quarta-feira, 14 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): COACH CARTER - TREINO PARA A VIDA (TRABALHA A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS) - GABARITO

Filme(Atividades): Coach Carter - Treino para a vida
(trabalha a importância dos estudos)

Titulo original  Coach Carter
Gênero Drama 
Diretor Thomas Carter 
Detalhes 136 minutos / colorido / som
        Coach Carter – Treino para a vida é baseado na história real e inspiradora de um treinador que retorna a seu colégio da adolescência como novo técnico do time de basquete e encontra um ambiente desgastado, em que impera o desrespeito e a falta de perspectivas.  Carter deseja transformar a vida de jovens de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação e impõe regras rígidas de comportamento e desempenho acadêmico, enfrentando resistência de alunos, pais e até mesmo de alguns professores, que não acreditavam que os educandos daquela comunidade pudessem ter alguma chance na vida.
      
            Entendendo o filme:

01 – No início da narrativa, como era o relacionamento entre os jogadores do time de basquete do colégio Richmond?
      Ken Carter (Samuel L. Jackson) é ex-aluno da escola Richmond, na Califórnia, e durante uma partida do time de basquete percebe que algo está errado. Carter é comerciante de uma loja de artigos esportivos, e passa então a cuidar do time de basquete do colégio. Logo de início, ele encontra a resistência por parte dos jogadores, que possuem as personalidades mais variadas.

02 – Como os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores da escola?
      Carter, descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Com isso, ele toma a atitude de suspender os alunos, pois, dentro do contrato, estava incluso o bom rendimento escolar.

03 – O treinador Ken Carter exige que aqueles que desejassem treinar em seu time assinem um contrato com algumas exigências, como ter uma média de 5.75, não faltar às aulas, sentar na frente na sala de aula, participar de trabalho voluntario e usar gravatas em dias de jogos.
a) Como espectador, qual a sua primeira impressão ao ouvir essas exigências?
      Respostas Pessoal

b) Qual a reação dos alunos, pais e, posteriormente, Diretora e professores?
      Ele compra uma briga com o time, com os pais dos alunos, professores e com a comunidade de Richmond, porém, não abaixa a cabeça em nenhum sentido e permanece com sua opinião até conseguir a compreensão dos próprios jogadores.

c) Qual foi a intenção do técnico ao propor um contrato aos jogadores?
      A luta de Carter é transmitir aos alunos o valor do conhecimento e não do vislumbre de serem jogadores famosos de basquete – o sistema educacional é falho e não se dedica em transmitir uma educação que permitirá aos jogadores a oportunidade de ir a universidade.

04 – Ao tentar voltar à equipe, Timo Cruz não consegue completar a punição dada a ele pelo técnico. Seus colegas, então, começam a fazer os exercícios por ele. Que sentimento o técnico despertou na equipe?
      Que o verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.

05 – Ao receber os boletins apontando o péssimo rendimento de sua equipe, Carter fica extremamente chateado, apesar de estarem vencendo todas as partidas. Comente.
      O técnico Carter toma uma atitude drástica, trancando as portas do ginásio de Richmond, proibindo os treinos para os membros da equipe oficial incluindo seu filho que se transferiu para o colégio. Nesta fase, os jogadores reagiram, fizeram plantão na biblioteca da escola, onde os professores estavam à espera para auxiliá-los na recuperação do tempo perdido.

06 – Como os alunos se posicionam alunos diante dos baixos resultados acadêmicos?
      Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.

07 – Perante aquela situação, o técnico suspende os treinos e os jogos. Você concorda com essa atitude? Por quê?
      Resposta Pessoal

08 – Quando o conselho de escola vota a favor do encerramento da suspensão e abertura do ginásio, que recado esta atitude passa as pessoas? O que era mais importante para elas?
      Que o Conselho é superior ao Técnico. Agradar a comunidade escolar.

09 – Que mensagem os alunos transmitem ao treinador e aos próprios espectadores quando decidem continuar estudando?
      Que o verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.

10 – Que outros temas são abordados na história? Ilustre seu comentário com exemplos e teça suas considerações finais acerca do filme.
      O assunto deste filme é sobre uma grande lição de vida e de superação. Conta a história de um técnico de basquete preocupado com o desempenho escolar dos jogadores, que os treinava, não apenas para o esporte, mas, sobretudo, para vencer na vida. 

15 comentários:

  1. Essa pergunta não tá ai mas eu queria saber se alguém souber me fale pfv. Qual mensagem o conselho de educação enviou aos meninos segundo o treinador Carter ao tirar a suspensão e obrigar a abertura do ginasio?

    ResponderExcluir
  2. O time leva o mesmo nome do Bairro da Escola - Richmond
    "Time de Basquete Richmond".

    ResponderExcluir
  3. por que o filho do professor Carter quis mudar para a escola que o pai dele leccionava?

    ResponderExcluir
  4. Porque o filho de carter queria mudar para a escola que o pai dele trabalha?

    ResponderExcluir
  5. A partir de que momento do filme o grupo de alunos/ atletas se tornam realmente um equipe??

    ResponderExcluir
  6. A partir de que momento do filme o grupo de alunos/ atletas se tornam realmente um equipe??

    ResponderExcluir
  7. 1- Que comportamentos empreendedores o professor apresentou em suas atitudes?
    2- Que comportamentos vocês observaram no aluno que não aguentou e parou de fazer os exercícios?
    3- Que comportamentos os colegas vivenciaram?

    ResponderExcluir