Quadro:
Moças à Margem do Sena
A
imagem em foco –
Análise e apreciação
Quadro Moças à Margem do Sena: Verão (1857), de Gustave Courbet
Entendendo a pintura:
01 – O título do quadro dá
pistas importantes para sua compreensão. Além disso, observe alguns detalhes da
tela, como o buquê de flores que uma das moças tem sobre o corpo, uma bolsa com
tom vermelho-vivo na parte direita superior e a presença de um barco ancorado
na margem do rio.
a)
Em que lugar estão as moças retratadas?
A margem do Sena.
b)
Levante hipóteses: como provavelmente chegaram
a esse lugar?
É possível que a pé ou de barco (no caso da outra margem).
c)
O que supostamente foram fazer lá?
Provavelmente foram se refrescar, pois é verão.
d)
O que provavelmente estavam fazendo, antes de
se deitarem para descansar?
Colhendo flores, em virtude da presença de um buquê na mão de uma
delas.
02 – Na pintura clássica,
era comum as personagens e as cenas retratadas fazerem parte de uma história
conhecida, quase sempre da mitologia. Na pintura romântica, havia uma
inclinação para os painéis grandiosos, dramáticos, cheios de emoção. Tais
características se verificam no quadro em estudo? Justifique sua resposta com
características das personagens do quadro.
Não. O quadro
retrata uma cena comum, mostrando duas moças que descançam. Essas não são
figuras históricas ou mitológicas.
03 – Na pintura romântica,
tanto a natureza quanto os seres humanos são retratados de forma especial,
elevada, grandiosa. As personagens, destacadas por sua beleza ou pela
grandiosidade da situação que estão vivendo, dão sempre a sensação de estar
posando para o pintor. Observe as personagens do quadro de Courbet e responda:
a)
As duas moças apresentam uma beleza
idealizada?
Não. Formam um conjunto gracioso, mas não chegam a ser bonitas,
tanto pelos critérios da época como pelos de hoje.
b)
Na sua opinião, o ambiente natural tem um
papel decisivo na significação do quadro ou é um cenário comum?
É um cenário comum que não possui uma significação destacada no
conjunto.
c)
As personagens parecem estar posando para o
pintor ou parecem ter sido flagradas num momento de descontração e intimidade?
Por quê?
Parecem ter sido flagradas num momento de descontração e intimidade,
pois tem as roupas desalinhadas pela posição de descanso em que se encontram e,
enquanto uma tem o olhar distante, a outra dorme.
04 – Quais dos seguintes
sentimentos e sensações é possível depreender do quadro de Courbet?
·
Sentimento místico.
·
Sonolência.
·
Preguiça.
·
Sensualidade.
·
Amor.
·
Delicadeza.
·
Tédio.
·
Alegria.
·
Calor.
05 – Logo, o quadro parece
estar interessado em captar uma dimensão física e material ou uma dimensão
interior, espiritual?
A obra em estudo
é bem próxima ao real.
06 – Considerando as
respostas dadas na questão anterior (4 e 5), conclua: a obra em estudo é
mitológica, grandiosa, dramática e idealizada, ou é uma obra que se aproxima do
real?
A obra ilustra
bem os dois comentários. Coubert é considerado o primeiro grande pintor do
Realismo, rompendo com a tradição clássica e romântica, ele abriu as portas
para a pesquisa em torno da cor e das técnicas de representação, traços que
caracterizam o grande grupo de pintores impressionistas e simbolistas.
07 – Leia estes dois
comentários, um do próprio Courbet e outro de um crítico de arte:
I – “A pintura é uma arte
essencialmente concreta, e não pode consistir senão na representação de coisas
reais e existentes.” (Gustave Courbet).
II – “Courbet quer viver a
realidade como ela é, nem bela nem feia: para chegar a isso, não tendo outro
caminho, desfaz-se de todos os esquemas, preconceitos, convenções, tendências
do gosto. Para tocar a verdade, ele elimina a mentira, a ilusão, a fantasia.
Tal é o seu realismo, princípio antes moral do que estético.” (Giulio C. Argan)
Confronte-os com o quadro em estudo e
responda: a tela Moças à margem do Sena; Verão corresponde aos princípios
estéticos defendidos por Courbet e aos comentários feitos pelo crítico?
Justifique.
Resposta pessoal
do aluno.
Obrigada,ajudou muito!
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