Música: Aquarela
Vinicius de Moraes
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Composição: Toquinho /
Vinícius de Moraes
Entendendo a canção:
01 – Você sabe o que é uma aquarela? Veja no dicionário e
escreva o significado.
É
um tipo de pintura feita com tintas que são diluídas em água.
02 – Do que “fala” o texto?
A ( ) De um homem que gosta de desenhar;
B (X) Da possibilidade que tenho
para colorir e transformar uma folha branca em desenhos criativos;
B ( ) Da importância de ter bons amigos;
C ( ) De um castelo que eu fiz na folha em
branco.
03 – O poeta nos dá à impressão de ser:
A ( ) – Uma pessoa chata e sem
criatividade;
B ( ) – Uma pessoa muito brava e
nervosa com as coisas;
C ( ) – Um menino bastante divertido que
gosta de desenhar;
D (X) – Uma pessoa criativa e sonhadora.
04 – Uma possível interpretação do texto pode ser.
A ( ) – A vida não vale a pena;
B ( ) – Devemos ter cuidado com os nossos
sonhos pois não devemos fantasiar muito com as viagens que fazermos;
C (X) – Construímos a nossa vida como um quadro, com
tintas e fantasias de cada um, que com o tempo perde a cor.
D ( ) – A vida é um barco a vela que um
dia se afunda.
05 – No texto aparece a
palavra MURO que pode ter o seguinte significado.
A ( ) –Tijolos para separar um lugar de
outro;
B ( ) – Algo que se deve ser derrubado;
C (X) – Um obstáculo que pode ser visto como a
passagem para fase adulta e o fim dos sonhos iniciais;
D ( ) – São os pesadelos que temos quando
dormimos.
06 – No verso, "Corro o
lápis em torno da mão e me
dou uma luva", a expressão sublinhada sugere:
(A) o desenho da
mão.
(B) a confecção da luva.
(C) o colorido da mão.
(D) a pintura dos dedos.
07 – A aquarela de que fala
na música está:
(A) no desenho e na vida
real.
(B) no desenho e
na imaginação.
(C) na pintura, apenas.
(D) na vida real e na
imaginação.
08 – No poema a expressão
"beijo azul" sugere o
encontro:
(A) da vela do barca com o
céu.
(B) do avião com o céu.
(C) do barco com o mar.
(D) do céu com o
mar.
09 – A música está organizada
em:
(A) orações.
(B) parágrafos.
(C) versos.
(D) períodos.
10 – As palavras amarelo, círculo e descolorirá
presentes no texto, pertencem respectivamente, às seguintes classes
gramaticais:
a)
Adjetivo, adjetivo e substantivo.
b)
Substantivo, adjetivo e adjetivo.
c)
Artigo, artigo e adjetivo.
d)
Adjetivo, substantivo e verbo.
e)
Verbo, verbo e adjetivo.
11 – No terceiro verso do
texto encontramos a presença de numerais:
a)
Multiplicativos.
b)
Ordinais.
c)
Cardinais.
d)
Fracionários.
e)
Coletivos.
12 – O substantivo guarda-chuva é:
a)
Simples.
b)
Composto.
c)
Abstrato.
d)
Coletivo.
e)
Aumentativo.
13 – Observe as alternativas
abaixo e assinale a única que
apresenta apenas substantivos próprios:
a)
Havaí, Pequim e guarda-chuva.
b)
Havaí, Pequim e Istambul.
c)
América, Havaí e círculo.
d)
Pequim, folha e América.
e)
Aquarela, América e sol.
14 – As palavras corro, folha e passarela
possuem, respectivamente:
a)
Dígrafo, dígrafo e dígrafo.
b)
Dígrafo, dígrafo e encontro consonantal.
c)
Dígrafo, encontro consonantal e dígrafo.
d)
Encontro consonantal, dígrafo e dígrafo.
e)
Encontro consonantal, dígrafo e encontro
consonantal.
15 – Explique o que o autor
quis dizer com os seguintes versos: “Giro um simples compasso e num círculo eu
faço o mundo”.
Que as pessoas
podem desenhar tudo aquilo que quiserem em uma folha de papel. Que tudo, até o
mundo, pode ser representado no papel.
16 – O autor da canção está
falando de uma viagem real?
Não. O autor está
falando de uma viagem imaginária, na qual as pessoas embarcam olhando para as
representações (desenhos) feitos numa folha de papel.
17 – Dê exemplos do que você
pode fazer com uma folha de papel, usando sua criatividade.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: desenhos, pinturas, dobraduras, fotografias, jornais,
livros, revistas, etc.
18 – Você já viu o mundo
representado em uma folha de papel? Sabe como é chamada essa representação?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
mapa-mundi, planisfério, mapa do mundo, etc.
Amei!!! Parabéns pela obra desenvolvida e também em compartilhar com nós professores.
ResponderExcluirPARABENS
ExcluirPROFESSOR
Me ajudou muito no para casa amei!!!
ResponderExcluirAmei. 👏
ResponderExcluirnossa me ajudou realmente amei
ResponderExcluirMe ajudem
ResponderExcluirNa primeira estrofe há a descrição de desenhos que são feitos. Quais são esses desenhos?
ExcluirAmei, me ajudou miuto
ExcluirAjudou muito.Estamos sem aula e fazendo aula online tenhp uma40 folhas ainda para fazer kkkkk
ResponderExcluirMuito obrigada ajudou bastante ☺️☺️☺️
ExcluirMuito obrigado(a) por quem fez as resposta, .e ajudou e muito tirei várias duvidas. Muito obrigada de verdade,Nei sei como agradecer!💗
ResponderExcluirMuito obrigado por ter tirado minhas dúvidas agora eu vou estar sempre vendo esse site muito obrigado.
ExcluirMuito rico seu material!! Gratidão por compartilhar.
ResponderExcluirMuito obrigada
ResponderExcluirObrigado
ExcluirNossa foi maravilhosa atividade.
ResponderExcluirQual é a habilidade para essa atividade para 5 ano?
ResponderExcluirQual é a habilidade para essa atividade para 5 ano?
ResponderExcluirMem ajudou muito
ResponderExcluiré muito bom,valeu cara continue assim,ajudando o próximo,valeu amigo vc é um amigo.
ResponderExcluirAjudar
ResponderExcluirMe ajudou muito, atividade maravilhosa!
ResponderExcluirMaravilhoso! obrigada!
ResponderExcluirMaravilhoso! Vcs também poderiam disponibilizar uma cópia sem gabarito, por favor.
ResponderExcluirGostaria de ideias para trabalhar o subst. e o adjetivo.
ResponderExcluir