SEMINÁRIO
Alda Luiza Carlini
Descrição
Seminário, em sentido genérico, designa
um evento destinado à socialização de conhecimentos ou de variados aspectos de
um mesmo tema, de natureza semelhante a congressos, encontros nacionais e
internacionais, e outros.
Em sentido específico, seminário é um
procedimento de ensino que se constrói com base no ensino com pesquisa,
realizado em subgrupos, e no debate dos aspectos investigados, de maneira
integrada ou complementar, sob a coordenação do professor. Esse procedimento distingue-se
daquelas práticas usualmente conhecidas por essa denominação, em primeiro lugar
pelo processo de investigação do tema, que é o mesmo para todos os grupos, e
realiza-se por meio de pesquisa, em vez de os conhecidos fichamentos e resenhas
de capítulos. Em segundo lugar, pela forma de apresentação dos trabalhos, em
debate de pontos convergentes, divergentes ou complementares.
Com algumas adaptações, é um
procedimento de ensino que pode ser utilizado em EaD, desde que os grupos
trabalhem seus temas específicos, por meio de e-mail ou lista de discussão, por
um tempo determinado e, na sequência, participem da discussão do tema proposto
para o seminário, utilizando a lista ou o fórum.
Objetivos
de Ensino
O seminário possibilita reunir as
qualidades de dois outros procedimentos de ensino estudados, o ensino com
pesquisa e o debate, refinando-os em seus aspectos favoráveis ao
desenvolvimento do aluno. Portanto, o debate realiza-se com maior e melhor
fundamento e a pesquisa ganha mais significado no processo de debate e
socialização de conhecimentos.
De modo amplo, é possível afirmar que o
seminário propicia a professor e alunos condições para:
·
Investigar em amplitude e profundidade uma
questão, buscando entendê-la sob diferentes e renovadas perspectivas.
·
Analisar de maneira crítica e reflexiva os
resultados de sua investigação (ou de seu grupo), em confronto com aqueles
apresentados pelos outros grupos da classe.
·
Trabalhar cooperativamente, buscando e
socializando informações, discutindo e confrontando hipóteses e opiniões.
·
Debater, com fundamento, aspectos
diversificados de uma questão ou problema.
·
Participar ativamente, respeitando as contribuições
dos diferentes grupos e participantes.
O seminário é uma situação de
aprendizagem que possibilita ao aluno realizar transformações de ordem
conceitual (coleta, seleciona, organiza, relaciona e registra informações), procedimental
(leitura, pesquisa bibliográfica, registro e expressão oral) e atitudinal
(cooperação, autoconfiança).
Atribuições
do professor
Embora a ação dos alunos seja
preponderante nesse procedimento de ensino, muitas são as atribuições
reservadas ao professor. Elas podem ser divididas em duas fases principais, que
se referem à preparação e à apresentação. Na fase de preparação, o professor
precisa:
·
Definir com clareza os objetivos de ensino a
serem atingidos.
·
Identificar os conteúdos a serem trabalhados.
·
Selecionar o tema a ser investigado, bem como
os subtemas, de acordo com os objetivos e conteúdos de ensino definidos.
·
Selecionar a bibliografia, em diferentes
graus de complexidade e aprofundamento, a ser indicada aos alunos.
·
Esclarecer aos alunos a forma de realização
do trabalho de investigação, a apresentação e a avaliação.
·
Orientar o trabalho, construindo com os
alunos um roteiro de pesquisa e auxiliando na localização e utilização dos
recursos bibliográficos necessários.
·
Elaborar o cronograma de realização de
pesquisa e de apresentação e discussão dos resultados.
·
Acompanhar os trabalhos dos subgrupos, observando
o desempenho e a participação dos alunos e dos produtos elaborados.
·
Concluída a fase de pesquisa, o professor tem
de viabilizar a apresentação dos trabalhos e a realização do debate. Nesse
sentido, ele deve:
·
Organizar o ambiente da sala de aula,
selecionando ou solicitando a indicação de debatedores.
·
Coordenar as apresentações, direcionando o
processo, questionando, esclarecendo e sintetizando, quando necessário.
·
Garantir o respeito e a solidariedade, a
participação e a cooperação.
·
Formular questões amplas e relativas ao tema
central, a serem respondidas no debate.
·
Estimular a reflexão crítica e o
aprofundamento dos estudos.
·
Observar a participação individual e coletiva
de seus alunos, quer estejam no papel de debatedores ou de plateia.
·
Avaliar, com a colaboração dos alunos, o
trabalho realizado, verificando os objetivos de ensino e o grau de envolvimento
dos participantes, e identificando aspectos positivos e negativos, além de
alternativas de superação
Papel
do aluno
Da mesma forma que para o professor, as
tarefas do aluno são diversificadas. De início, os alunos devem:
·
Responsabilizar-se pelo subtema determinado.
·
Reunir a bibliografia necessária à investigação.
·
Ler e estudar, aprofundando sua compreensão
do subtema.
·
Organizar e sistematizar as ideias principais
do assunto estudado.
·
Preparar-se para a realização do seminário,
esclarecendo dúvidas e divergências.
·
Na fase de apresentação dos trabalhos, os
alunos têm de participar ativamente do debate. Para tanto, devem:
·
Apresentar relatório por escrito do subtema
estudado, com cópias para cada participante.
·
Expor, de maneira clara e objetiva, as ideias
essenciais estudadas.
·
Assistir atentamente à exposição dos colegas.
·
Buscar os esclarecimentos necessários à
compreensão dos diferentes enfoques da questão em estudo.
·
Debater os diferentes aspectos do tema e as
questões formuladas pelo professor, argumentando e contra-argumentando, buscar
respostas e encaminhar conclusões.
·
Participar da avaliação do seminário,
contribuindo na identificação de dificuldades e propondo alternativas de
solução.
Comentários
O seminário é um procedimento de ensino
muito eficiente na construção da autonomia dos alunos, no que se refere ao
desenvolvimento de habilidades de pesquisa, registro, comunicação e
argumentação oral. É verdade que professores e alunos ainda precisam conhecê-lo
mais e melhor e utilizá-lo com maior frequência.
CARLINI, Alda Luiza.
Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: SCARPATO, Marta (Org.). Os
procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. p.
69-73.
Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino
fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p.170-7.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Convergentes: semelhantes, que levam a resultados iguais ou semelhantes.
·
Divergentes: que divergem, se afastam, discordância (interesses
divergentes).
·
EaD: Educação a Distância; forma de ensino-aprendizagem mediada
por tecnologias que permitem a professores e alunos estar em ambientes físicos diferentes.
02 – Retome com seus colegas
as questões que discutiram previamente à leitura do texto e, coletivamente,
ponderem:
a)
Considerando o texto, qual é o principal
objetivo de ensino do gênero seminário
no âmbito escolar? A colocação feita pela autora está de acordo com a discussão
inicial da turma? O que foi diferente?
Resposta pessoal do aluno.
b)
Quanto aos papéis atribuídos a alunos e
professor na produção de um seminário escolar, o texto foi esclarecedor? Que
diferenças há em relação aos papéis que você atribuiu e aos apresentados no
texto?
Resposta pessoal do aluno.
03 – O texto apresenta uma
definição para seminário em sentido amplo e em sentido específico.
a)
Explique cada um deles.
Em sentido amplo, dá nome a um evento de compartilhamento de conhecimentos
ou de variados aspectos de um mesmo tema. Em sentido específico, é um
procedimento de ensino que se constrói por meio da pesquisa, que se realiza em
subgrupos, e propõe o debate dos aspectos investigados.
b)
De que modo o sentido específico se relaciona
ao sentido amplo?
A pesquisa e o debate são realizados para compartilhar conhecimentos
científicos.
c)
Você já participou de um seminário? Em sua
experiência, ele apresentava mais relação com o sentido amplo ou específico,
citado no texto?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Assinale a alternativa
que define melhor as características do texto lido:
a)
É um texto jornalístico, pois apresenta logo
no primeiro parágrafo as informações principais ao leitor.
b)
É um texto instrucional, pois tem
função de orientar procedimentos.
c)
É um texto narrativo, pois mostra estrutura
de um enredo de seminário.
d)
É um texto normativo, pois apresenta muitas
regras sobre como fazer um seminário.
05 – No texto, a autora
afirma que “o seminário é uma situação de aprendizagem que permite ao aluno realizar
transformações de ordem conceitual [...], procedimental [...] e atitudinal
[...]”.
a)
Pesquise no dicionário os significados da
palavra ordem e explique qual sentido a autora atribuiu a ela, no contexto do
texto.
Sugestão: acepção 13 do dicionário Michaelis: “característica de
pessoas ou coisas, baseada na excelência de cada uma”. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ordem. Acesso em: 15 set. 2018.
b)
Busque no texto e complete o quadro com a
função e transformação dos alunos relativamente a cada ordem quando se submetem
a um seminário.
Ordem – Função
Conceitual – Coleta, seleção, organização, relacionamento e registro de
informações.
Atitudinal – Cooperação
e autoconfiança.
Procedimental – Leitura, pesquisa bibliográfica, registro e expressão oral.
c)
Em sua opinião, que transformações são
possíveis acontecer no âmbito da aprendizagem quando os alunos produzem um
seminário?
Resposta pessoal do aluno.
06 – Você já realizou um
seminário? O que se lembra de ter aprendido com ele, em relação a cada uma
dessas dimensões?
Resposta pessoal
do aluno.
07 – Releia as atribuições a
seguir sobre a fase de preparação do gênero seminário:
• Definir com clareza os objetivos de ensino a
serem atingidos.
• Identificar os conteúdos a serem
trabalhados.
• Selecionar o tema a ser investigado, bem
como os subtemas, de acordo com os objetivos e conteúdos de ensino definidos.
• Responsabilizar-se pelo subtema determinado.
• Reunir a bibliografia necessária à
investigação.
• Selecionar a bibliografia, em diferentes
graus de complexidade e aprofundamento.
• Ler e estudar, aprofundando sua compreensão
do subtema.
• Organizar e sistematizar as ideias
principais do assunto estudado.
• Esclarecer a forma de realização do trabalho
de investigação, a apresentação e a avaliação.
• Orientar o trabalho, construir coletivamente
um roteiro de pesquisa e auxiliar na localização e utilização dos recursos
bibliográficos necessários.
• Elaborar o cronograma de realização de
pesquisa e de apresentação e discussão dos resultados.
• Preparar-se para a realização do seminário,
esclarecendo dúvidas e divergências.
• Acompanhar os trabalhos dos subgrupos,
observando o desempenho e a participação dos integrantes e dos produtos
elaborados.
Complete as colunas do
quadro a seguir de acordo com as atribuições do aluno e do professor.
·
Atribuições
do aluno: Responsabilizar-se pelo subtema
determinado; Reunir a bibliografia necessária à investigação; Ler e estudar,
aprofundando sua compreensão do subtema; Organizar e sistematizar as ideias
principais do assunto estudado; Preparar-se para a realização do seminário,
esclarecendo dúvidas e divergências.
·
Atribuições
do professor: Definir com clareza
os objetivos de ensino a serem atingidos; Identificar os conteúdos a serem
trabalhados; Selecionar a bibliografia, em diferentes graus de complexidade e
aprofundamento; Esclarecer a forma de realização do trabalho de investigação, a
apresentação e a avaliação; Orientar o trabalho, construir coletivamente um
roteiro de pesquisa e auxiliar na localização e utilização dos recursos
bibliográficos necessários; Elaborar o cronograma de realização de pesquisa e
de apresentação e discussão dos resultados; Acompanhar os trabalhos dos
subgrupos, observando o desempenho e a participação dos integrantes e dos
produtos elaborados.
08 – Você identifica outras
atribuições de preparação, além das mencionadas na atividade 6?
Resposta pessoal
do aluno.
09 – O texto foi publicado
em um livro sobre procedimentos de ensino. Qual seria o público a que esse texto
se destina?
O texto se
destina primordialmente a professores e outros interessados em metodologias
educacionais.
10 – Em que essa leitura
contribui, para você, em relação ao gênero seminário?
Resposta pessoal
do aluno.
11 – Releia as seguintes
atribuições do aluno relacionadas à apresentação do seminário e, depois, com base em seus conhecimentos prévios sobre o
gênero seminário, reúna-se com um colega e respondam às questões:
·
Apresentar relatório por escrito do subtema
estudado, com cópias para cada participante.
·
Expor, de maneira clara e objetiva, as ideias
essenciais estudadas.
·
Assistir atentamente à exposição dos colegas.
·
Buscar os esclarecimentos necessários à
compreensão dos diferentes enfoques da questão em estudo.
CARLINI, Alda Luiza.
Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: SCARPATO, Marta (Org.). Os
procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. p.
72.
a) Em
que consiste o relatório escrito do subtema e que itens ele costuma apresentar?
Consiste na sistematização de informações conceituais e orientadoras
para o acompanhamento da apresentação pela plateia. Itens comuns de serem
apresentados são: título, agenda (o que vai ser apresentado em cada parte da
apresentação), conceitos relacionados ao tema e referências bibliográficas.
b)
O que significa expor de maneira clara e
objetiva as ideias essenciais estudadas?
Significa ter o domínio sobre o conteúdo para apresentar as ideias
principais, com planejamento e objetivo de instrução, de modo a não se desviar
do assunto e obscurecer os conceitos.
c)
Que elementos da sala de aula poderiam
distrair a atenção do público durante a apresentação? Que medidas você tomaria
para minimizar essas distrações?
Distrações: a tecnologia que não estiver a serviço da apresentação,
atividades aleatórias, barulho de ventiladores, disposição das carteiras,
conversa excessiva etc. Medidas preventivas: combinar com a plateia o uso da
tecnologia de acordo com a necessidade da apresentação, reduzir a velocidade
dos ventiladores, mudar a disposição das carteiras etc.
d)
De que modo seria possível garantir que os
diferentes enfoques da questão em estudo pudessem ser esclarecidos?
Por meio da elaboração e organização prévia da apresentação, para
contemplar nela pontos de vista conceituais diferentes sobre o assunto e,
assim, possibilitar à plateia desenvolver posicionamentos e argumentos sobre
cada um desses conceitos.