Filme(Atividades):
Coach Carter - Treino
para a vida
(trabalha
a importância dos estudos)
Titulo original Coach Carter
Detalhes 136 minutos / colorido / som
Coach Carter – Treino para a vida é
baseado na história real e inspiradora de um treinador que retorna a seu
colégio da adolescência como novo técnico do time de basquete e encontra um
ambiente desgastado, em que impera o desrespeito e a falta de perspectivas.
Carter deseja transformar a vida de jovens de uma escola da periferia da
Califórnia, utilizando o esporte e a educação e impõe regras rígidas de
comportamento e desempenho acadêmico, enfrentando resistência de alunos, pais e
até mesmo de alguns professores, que não acreditavam que os educandos daquela
comunidade pudessem ter alguma chance na vida.
Entendendo
o filme:
01 – No início
da narrativa, como era o relacionamento entre os jogadores do time de basquete
do colégio Richmond?
Ken Carter (Samuel L. Jackson) é ex-aluno
da escola Richmond, na Califórnia, e durante uma partida do time de basquete
percebe que algo está errado. Carter é comerciante de uma loja de artigos
esportivos, e passa então a cuidar do time de basquete do colégio. Logo de
início, ele encontra a resistência por parte dos jogadores, que possuem as
personalidades mais variadas.
02 – Como
os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores da escola?
Carter, descobre que muitos dos seus
jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Com isso,
ele toma a atitude de suspender os alunos, pois, dentro do contrato, estava
incluso o bom rendimento escolar.
03 – O treinador
Ken Carter exige que aqueles que desejassem treinar em seu time assinem um
contrato com algumas exigências, como ter uma média de 5.75, não faltar às
aulas, sentar na frente na sala de aula, participar de trabalho voluntario e
usar gravatas em dias de jogos.
a) Como
espectador, qual a sua primeira impressão ao ouvir essas exigências?
Respostas Pessoal
b) Qual a
reação dos alunos, pais e, posteriormente, Diretora e professores?
Ele compra uma briga com o time, com os
pais dos alunos, professores e com a comunidade de Richmond, porém, não abaixa
a cabeça em nenhum sentido e permanece com sua opinião até conseguir a
compreensão dos próprios jogadores.
c) Qual
foi a intenção do técnico ao propor um contrato aos jogadores?
A luta de Carter é transmitir aos alunos
o valor do conhecimento e não do vislumbre de serem jogadores famosos de
basquete – o sistema educacional é falho e não se dedica em transmitir uma
educação que permitirá aos jogadores a oportunidade de ir a universidade.
04 – Ao tentar
voltar à equipe, Timo Cruz não consegue completar a punição dada a ele pelo
técnico. Seus colegas, então, começam a fazer os exercícios por ele. Que
sentimento o técnico despertou na equipe?
Que o verdadeiro líder
é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa
buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para
ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar
com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter
um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder
conseguiu formar uma verdadeira equipe.
05 – Ao receber
os boletins apontando o péssimo rendimento de sua equipe, Carter fica
extremamente chateado, apesar de estarem vencendo todas as partidas. Comente.
O
técnico Carter toma uma atitude drástica, trancando as portas do ginásio de
Richmond, proibindo os treinos para os membros da equipe oficial incluindo seu
filho que se transferiu para o colégio. Nesta fase, os jogadores reagiram,
fizeram plantão na biblioteca da escola, onde os professores estavam à espera
para auxiliá-los na recuperação do tempo perdido.
06 – Como
os alunos se posicionam alunos diante dos baixos resultados acadêmicos?
Não
tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não
tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os
quais conviviam.
07 –
Perante aquela situação, o técnico suspende os treinos e os jogos. Você
concorda com essa atitude? Por quê?
Resposta Pessoal
08 –
Quando o conselho de escola vota a favor do encerramento da suspensão e
abertura do ginásio, que recado esta atitude passa as pessoas? O que era mais
importante para elas?
Que o Conselho é superior ao Técnico.
Agradar a comunidade escolar.
09 – Que mensagem
os alunos transmitem ao treinador e aos próprios espectadores quando decidem
continuar estudando?
Que o
verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e
por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se
relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e
saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba
que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas,
o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.
10 – Que
outros temas são abordados na história? Ilustre seu comentário com exemplos e
teça suas considerações finais acerca do filme.
O
assunto deste filme é sobre uma grande lição de vida e de superação. Conta a
história de um técnico de basquete preocupado com o desempenho escolar dos
jogadores, que os treinava, não apenas para o esporte, mas, sobretudo, para
vencer na vida.
qual e a resposta da 7
ResponderExcluirA pergunta numero 7 é resposta pessoal.
ExcluirMuitooo obrigada! ajudou muitoo
ResponderExcluirEssa pergunta não tá ai mas eu queria saber se alguém souber me fale pfv. Qual mensagem o conselho de educação enviou aos meninos segundo o treinador Carter ao tirar a suspensão e obrigar a abertura do ginasio?
ResponderExcluirQual o nome do time
ResponderExcluirO time leva o mesmo nome do Bairro da Escola - Richmond
ResponderExcluir"Time de Basquete Richmond".
por que o filho do professor Carter quis mudar para a escola que o pai dele leccionava?
ResponderExcluirPorque o filho de carter queria mudar para a escola que o pai dele trabalha?
ResponderExcluirPorque e bom dmais juniooo😹😹
ExcluirEsse filme é maravilhoso
ResponderExcluirObrigada pelas questões.
ResponderExcluirA partir de que momento do filme o grupo de alunos/ atletas se tornam realmente um equipe??
ResponderExcluirA partir de que momento do filme o grupo de alunos/ atletas se tornam realmente um equipe??
ResponderExcluir1- Que comportamentos empreendedores o professor apresentou em suas atitudes?
ResponderExcluir2- Que comportamentos vocês observaram no aluno que não aguentou e parou de fazer os exercícios?
3- Que comportamentos os colegas vivenciaram?
Tbm queria saber
Excluir