( ) Livros de contos de fadas.
( ) Rótulos de chocolates.
07 – Em que ano a escola de
samba Rosas de Ouro desfilou cantando o samba que você leu e ouviu? Faz quantos
anos que aconteceu esse desfile?
Foi em 2010;
dependerá do ano em que se esteja realizando esta análise.
08 – Quantos compositores
trabalharam na composição da letra e da melodia do samba? Quem interpretou?
Foram seis compositores. E interpretou o
samba, foi Darlan Alves Carneiro.
09 – Você concorda com a
afirmação de eu O cacau é show? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário