FÁBULA: O LOBO E O CABRITINHO
Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava
correndo pelos campos longe da casa dos seus pais. Sem nenhuma demora partiu
correndo para pegá-lo. Mas o cabritinho, assustado e com muito medo, correu
desesperadamente para salvar-se. Depois de muito correr, já cansado, decidiu
dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo. Parou e
disse:
- Espere senhor lobo; já compreendi que não tenho
como escapar de suas garras, mas antes de ser devorado quero lhe fazer um
último pedido.
- Está bem - disse o lobo - se for possível, vou
atender o seu pedido. O que você quer?
- É que eu gosto muito de música e sempre trago
comigo uma gaitinha; gostaria que, antes de me devorar, alegre meus últimos
momentos tocando a gaita para eu dançar.
- Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei.
Vamos logo com isso, porque estou com fome.
O lobo começou a tocar e o cabritinho dançou
alegremente, indo e vindo para todos os lados.
O cabritinho sabia que ali perto havia uma casa com
cães pastores. Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo
para correr desesperadamente.
O cabritinho voltou para casa a salvo e pensando:
"Se tivesse ouvido o conselho da minha mãe, não teria me metido em
encrencas. Nunca mais vou sair às escondidas".
Moral da história: O conselho de nossos pais
deve ser seguido, porque eles sempre querem o melhor para nós.
Nicéas Romeo Zanchett
Entendendo o texto
a-( V ) Percebe-se o discurso de crítica aos que praticam desobediência aos
pais;
b-( V ) Percebe-se o discurso do arrependimento por ter-se praticado ações
indevidas;
c-( F ) Percebe-se o discurso de que a família não
se preocupa muito com os filhos;
d-( F ) Percebe-se o discurso de que os conselhos dos pais nem sempre são para o bem dos filhos.
02: Qual a tese defendida no texto-discurso?
a- deve-se ser esperto;
b- deve-se tomar cuidado ao sair às escondidas;
c- deve-se ouvir o conselho
dos pais;
d- deve-se fugir dos perigos.
03: O objetivo
principal do texto-discurso é:
a- transmitir ensinamento;
b- provocar humor;
c- informar;
d- ironizar.
04: O texto-discurso é predominantemente:
a- injuntivo, pois dá instruções de como obedecer os pais;
b- expositivo, pois apresenta uma teoria de como obedecer os pais;
c- narrativo, pois conta
uma história cuja moral é ensinar obedecer os pais;
d- persuasivo, pois defende várias formas de convencer o leitor a
obedecer os pais.
05: No enunciado “Certo dia, um lobo viu um cabritinho que
brincava correndo pelos campos longe da casa dos seus pais. Sem nenhuma demora
partiu correndo para pegá-lo.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:
a- lobo;
b- dia;
c- pais;
d- cabritinho.
06: No enunciado “- É que eu gosto muito de música
e sempre trago comigo uma gaitinha; gostaria que, antes de me devorar, alegre
meus últimos momentos tocando a gaita para eu dançar. - Está certo. Dê-me
essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso,
porque estou com fome.”, o pronome grifado foi empregado para não repetir a
expressão:
a-
a música;
b- o cabritinho;
c-
tocar a gaita para o cabritinho dançar;
d-
a fome do lobo.
07: No enunciado “Dê-me
essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque estou com fome.”, a palavra grifada introduz:
a-
o modo da fome do lobo;
b-
o momento em que o lobo sentiu pressa;
c-
a intensidade da fome do lobo;
d- a explicação sobre o fato do lobo estar com pressa.
08: Qual enunciado é
citação em forma de discurso direto
referente ao personagem cabritinho?
a-
“Certo dia, um lobo viu um cabritinho que brincava correndo pelos campos longe
da casa dos seus pais.”
b-
“- Está certo. Dê-me essa tal gaita que tocarei. Vamos logo com isso, porque
estou com fome.”
c- “- É que eu gosto muito de
música e sempre trago comigo uma gaitinha...”
d-
“Depois de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que
ele desistisse de devorá-lo”.
09: No enunciado “Não demorou muito e os bravos animais
chegaram e puseram o lobo para correr desesperadamente.”,
o advérbio grifado indica:
a-
o lugar que o lobo correu;
b- o momento em que o lobo correu;
c-
o modo como o lobo correu;
d-
a intensidade em que o lobo correu.
10: No enunciado "Se tivesse ouvido o conselho da
minha mãe, não teria me metido em encrencas.”, a conjunção grifada sugere:
a-
explicação do cabritinho frente ao ocorrido;
b- hipótese do cabritinho frente ao ocorrido;
c-
comparação do cabritinho frente ao ocorrido;
d-
dúvida do cabritinho frente ao ocorrido.
11: No enunciado “Não
demorou muito e os bravos animais chegaram e
puseram o lobo para correr desesperadamente.”, a conjunção grifada:
a-
opõe-se ao que foi dito antes;
b-
explica o que foi dito antes;
c-
tece hipótese sobre o que foi dito antes;
d- adiciona informação ao que foi dito
antes.
12: No enunciado “Não demorou muito e os bravos animais chegaram e puseram o lobo para correr
desesperadamente.”, o substantivo animais
foi qualificado positivamente por:
a-
muito;
b- bravos;
c-
chegaram;
d-
lobo.
13: No enunciado “Mas o cabritinho, assustado e com muito
medo, correu desesperadamente para salvar-se. Depois de muito correr, já
cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de
devorá-lo. Parou e disse:”, qual o sujeito dos
verbos grifados?
a-
o lobo;
b-
o cabritinho e o lobo;
c- o cabritinho;
d-
o narrador.
14: No enunciado “Dê-me essa tal gaita que tocarei.”, o verbo grifado
revela:
a-
ação passada;
b-
ação presente;
c- promessa de ação futura;
d-
ação sem momento definido no tempo.
15: No enunciado “Se tivesse
ouvido o conselho da minha mãe, não teria
me metido em encrencas.”, as variações verbais grifadas são conjugações de
quais verbos dicionarizados no infinitivo?
a-
estar e ter, respectivamente;
b-
tiver e ter, respectivamente;
c- tiver e tido, respectivamente;
d- ter e ter, respectivamente.
16: Assinale o enunciado em
que está explícito o discurso do narrador:
a- “Depois
de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que
ele desistisse de devorá-lo.”
b- “- Espere senhor lobo; já compreendi
que não tenho como escapar de suas garras”
c-
“Dê-me essa tal gaita que tocarei.”
d- “...Nunca mais vou sair às
escondidas.”.
17: No enunciado “O conselho de nossos pais deve ser
seguido, porque eles sempre
querem o melhor para nós.”,
a palavra grifada introduz:
a- o modo de ouvir os pais;
b- o momento correto de ouvir os pais;
c- a intensidade da importância de se ouvir os pais;
d- a explicação sobre a importância de se ouvir
os pais.
18: No enunciado “Vamos logo com isso, porque
estou com fome.”, o sujeito do verbo grifado é:
a- Nós (as pessoas);
b-
Nós (o lobo e os leitores);
c-
Nós ( o lobo e o cabritinho);
d-
Nós (o lobo, o cabritinho e os leitores).
19: No enunciado “Depois
de muito correr, já cansado, decidiu dialogar com o lobo para que ele desistisse de devorá-lo.”, a
conjunção grifada aponta:
a- finalidade do cabritinho dialogar com o lobo;
b-
momento em que o cabritinho dialoga com o lobo;
c-
intensidade com que o cabritinho dialoga com o lobo.
20: No texto-discurso em
análise, a personagem lobo simboliza:
a- as pessoas perigosas que há no mundo;
b-
as pessoas insensíveis que há no mundo;
c- as pessoas espertas que há no mundo;
d- obstáculo da vida.
21: No texto-discurso,
percebe-se oposição político-moral aos que:
a- obedecem os pais;
b- desobedecem os pais;
c- perseguem os inocentes.
22: Produza um
texto-discurso refletindo sobre o TEMA - Qual a importância do conselho dos
pais na nossa vida?
O conselho
dos pais, como nos ensina a fábula "O Lobo e o Cabritinho", é um
farol que guia nossos passos, especialmente na juventude. A experiência e o
amor que nossos pais nutrem por nós os tornam os melhores conselheiros, capazes
de antever perigos e oferecer orientações valiosas.
Ao
desconsiderar os conselhos paternos, corremos o risco de nos envolver em
situações perigosas e tomar decisões precipitadas. A história do cabritinho
serve como um lembrete de que a desobediência pode ter consequências sérias.
É fundamental
cultivar um diálogo aberto e respeitoso com nossos pais, buscando compreender
seus pontos de vista e valorizar sua sabedoria. Ao seguir seus conselhos,
demonstramos gratidão e respeito, além de aumentar nossas chances de fazer
escolhas mais acertadas.
Em suma, o
conselho dos pais é um tesouro inestimável que devemos guardar com carinho e
colocar em prática em nosso dia a dia. Ao valorizar a experiência e a sabedoria
de nossos progenitores, construímos um futuro mais seguro e promissor.
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