Conto: Conversa fiada
Diléa Frate
Era uma vez um homem muito
velho que, por não ter
muito o que fazer, ficava pescando
num lago. Era uma vez um
menino muito novo que também
não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.
Um
dia, os dois se encontraram, lado a
lado na pescaria, e o mesmo momento,
exatamente no mesmo instante, sentiram aquela
puxadinha que indica que o
peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão.
O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos
peixes, porém, que decepção:
o peixe do menino era muito velho e o peixe do
velho era muito novo! O velho
disse para o menino:
-- Você não pode pescar esse peixe tão velho!
Deixe que ele viva o pouco de
vida que lhe resta.
O menino respondeu:
-- E o que você vai fazer com este peixe
tão novo? Ele é tão pequeno...
deixe que ele viva mais um pouco!
O velho e o menino olharam um para o
outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.
Ficaram amigos e agora,
quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e
matam o tempo
jogando conversa fora.
Diléa Frate
Entendendo o conto:
01 – Qual é a finalidade deste
conto; uma vez que o título é “Conversa fiada.”?
Contar a história
de duas pessoas que não tinham muito o que fazer e iam pescar num mesmo lago.
02 – As personagens foram
apresentadas logo no primeiro parágrafo. O que eles tinham em comum? O que
tinham de diferente?
Eles gostavam de
ir no lago pescar.
Um era homem muito velho e outro um
menino muito novo.
03 – Ao sentir o peixe
morder a isca, por que o menino puxou com força e precisão e o velho usou mais
precisão e menos força?
Porque o menino não tinha a experiência e a prática que o
velho já tinha.
04 – Para você, quem tem
mais direito à vida: os novos ou os velhos? Explique seu ponto de vista:
Resposta pessoal
do aluno.
05 – Por que o velho pediu
mais vida para o peixe velho? E por que o menino pediu mais vida para o peixe
novo?
Porque o peixe
velho iria poder viver o resto de vida que tinha. E o peixe novo, tinha muito o
que viver e crescer.
06 – Na sua opinião, quem
pesca contribui com o extermínio dos peixes? Justifique sua resposta:
Não. Desde que a
pesca seja feita com consciência e responsabilidade, o necessário para o
consumo.
07 – O que você acha que os
dois tanto conversavam? Comente:
Resposta pessoal
do aluno.
08 – Diga a que classe
gramatical cada palavra destacada no texto, pertence: uma - (artigo) homem –(substantivo) não – (Advérbio)
pescando – (verbo)num – (preposição)
lago –(substantivo) um – (artigo)muito – (advérbio) no – (preposição) lago – (substantivo)
um – (artigo) dia – (substantivo)
dois – (numeral) na – (preposição)
pescaria – (substantivo) aquela – (pronome) puxadinha – (verbo)
mordeu – (verbo) isca – (substantivo)
menino –(substantivo) precisão – (adjetivo) velho – (adjetivo)
mais –(adverbio) menos – (advérbio) quando – (advérbio) porém
–(advérbio) do – (preposição)era
– (verbo)era – (verbo)
disse –(verbo) para – (preposição)
você – (pronome) esse – (pronome)
tão –(advérbio) ele – (pronome)
lhe – (pronome) respondeu – (verbo) e – (conjunção)
com – (preposição) este – (pronome) pequeno – (adjetivo)
tempo – (substantivo) jogaram (verbo) – agora – (advérbio)
vão – (verbo) até – (preposição)
cumprimentam – (verbo) o- (artigo).
09 – Por que o texto traz
dois "era uma vez"? Qual o objetivo da autora ao recorrer a
isso?
Para identificar
cada personagem do texto, sua idade e os pensamentos de cada um.
10 – De acordo com o texto,
tem condição de saber qual é a idade do homem e do menino?
Não. O texto diz
apenas que o homem é muito velho e o menino é muito novo.
11 – Além dos dois se
encontrarem nas horas vagas e jogarem conversa fora, o que mais eles fazem?
Eles cumprimentam
os peixes.
amei
ResponderExcluirÀs duas frases acima no textoa) continuidade do dialogo
ResponderExcluirmuito obrigado me ajudo bastante
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirobrigado.
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