Quadro: A idade do romance
Norman Rockwell
Norman Rockwell.
Quadro A idade do romance, 1923.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª
edição - Atual Editora – 2002 – p. 252-3.
Entendendo o quadro:
01 – Ao observamos o quadro,
notamos a presença de dois planos: o primeiro, com cores mais fortes, apresenta
um garoto e um cachorro; o segundo, dentro de um círculo e com cores mais
fracas, apresenta um rapaz e uma moça cavalgando. No primeiro plano:
a) O que o garoto está fazendo?
Está lendo um livro.
b) Pela expressão de seu rosto e por sua postura física, como parece estar sendo essa atividade para ele?
Envolvente, interessante, agradável.
02 – Observe agora o segundo
plano. Note os detalhes do cenário: as construções, as roupas e o rosto das
personagens, as armas e a bandeira do cavaleiro, etc.
a) A que época corresponde esse cenário? Justifique sua resposta com elementos da pintura.
À Idade Média, pela presença de um castelo medieval, de um cavaleiro
com armadura e de bandeiras com brasões.
b) Observe a figura do cavaleiro. Ele usa no rosto algo que ainda não existia na sua época. O quê?
Os óculos.
c) Conclua: Quem é o cavaleiro?
O cavaleiro é o próprio garoto.
d) Levante hipóteses: Quem possivelmente é a moça que cavalga com ele?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Considerando as histórias da
cavalaria medieval, provavelmente é uma moça de quem o cavaleiro gosta ou que
ele salvou de algum perigo.
03 – O quadro se intitula A
idade do romance.
a) Que objeto do primeiro plano é responsável pela “viagem” que o garoto faz no tempo e no espaço?
O livro (romance) que ele lê.
b) Pelos objetos que estão à volta do garoto, você acha que essa “viagem” vai acabar quando ele terminar a leitura? Por quê?
Não; provavelmente vai continuar, porque, o garoto vai ler outras
obras.
c) Você já viu filmes ou leu livros que tratam da época histórica enfocada no segundo plano? Como ela é retratada normalmente?
As narrativas medievais normalmente contam histórias de aventuras,
cheias de monstros, feiticeiros e amores impossíveis.
d) Você acha que o tipo de história que o garoto está lendo é adequado à idade dele?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois o garoto está numa
fase em que se tem grande interesse por histórias de aventuras.
e) Qual dos dois planos é mais cheio de aventuras e emoções para o garoto: o plano da realidade ou o plano da fantasia?
O plano da fantasia.
04 – Nas histórias medievais, o cavaleiro-herói normalmente é fiel ao amor de uma donzela e luta até à morte para defende-la, se necessário. No segundo plano, a companhia da donzela sugere fidelidade. No primeiro plano, embora não haja a sugestão amorosa, também temos um elemento que se associa à fidelidade. Qual é esse elemento?
O cão.
05 – Como conclusão dessa
leitura, indique em seu caderno as afirmativas verdadeiras sobre o quadro:
· A leitura é retratada pelo quadro como uma atividade cansativa e pouco prazerosa.
·
Por meio dos livros, o leitor é
levado a mundos imaginários, deslocando-se no tempo e no espaço.
·
O leitor identifica-se com aquilo
que lê e às vezes chega a projetar-se nas personagens da história.
·
Pelo número de livros que estão em
torno do garoto, supõe-se que ele já tenha feito ou ainda vá fazer muitas
outras viagens pelo mundo da palavra.
·
O mundo de fantasia criado pela leitura não
causa na vida real nenhum efeito sobre o leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário