quarta-feira, 17 de abril de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): FEITO PRA ACABAR - MARCELO JENECI - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): Feito Pra Acabar

             Marcelo Jeneci

Quem me diz
Da estrada que não cabe onde termina
Da luz que cega quando te ilumina
Da pergunta que emudece o coração

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_HohUySE_Ow39nOoeDat-cqbpx1JtMIwpYkIgW6r-H3YZ02db53bMNvl5ykuZyuxx8ahJIJf6-s4516xW4_UPl2tUpf1s1cIjS4SU-uTaAf4rE5ATYXXowcsBtsKHH_Uui2tNQdGvK1SyDrD2V8Y65ihcPHjOVI6a4fcQ7nEKjHbRBQNs7AMcmyGP3wI/s1600/Capa_de_Feito_pra_Acabar.jpg


Quantas são
As dores e alegrias de uma vida
Jogadas na explosão de tanta vida
Vezes tudo que não cabe no querer

Vai saber
Se olhando bem no rosto do impossível
O véu, o vento o alvo invisível
Se desvenda o que nos une ainda assim

A gente é feito pra acabar
A gente é feito pra dizer que sim
A gente é feito pra caber no mar
E isso nunca vai ter fim.

Composição: Marcelo Jeneci / José Miguel Wisnik / Paulo Neves. Int.: Marcelo Jeneci. In: JENECI, Marcelo. Feito pra acabar. Rio de Janeiro: Som Livre, 2010. Faiaxa 13.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 87.

Entendendo a música:

01 – Analisando a letra dessa canção, constatamos que ela apresenta uma estrutura paralelística. Extraia do texto exemplos de paralelismo, tanto em relação à forma quanto em relação ao conteúdo.

      As três primeiras estrofes são estruturadas de maneira semelhante, iniciando por versos curtos (forma), que sugerem um questionamento sobre a experiência humana (conteúdo). No último quarteto, repete-se a estrutura “A gente é feito pra” (forma), e ele é construído a partir de constatações sobre a condição humana (conteúdo).

02 – No primeiro quarteto, o eu lírico propõe reflexões sobre a vida. discuta com seus colegas e traduza algumas dessas reflexões. Atente para as metáforas presentes nos versos: estrada, luz, pergunta e coração.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestões: “estrada” como metáfora do percurso de uma vida, o qual, muitas vezes, é tão intenso que parece não caber numa só existência; “luz” como metáfora da intensidade, do desejo que, quando surge, pode cegar.

03 – O segundo quarteto é estruturado a partir de duas figuras de linguagem, a hipérbole (exagero na expressão) e a antítese (associação de ideias contrárias).

a)   Explique como elas foram construídas na estrofe.

A hipérbole é construída a partir da ideia de que as dores e alegrias que marcam a existência humana, quando multiplicadas pelas muitas vidas que existem, são infinitas. A antítese se constrói a partir da oposição entre “dores” e “alegrias”.

b)   Qual o efeito expressivo dessas figuras de linguagem no texto em estudo?

Utilizando uma hipérbole, o eu lírico mostra que são infinitas as dores e alegrias que caracterizam a existência de todo e qualquer ser humano. A antítese serve para sugerir que não existe vida humana em que predomine exclusivamente a dor ou a alegria. a experiência humana é ampla e nela cabem dores e delícias, vida e morte, amor e ódio, etc.

04 – O que o eu lírico “desvenda”? Se necessário, releia a terceira e a quarta estrofes.

      O eu lírico “desvenda” que a vida é finita e que se morre, mas afirma que é necessário viver com intensidade e não se furtar às experiências, além de defender que é preciso reservar espaço para o risco, para a poesia e para o desconhecido.

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