Texto: A experiência com o grupo de adolescentes
Ingrid Dormien Koudela
O adolescente é um marginalizado do
teatro brasileiro. Raras são as peças dirigidas especialmente a essa faixa
etária. Os espetáculos infantis lhes são monótonos e carentes de significado, e
o teatro “adulto”, que poderia propiciar uma experiência mais rica, torna-se
inacessível, pela presença da censura. A maior parte da população disponível
para o teatro está deliberadamente fora de seu alcance.
Muitos jovens vivem de dez a vinte e
cinco horas por semana a relação palco/plateia, seja diante da televisão,
ouvindo rádio ou assistindo filmes – mais tempo do que passam na escola, em
determinados casos. Perplexos com o impacto da televisão, nos perguntamos como
agir diante dessa realidade. Sem formular uma compreensão e análise daquilo que
vê, o público identifica no gesto pasteurizado seus modelos. Uma análise da
interferência negativa dos conteúdos dos programas para a formação do jovem não
esgota ainda o problema, que reside na atitude passiva que a audiência durante
horas a fio gera no indivíduo.
O teatro, enquanto proposta de
educação, trabalha com o potencial que todas as pessoas possuem, transformando
esse recurso natural em um processo consciente de expressão e comunicação. A
representação ativa e integra processos individuais, possibilitando a ampliação
do conhecimento da realidade.
Ao organizar o curso para o grupo de
adolescentes, o objetivo que nos colocamos foi o desenvolvimento de uma
linguagem, potencialmente inata em todos os indivíduos, mas marginalizada.
Nesse contexto, a função da representação era a elaboração da realidade observada
e a reflexão sobre o significado da ação de representar.
O objetivo de observação mais próximo
para avaliar a estrutura do gesto era o reconhecimento do próprio corpo.
Através do jogo de improvisação, trabalhamos com a resistência característica
dessa faixa etária em utilizar o próprio corpo e ocupar o espaço físico.
KOUDELA, Ingrid
Dormien. Jogos teatrais. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 78.
Fonte: Língua
Portuguesa – Se liga nas linguagens – Área do conhecimento: Linguagens e suas
Tecnologias – Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2020 – Moderna – p. 66.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Deliberadamente: decididamente.
·
Pasteurizado: sem originalidade, empobrecido de qualidades artísticas, para
agradar ao grande público.
·
Inata: natural, que pertence ao ser desde o seu nascimento.
02 – O que permite ao leitor
reconhecer que o texto foi escrito há bastante tempo?
O texto discute o
impacto da televisão sobre o jovem e não menciona o uso de computadores e
celulares. Há também referência à censura.
03 – A existência de várias
reedições mostra que a obra não está obsoleta, isto é, superada. Relacione as
informações ainda válidas para quem deseja refletir sobre a experiência teatral.
A autora menciona
que o teatro proporciona a superação da passividade e da tendência a repetir
“gestos pasteurizados”, isto é, de pouco significado; permite conhecer melhor a
realidade por meio de processos individuais; e favorece a superação da
resistência ao uso corpo, que marca a adolescência.
04 – Considerando as
respostas aos itens anteriores, o que você pode concluir sobre como proceder ao
usar como fonte de pesquisa estudos acadêmicos mais antigos?
Resposta pessoal
do aluno.
05 – Este texto é destinado
a um público específico: estudiosos da área do teatro e professores
interessados na técnica dos “jogos teatrais”. Que aspectos revelam esse
direcionamento?
Além da maior
complexidade da abordagem, o texto está focado na relação do adolescente com o
teatro, considerando o potencial deste na formação daquele, algo que interessa,
predominantemente, a educadores e especialistas.
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