Política de Privacidade

quinta-feira, 14 de abril de 2022

QUADRO: A IDADE DO ROMANCE - NORMAN ROCKELL - COM GABARITO

 Quadro: A idade do romance

              Norman Rockwell

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL5hq2MM1w3AU8lrobe_zoO1EUy0HewL5jfGonFn9awLsYfXK6lrLbp88-oV_sg_t_t9QTic3yZ4lc717F9Sh1GMeDMwmC7ZASv-xPTfi1vwnaN_uRKuiwV2oAokWKyLzpYmphLrqdNDn5pgxx4OVYLqq8cEksN106H2hOWymszr8gF2-Dh0gCPK4t/s194/IDADE.jpg

Norman Rockwell. Quadro A idade do romance, 1923.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 252-3.

Entendendo o quadro:

01 – Ao observamos o quadro, notamos a presença de dois planos: o primeiro, com cores mais fortes, apresenta um garoto e um cachorro; o segundo, dentro de um círculo e com cores mais fracas, apresenta um rapaz e uma moça cavalgando. No primeiro plano:

a)   O que o garoto está fazendo?

Está lendo um livro.

b)   Pela expressão de seu rosto e por sua postura física, como parece estar sendo essa atividade para ele?

Envolvente, interessante, agradável.

02 – Observe agora o segundo plano. Note os detalhes do cenário: as construções, as roupas e o rosto das personagens, as armas e a bandeira do cavaleiro, etc.

a)   A que época corresponde esse cenário? Justifique sua resposta com elementos da pintura.

À Idade Média, pela presença de um castelo medieval, de um cavaleiro com armadura e de bandeiras com brasões.

b)   Observe a figura do cavaleiro. Ele usa no rosto algo que ainda não existia na sua época. O quê?

Os óculos.

c)   Conclua: Quem é o cavaleiro?

O cavaleiro é o próprio garoto.

d)   Levante hipóteses: Quem possivelmente é a moça que cavalga com ele?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Considerando as histórias da cavalaria medieval, provavelmente é uma moça de quem o cavaleiro gosta ou que ele salvou de algum perigo.

03 – O quadro se intitula A idade do romance.

a)   Que objeto do primeiro plano é responsável pela “viagem” que o garoto faz no tempo e no espaço?

O livro (romance) que ele lê.

b)   Pelos objetos que estão à volta do garoto, você acha que essa “viagem” vai acabar quando ele terminar a leitura? Por quê?

Não; provavelmente vai continuar, porque, o garoto vai ler outras obras.

c)   Você já viu filmes ou leu livros que tratam da época histórica enfocada no segundo plano? Como ela é retratada normalmente?

As narrativas medievais normalmente contam histórias de aventuras, cheias de monstros, feiticeiros e amores impossíveis.

d)   Você acha que o tipo de história que o garoto está lendo é adequado à idade dele?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois o garoto está numa fase em que se tem grande interesse por histórias de aventuras.

e)   Qual dos dois planos é mais cheio de aventuras e emoções para o garoto: o plano da realidade ou o plano da fantasia?

O plano da fantasia.

04 – Nas histórias medievais, o cavaleiro-herói normalmente é fiel ao amor de uma donzela e luta até à morte para defende-la, se necessário. No segundo plano, a companhia da donzela sugere fidelidade. No primeiro plano, embora não haja a sugestão amorosa, também temos um elemento que se associa à fidelidade. Qual é esse elemento?

      O cão.

05 – Como conclusão dessa leitura, indique em seu caderno as afirmativas verdadeiras sobre o quadro:

·        A leitura é retratada pelo quadro como uma atividade cansativa e pouco prazerosa.

·        Por meio dos livros, o leitor é levado a mundos imaginários, deslocando-se no tempo e no espaço.

·        O leitor identifica-se com aquilo que lê e às vezes chega a projetar-se nas personagens da história.

·        Pelo número de livros que estão em torno do garoto, supõe-se que ele já tenha feito ou ainda vá fazer muitas outras viagens pelo mundo da palavra.

·        O mundo de fantasia criado pela leitura não causa na vida real nenhum efeito sobre o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário