terça-feira, 7 de abril de 2015

O QUE É PROJETO? QUAL A SUA FUNÇÃO?O PROJETO É INSEPARÁVEL DO SENTIDO DA AÇÃO


O PROJETO É INSEPARÁVEL DO SENTIDO DA AÇÃO
(Almeida, 2002). Neste sentido Barbier (In: Machado, 2000) salienta:“(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em acto” (p.6). 

O que é projeto? Qual a sua função?
O projeto é um planejamento de um trabalho a ser realizado, é a ideia do realizar algo, cabe como função de um projeto elaborar estratégias para solucionar um determinado problema. Faz parte da natureza humana, planejar ações.

A importância da utilização de Projetos Educacionais

A utilização de projetos educacionais nas escolas tem se mostrado de fundamental importância por que torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento através de atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experimentos, que o levam a refletir continuamente, durante o processo, sobre a importância do tema abordado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida. Também vale ressaltar que este aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, desenvolve valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, à medida em que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.

 Segundo Valente (1999), o construcionismo “significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz ” (p. 141). 


Tipologia dos Projetos:

1- Projeto de Intervenção: É um projeto da área educacional para atingir prioritariamente no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema.

2- Projetos de Pesquisa: Projeto que visa obter conhecimentos sobre determinado problema verificando e apurando soluções através de experimentações.

3- Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto): São projetos internos de uma sistema buscando inovar em seus produtos e atividades.

4- Projetos de Ensino: São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.

5- Projetos de Aprendizagem ou de Trabalho: São projeto realizados por alunos no âmbito escolar com a finalidade de desenvolver-se em determinados pontos de uma disciplina.

Há necessidade de se aprofundar mais nos tópicos quatro e cinco:

Projeto de Ensino: Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um coordenador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com apresentação dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e mudanças.

Projeto de Aprendizagem: Nos projetos de aprendizagem deixa a livre escolha do objeto a ser estudado pelos alunos, partindo da curiosidade.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.

Vantagem de se Trabalhar com Projetos:

“Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica” (Almeida, 2001)

O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.

Fundamentos da Metodologia de Projetos:

A elaboração e a prática de projetos de aprendizagem têm colaborado de forma significativa no processo de ensino aprendizagem, na relação professor e aluno na busca da tão sonhada aprendizagem significativa.
Na aproximação do objeto estudado, mais contextualizado na vida real.

Os pressupostos fundamentais na metodologia dos projetos são:

a) Número de alunos definidos para cada experiência.
b) Tempo determinado para realização do projeto.
c) Liberdade na escolha dos temas pelos alunos.
d) Sentido de finalidade do projeto para prática na vida real.
e) Utilizar dos mais variados recursos disponíveis na comunidade.
f) Socialização dos resultados do projeto, divulgação na comunidade.

As atividades orientadas pela metodologia de projetos, tem como as seguintes características:
Renovar os antigos moldes educacionais, promovendo melhorias no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno.


Valente (2000) acrescenta: “(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4). 


Roteiro para Elaboração de um Projeto:

1 Definição do Tema: De forma interdisciplinar, envolvendo diretamente os alunos nessa etapa.

2 Definição dos Objetivos Gerais: Quais os resultados, para a comunidade escolar, que se almeja obter com o projeto?

3 Definição dos Objetivos Específicos: É o detalhamento dos objetivos, soluções a se buscar.

4 O projeto e a Proposta Pedagógica da Escola: O projeto deve estar de acordo com a proposta pedagógica da escola, mas sem deixar de buscar aperfeiçoá-la.

5 Justificativa: A justificativa deve responder perguntas como Por que é importante fazer o Projeto? Quem se Beneficiará? Prioridade o aluno.

6 Metodologia: São as medidas relacionadas as ações e execuções do projeto. De forma colaborativa, integrada e multidisciplinar.

7 Atividades: São as atividades principais do projeto. Algumas perguntas ajudam a definir esta etapa, como: O quê?, Com que fim? Como? Quando? Onde? Quem? Com o quê?

8 Acompanhamento, Avaliação e disseminação - Como será feita o acompanhamento do projeto: Os professores e organizadores devem definir como serão feitas o acompanhamento e avaliação das etapas do projetos, Como serão medidos os efeitos do projeto? Como será transmitido o que se aprendeu?

9 Definição do título do Projeto: Depois de todas as etapas anteriores deve-se criar um nome para o projeto que desperte o interesse pelo mesmo.


Daí a importância do desenvolvimento de PROJETOS ARTICULADOS envolvendo a co-autoria dos vários PROTAGONISTAS do processo educacional.
O fato de um projeto de gestão escolar estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa propiciar o desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o
processo de reconstrução de uma nova escola. Isto porque a parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitem viabilizar a realização de  novas prática pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida. 

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