segunda-feira, 21 de novembro de 2022

ARTIGO CIENTÍFICO: BIG-BANG: COMO TUDO COMEÇOU - COM GABARITO

 ARTIGO CIENTÍFICO: BIG-BANG: COMO TUDO COMEÇOU

            Você já deve ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas? Ou olhado para a Terra e perguntado de onde vieram as rochas, os animais, as plantas e os seres humanos. Para os cientistas, tudo o que existe no Universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de “sopa” quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.

           Essa bolha era formada de partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de big-bang, expressão em inglês que quer dizer “Grande Explosão”. À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Quando o Universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius! Com o tempo, as partículas também começaram a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram se juntando e formando átomos cada vez mais pesados.

            Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza, e os de hélio. Esses elementos se misturaram, formaram nuvens, e uma parte delas gerou estrelas. Os elementos mais complexos que o hélio foram formados pelas estrelas. Outra parte dessa nuvem que produziu as estrelas formou um tipo de “disco”, girando em torno delas. Nesses discos, surgiram “pelotas” que cresceram até virarem planetas e seus satélites.

            [...] Inicialmente, os planetas eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que se resfriasse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os bichos, as plantas e o homem.

             Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do big-bang. [...]

              Há outras teorias para explicar a origem do Universo, mas por enquanto o big-bang é a teoria mais aceita. [...]

 SODRÉ JR, Laerte. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em:http://chccienciahoje.oul.com.br/big-bang-como-tudo-comecou/

Acesso em: 11 maio 2018.

Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.7º ano Caderno 4 p.56-7.

Entendendo o texto

O texto que você leu é um artigo de divulgação científica, cujo objetivo é apresentar ao leitor, de maneira mais acessível, uma teoria científica complexa, como é o caso da teoria do big-bang.

 01. Qual é a explicação científica dada para a origem dos planetas, do Sol e das estrelas?

Para os cientistas, tudo o que existe no Universo veio de uma bolha muito quente, que começou a crescer e depois a esfriar, dando origem a toda a matéria que conhecemos.

02. Para que público esse texto foi escrito? Explique.

Esse texto foi escrito especialmente para crianças, já que foi publicado em uma revista destinada a esse público, o que é percebido pela linguagem simplificada, de fácil entendimento.

03. Associe as características dos gêneros mito e artigo de divulgação científica.

A.  Mito.

B.  Artigo de divulgação científica

(  A  )   (  B  ) Fruto do desejo de conhecer e de responder a questões como: De onde viemos?

(  B  )    (      ) Recorre à razão e à pesquisa.

(      )    (  B  ) Recorre à imaginação e ao sobrenatural.

04. Você conhece outra teoria que explica a origem do Universo? Faça uma pesquise ou converse com seu professor de Ciências a respeito do assunto, anote as informações encontradas e compartilhe-as com os colegas.

Resposta pessoal.

05. Nestas passagens extraídas do texto, as palavras destacadas contêm prefixos e sufixos. Destaque-os, determinando-lhes o significado. Se necessário, consulte a lista apresentada anteriormente:

[...] chegaríamos a uma partícula indivisível! [...]

[...] os cientistas descobrem outras que tinham passado despercebidas.

Partícula: sufixo diminutivo -cula; indivisível: prefixo in- com sentido de negação; sufixo -vel, com sentido de “que se pode”; cientistas: sufixo -istas, exprime profissão; Despercebidas: prefixo des-,  com sentido de negação.

 

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