CRÔNICA: Um Castigo só tem valor se for EDUCATIVO
Como todos os meninos, eu era curioso e um pouco destruidor. Um dia cometi a travessura de fazer uns buracos em uma das portas de nossa casa, para ficar espiando o que ocorria na rua. Procurando dar-me um castigo educativo, meu pai fez-me reparar o estrago que causara. "Vá buscar uns pedaços de madeira, e procure cortá-las de modo a se ajustarem nos buracos; depois passe a lixa".
Fiz o trabalho um pouco envergonhado, e, ao terminá-lo, era pouca a vontade que tinha de olhar para a porta azul com aqueles círculos brancos. Meu pai, calmamente, examinou o resultado do meu trabalho, então me disse que eu devia pintar aqueles círculos da mesma cor da porta, e me deu dinheiro para comprar tinta.
A que arranjei não era exatamente da mesma cor, e por isso, por insistência do meu pai, pintei toda a porta. Desde esse momento, surgiu em mim uma espécie de gosto para melhorar e reparar as coisas da nossa casa. Pintei seis portas e duas janelas, que não ficaram mal, senti-me orgulhoso de ser pintor, e minha atitude mudou em consequência daquele castigo que terminou em forma agradável e boa.
Por: C. Salazar México
Entendendo o texto
a- É preciso castigar as crianças de
forma divertida;
b- Só a punição faz a criança mudar
de atitude;
c- É preciso dar uma punição
reparadora dos danos de forma que a criança reflita e aprenda;
d- Não se deve castigar as crianças
02-Qual o tema
central em discussão?
a-
O castigo;
b-
a punição infantil;
c-
a única forma adequada de se castigar;
d-
as travessuras infantis
03-O texto-discurso
acima é uma tomada de posição política contra outras formas de se educarem as
crianças.
Assinale I para as formas
consideradas INCORRETAS de se educar e C para as formas
consideradas CORRETAS:
a-( I ) crianças bem educadas são as que recebem severas punições;
b-( I ) crianças bem educadas nunca devem ser punidas;
c-( C ) crianças bem educadas são as que recebem
punições acompanhadas de lições de reparação dos erros;
d-( I ) crianças só devem receber punições leves.
04 -A que ou quem se referem as palavras
sublinhadas no texto-discurso?
As palavras sublinhadas referem-se ao narrador e às ações que ele realizou ao longo do castigo imposto pelo pai.
05 -No trecho “Como todos os
meninos”, a
palavra sublinhada estabelece relação de:
a-
adição;
b- contradição/adversidade;
c-
comparação;
d-causa.
06 -O menino foi castigado a pintar toda a porta,
por qual motivo?
a-
fez uns
buracos na porta;
b-
comprou
uma tinta um pouco diferente da cor da porta;
c-
o pai
queria que ele se tornasse pintor;
d- porta ficou com círculos
brancos.
07- No trecho “Meu
pai, calmamente, examinou o
resultado do meu trabalho...”, a palavra grifada sugere:
a-
o lugar
onde estava o pai;
b-
o modo
como o pai agiu;
c-
a intensidade
do gesto do pai;
d-
o momento
em que o pai agiu.
08 -No trecho “Fiz
o trabalho um pouco
envergonhado...”, a palavra destacada sugere:
a-
a
intensidade da vergonha;
b-
o modo da
vergonha;
c-
o momento
da vergonha
09 -No trecho “era
pouca a vontade que tinha de
olhar para a porta azul”, a palavra destacada sugere:
a-
o momento
da vontade;
b-
o modo da
vontade;
c-
a intensidade da vontade.
10-No trecho “Pintei
seis portas e duas janelas, que não ficaram mal...”, a palavra destacada sugere:
a-
a
intensidade da pintura;
b-
o modo da
pintura;
c-
o lugar
da pintura;
d-
o tempo
da pintura.
11- No trecho “minha
atitude mudou em consequência daquele castigo que terminou em forma agradável e boa.” , a expressão destacada sugere:
a-
a
intensidade do término do castigo;
b-
o momento
do término do castigo;
c-
o modo
como terminou o castigo;
d- o lugar em que terminou o
castigo.
12-O texto-discurso foi escrito predominantemente
na forma:
a-
narrativa;
b-
descritiva;
c-
expositiva;
d-
dissertativa;
e-
injuntiva.
13-No trecho “A
que arranjei não era
exatamente da mesma cor...”, a palavra grifada sugere:
a-
confirmação;
b-
negação;
c-
retificação;
d-
modo.
14-No trecho “A que arranjei não era exatamente da mesma cor...” a
palavra grifada substitui-se por:
a-
certamente;
b-
propriamente;
c-
indubitavelmente;
d- conclusivamente.
15-Cite dois
adjetivos que qualificam/caracterizam, positiva e negativamente, o
narrador-personagem.
Positivamente: curioso, trabalhador.
Negativamente: destruidor, envergonhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário