ARTIGO CIENTÍFICO: BIG-BANG: COMO TUDO COMEÇOU
Essa bolha era formada de partículas
de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o
tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de
todas as coisas de big-bang, expressão em inglês que quer dizer “Grande
Explosão”. À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem
mais fria. Quando o Universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da
bolha era de 10 mil graus Celsius! Com o tempo, as partículas também começaram
a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram se
juntando e formando átomos cada vez mais pesados.
Os primeiros átomos a surgir foram
os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza, e os de hélio.
Esses elementos se misturaram, formaram nuvens, e uma parte delas gerou
estrelas. Os elementos mais complexos que o hélio foram formados pelas
estrelas. Outra parte dessa nuvem que produziu as estrelas formou um tipo de “disco”,
girando em torno delas. Nesses discos, surgiram “pelotas” que cresceram até
virarem planetas e seus satélites.
[...] Inicialmente, os planetas
eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se
formou. Foram necessários milhões de anos para que se resfriasse. Isso permitiu
a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as
primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os bichos, as plantas e o
homem.
Mas nem todos os cientistas
concordam sobre detalhes do big-bang. [...]
Há outras teorias para explicar a
origem do Universo, mas por enquanto o big-bang é a teoria mais aceita. [...]
Acesso em: 11 maio
2018.
Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.7º ano Caderno 4 p.56-7.
Entendendo o texto
O texto que você leu é um artigo de divulgação científica, cujo
objetivo é apresentar ao leitor, de maneira mais acessível, uma teoria
científica complexa, como é o caso da teoria do big-bang.
Para os cientistas,
tudo o que existe no Universo veio de uma bolha muito quente, que começou a
crescer e depois a esfriar, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
02. Para que público esse
texto foi escrito? Explique.
Esse texto foi
escrito especialmente para crianças, já que foi publicado em uma revista
destinada a esse público, o que é percebido pela linguagem simplificada, de
fácil entendimento.
03. Associe as
características dos gêneros mito e artigo de divulgação científica.
A. Mito.
B. Artigo de divulgação
científica
( A )
( B ) Fruto do
desejo de conhecer e de responder a questões como: De onde viemos?
( B ) ( ) Recorre à razão e à pesquisa.
(
) ( B ) Recorre
à imaginação e ao sobrenatural.
04. Você conhece outra
teoria que explica a origem do Universo? Faça uma pesquise ou converse com seu
professor de Ciências a respeito do assunto, anote as informações encontradas e
compartilhe-as com os colegas.
Resposta pessoal.
05. Nestas passagens
extraídas do texto, as palavras destacadas contêm prefixos e sufixos. Destaque-os,
determinando-lhes o significado. Se necessário, consulte a lista apresentada
anteriormente:
[...] chegaríamos a uma partícula indivisível! [...]
[...] os cientistas descobrem outras que tinham passado despercebidas.
Partícula: sufixo
diminutivo -cula; indivisível: prefixo in- com sentido de
negação; sufixo -vel, com sentido de “que se pode”; cientistas: sufixo -istas,
exprime profissão; Despercebidas: prefixo des-, com sentido de negação.
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