domingo, 26 de abril de 2020

CONTO: SE A TERRA NÃO EXISTISSE, A GENTE PISAVA ONDE? RICARDO AZEVEDO - COM GABARITO

Conto: Se a terra não existisse, a gente pisava onde?
           
Ricardo Azevedo

   Tênis é de lona e borracha. Cueca é de pano e elástico. Caderno é de arame e folha de papel. Televisão é de plástico com uma antena em cima e uma tela na frente.
        Casa é feita de telhado, parede, piso, porta e janela. Vaca é de couro, chifre e quatro tetas pingando leite. Cachorro é um ônibus peludo cheio de pulgas. Ser humano é feito de carne, osso, coração e ideias na cabeça.
        E o mundo em que vivemos?
        O mundo é um monte de terra cercada de água por todos os lados.
        A água é o mar, o rio, o lago, a chuva, a poça, a lágrima e o cuspe.
        A terra é a terra mesmo.
        Tem gente que pensa que terra só serve para cavar buraco no chão, para ser hotel de minhoca, para enfiar poste de luz ou então para sujar o pé de lama em dia de chuva, mas não é nada disso.
        Se não fosse a terra, a gente pisava onde?
        Se não fosse a terra, a gente construía nossa casa onde?
        E as cidades? E as estradas? E os campinhos de futebol?
        Sem a terra a gente não ia jogar bola nunca mais!
        (...).
        Pensando bem, a terra é a coisa mais importante do mundo em que vivemos. Ela é o solo, o chão, a gleba, o piso, o porto, o lugar onde a gente fica em pé e constrói a vida.
        Para falar a verdade, a terra é uma espécie de mãe. A mãe de todos nós.
        De onde vêm as árvores para dar sombra e segurança? Da terra.
        De onde vêm as frutas para a gente chupar? Da terra.
        De onde vem a nascente do rio? E a flor? E o passarinho? E a onça? E a tartaruga? E a borboleta? E o macaco? E o besourinho? E todos os bichos do mundo inteiro menos os peixes e as estrelas-do-mar?
        Sem a terra, não ia ter nem milho, laranja, caqui, jabuticaba, banana, pera, uva, cacau, pitanga, mexerica, romã, maçã, abacate, melancia, abacaxi, nem amendoim nem nada.
        O mundo ia ser só um monte de coisa nenhuma cercado de água para todos os lados.
        Mas a terra tem seus truques. Ela não gosta de ser maltratada, não senhor!
        Quando fazem queimadas ou destroem o mato ou enchem o chão de lixo e porcaria a terra fica triste vira deserto, corpo árido, seco, estéril, que não dá mais nada.
        Ela, que era generosa, formosa, úmida, florida, risonha, fofa, macia, fértil, cheia de sombra, cheia de perfume, cheia de riachinhos, borboletas, besourinhos, bichinhos e bichões, de repente fica tão dura e rachada que só consegue inventar pó, areia e desolação.
        Se a terra fosse um deserto ia ter chão, mas como a gente ia ficar?

                                                     Ricardo Azevedo. In: Revista Nova Escola, ano 17, n° 149. São Paulo, Abril, janeiro/fevereiro/2002.
                                    Fonte: Português – De olho no futuro – 3° ano – Cassia Garcia de Souza / Lúcia Perez Mazzio – Quinteto Editorial. p. 112-16.
Entendendo o conto:

01 – O principal objetivo do texto é ressaltar a importância da terra ou promover a ideia de que a terra é algo sem valor?
      É ressaltar a importância da terra.

02 – Na sua opinião, as pessoas têm se preocupado em cuidar da terra? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Que outro título você daria para esse texto?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia o seguinte trecho: “Ela é o solo, o chão, a gleba, o piso, o porto, o lugar onde a gente fica em pé e constrói a vida.”.
a)   A expressão destacada na frase pode ser substituída pela palavra nós. Reescreva o trecho fazendo essa substituição e realize as alterações necessárias.
Ela é o solo, o chão, a gleba, o piso, o porto, o lugar onde nós ficamos em pé e construímos a vida.

b)   Na sua opinião, a expressão a gente é mais usada na linguagem formal ou informal?
É mais usada na linguagem informal.

c)   Para você, por que o autor desse texto preferiu usar a gente no lugar de nós?
Provavelmente, o autor quis deixar o texto com uma linguagem mais simples e acessível para o leitor.

05 – Nesse texto o autor utilizou muitos pontos de interrogação. Você saberia explicar por que ele propõe tantos questionamentos?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez para promover no leitor uma reflexão acerca dos cuidados que se deve ter com a terra.




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