PROJETO DE LEITURA : "EU E O AUTOR"
Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela. LAJOLO (2004, p.7)
Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e a falta de hábito de ler pelos alunos, observados na sala de aula, criei o Projeto: "Eu e o Autor", desde 1995 cuja a finalidade era despertar o interesse pela leitura, gerar afinidade e criar uma atmosfera de amizade entre o leitor e o autor do livro, através do gênero textual: carta pessoal, tão pouco usado nos dias atuais.
Por meio da carta o leitor interage com o autor, fazendo perguntas, questionando algumas passagens do livro, dando opiniões sobre o direcionamento da obra e assim que recebe em sua casa uma carta-resposta do autor ele se surprende e motiva a continuar lendo. Desse modo o leitor foi cativado para a leitura.
Com isso, motivando o aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.
Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma "Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:
[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido-nessa textura-, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia."
Desta forma, a leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
- Estimular o prazer e as competências de leitura e escrita com ações humanas de apreciação e produção estética e afetiva;
- Promover uma prática constante de leitura motivando o aluno para esta ação;
- Desenvolver o senso crítico, a criatividade, a oralidade e a socialização;
- Valorizar os autores brasileiros e suas obras literárias;
- Resgatar o Gênero Textual: carta pessoal;
- Proporcionar situações de leitura compartilhada;
- Enriquecer e ampliar o vocabulário.
CONTEÚDOS CURRICULARES INTERDISCIPLINARES
Os principais conteúdos trabalhados no Projeto e suas respectivas Áreas:
Linguagem: as tipologias textuais: narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas e instrucional;leitura compartilhada;produção textual e cartazes;gêneros textuais: carta pessoal, texto didático, texto publicitário e reportagens;
Ciências Humanas: a solidariedade, a leitura crítica da realidade e do contexto em que os alunos estão inseridos;o espaço geográfico do texto e também de locomoção entre a Escola e o Correios;
Matemática: custo do envelope e do selo postal.
O projeto propôs aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Ayrton Senna a leitura de um livro paradidático infanto-juvenil "Procura-se um coração" de Lúcia Seixas, durante o primeiro bimestre, sendo uma aula semanal com o paradidático.
Com o livro em mãos numa roda de leitura foi apresentado aos alunos o livro, sua temática e a biografia da autora Lúcia Seixas.
Em seguida começou a leitura compartilhada em voz alta se alternando e parando quando se faz necessário para discussão sobre o tema ou o significado de palavras desconhecidas.
Durante os meses de fevereiro e março fizeram a leitura do livro com debates sobre a temática do livro"doação de órgãos", a partir dai despertou interesse nos alunos em saber mais sobre o assunto, então foram pesquisar na internet e trouxeram todo o material pesquisado para a sala de aula e diante do exposto, convidamos a Enfermeira Fabiana Regina de Souza Molina - Coordenadora da Central de Transplantes de Mato Grosso - para ministrar uma palestra sobre o tema e os alunos também fizeram uma exposição na escola,convidamos os demais alunos da escola para assistirem.
Sendo assim, para concluir o projeto, os alunos escreveram uma carta para escritora Lúcia Seixas e foram ao Correios postá-la.
Mas, alegria mesmo foi quando receberam a resposta da carta que enviaram para a escritora, a mesma postou em seu blog
http://procuraseumcoracao.blogspot.com.br fotos dos alunos e comentou sobre o projeto.
Desta forma o aluno fica motivado a ler outra obra de outro escritor e escrever novamente.
Acredito que este projeto sustentou uma proposta de trabalho para construção da leitura e da escrita de forma prazerosa e real.
O trabalho foi altamente valorizado pelos alunos da própria turma, os demais da escola e também por outros educadores que tiveram a oportunidade de observar durante a culminância do projeto.
A estratégia do projeto foi criar habilidade de leitura e escrita dos alunos, além da sensibilidade estética na produção textual.
O envolvimento dos alunos com a pesquisa sobre "Doação de Órgãos", mostrou a função social que se deu com a leitura deste livro.
Também, o interesse dos alunos por obras e autores brasileiros.
A avaliação foi realizada a cada etapa do projeto, ouvindo os alunos, coordenação e direção da escola, os quais sinalizaram sucesso e desafios para futuros trabalhos.
A avaliação foi realizada a cada etapa do projeto, ouvindo os alunos, coordenação e direção da escola, os quais sinalizaram sucesso e desafios para futuros trabalhos.
AUTOAVALIAÇÃO
Assumi e encarei a diversidade de tarefas no âmbito das funções como uma oportunidade de melhoria;
Envolvi nas tarefas que me foram atribuídas com vista à execução do projeto, de forma pontual e rigorosa;
Demonstrei ter aptidão e conhecimentos adequados para coordenar este projeto;
Procurei me atualizar os meus conhecimentos com relação a temática do livro durante a execução do projeto;
Acredito que superei o objetivo.
OBS.: Vou escrever aqui algumas falas de escritores que já participaram deste Projeto.
...Agradeço a você e a seus alunos pelas deliciosas cartas que me enviaram.....Mas você é super gentil, sensível e deve conseguir que seus alunos amem as aulas, o estudo e os livros!Lúcia Goes (2/1/1996)
...Fiquei encantado com as cartas que recebi de seus alunos sobre meu livro. Agradeço, do fundo do coração. Isso é o mais gratificante para um escritor. Wagner Costa (12/12/1995)
...Quero, em primeiro lugar,parabenizá-la pelo trabalho efetuado com os alunos, tão importante para incentivar o gosto pela leitura...espero que continue estimulando em seus alunos o amor pelos livros... Rosana Rios (21/05/1996)
...De novo, as cartas de vocês me banharam de alegria, e vai aqui meu muito obrigado!Achei bonito e da melhor qualidade pedagógica o trabalho que você desenvolveu com "O Segredo da Amizade"...gostaria que me enviasse, pois pretendo mostrar nas minhas andanças e dizer com orgulho, carinho e esperança que em Juina(pois morava lá) há professoras com essa sensibilidade e competência! Wagner Costa (3/12/1995)
...Que bom receber notícias de você e do belo trabalho que você continua desenvolvendo....e que desse modo sejam despertados para o prazer da leitura, tenho certeza de que todos os horizontes de seu sucesso e felicidade futuros estão sendo abertos à frente deles. Pedro Bandeira (nov/2012)
...Fiquei muito contente com as cartas de vocês, com o carinho, com as palavras amigas. E quero mandar um beijo bem gostoso para cada um, com os votos de que continuem a gostar de ler, sempre...Sonia Junqueira (1/2/1996)
...Fiquei encantada com as cartas..são lindas, emocionantes.Recebi deles muitos estímulos, excelentes comentários, desenhos, elogios, abraços, beijos e uma porção de convites para visitar Juina. Depois de ler as cartas fui procurar Juina no mapa.Achei e fiquei me perguntando como é que essa meninada vive, o que fazem, ...quem são esses meninos e meninas, como são os professores, como vivem? Coloquei as cartas deles num quadro para enfeitar a parede do meu estúdio, perto do computador. Vou lê-las sempre.Regina Chamlian (10/6/2002)
...Seus alunos são muito legais e você também deve ser, por dar estímulo e liberdade a eles. Eva Furnari (25/11/2001)
...Achei interessante este projeto e lindos acrósticos seus alunos fizeram...continue incentivando a leitura. Angela Carneiro (10/2/1996)
....Continuem lendo, lendo bastante. Ler é diferente de estudar. É muito mais gostoso do que estudar. E a gente aprende muito, muito mais! Se vocês não puderem comprar livros, visitem a biblioteca da sua escola, do seu bairro, peçam livros emprestado, peçam para seus pais comprarem para vocês. Mas nunca deixem de ler. No conhecimento está a diversão, está a felicidade. Na falta de leitura, na ignorância, está a tristeza, está a escravidão. Pedro Bandeira (15/7/1996)
...Eu achei simplesmente admirável o trabalho que você tem com os seus alunos. Fazê-los participar de primeiras experiências como ler e escrever cartas é muito mais que se preocupar em ensinar. É uma demonstração de puro amor à profissão e chega a emocionar. E olha que eu sou meio durão... quer dizer, durão uma ova! Eu me emociono facilmente e confesso que fiquei mole quando vi aqueles garranchos infantis me elogiando. Realmente, o trabalho desenvolvido por você merece que a gente fique aplaudindo sem parar. Aurélio de Oliveira (4/11/1996)
Nenhum comentário:
Postar um comentário