domingo, 2 de dezembro de 2018

FILME(ATIVIDADES): INTOCÁVEIS - ERIC TOLEDANO, OLIVIER NAKACHE - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): INTOCÁVEIS

Data de lançamento 31 de agosto de 2012 (1h 52min)
Gênero Comédia
Nacionalidade França

SINOPSE E DETALHES
Não recomendado para menores de 14 anos
        Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Entendendo o filme:
01 – Que contrastes podemos observar entre Philippe e Driss?
      Philippe é branco, rico, bem educado, deficiente físico e conhece pessoas da alta sociedade. Já Driss é negro, pobre, com educação limitada, tem ótimo porte físico, conhece pessoas marginais e foi presidiário.

02 – Por que Philippe contratou Driss e acabou gostando muito de seu trabalho de assistente pessoal?
      Ele queria uma pessoa diferente dos que já haviam cuidado dele, e por isso viu em Driss uma coisa diferente, um desafio. E gostou principalmente do fato de Driss não ter pena ou compaixão pra com ele, e o trata como uma pessoa normal, sem deficiência, como na cena do celular. 

03 – De que maneira o trabalho com Philippe mudou a vida de Driss?
      Ele mostrou para Driss que o dinheiro não é tudo, que todas as famílias tem problemas e que a vida pode ser diferente se realmente quisermos. 

04 – Que valor ou valores éticos são mostrados no filme? Justifique.
      Aqui depende muito da sua interpretação, eu vi honra, perseverança, forca, mudança de paradigmas, amizade e respeito. Mas cada pessoa vai ver de uma forma diferente e por suas razões. 

05 – Conforme o filme, como podemos lidar com as “diferenças” e encarar nossos “limites”?
      Diferentes todos somos, mas sempre temos algo em comum enquanto humanos, sempre queremos coisas parecidas e ficamos tristes por motivos semelhantes. Nossos limites vão além do nosso corpo, ou nossa posição social, ou nosso passado, e sempre, sempre podemos ser e fazer melhor!

06 – De acordo com o dicionário, CARÁTER significa:
      Conjunto de traços psicológicos da individualidade. (Latim character, -eris, sinal, marca) substantivo masculino.

07 – Escreva suas IMPRESSÕES sobre a cena em que Driss dança na festa de aniversário de Philippe, de modo a enfatizar a reação de Philippe:
      Resposta pessoal do aluno

Um comentário: