Temas para Pesquisa na Área Ciências da Natureza e Matemática
Conheça o processo de biodegradação do lixo, a produção de resíduos e os problemas que acarretam ao ecossistema, através de conceitos de termoquímica e de reações.
2. Genética: determinação dos padrões de herança.
A partir do conhecimento da genética clássica e molecular, discuta com a turma as diferenças entre características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
3.Organizando a vida financeira.
Estimule os alunos aplicar a teoria à prática e utilizar os conceitos de Progressão Aritmética e Geométrica na hora de calcular seus gastos.
4. Como surgem as galáxias?
Amplie a compreensão da turma sobre o ciclo de vida das estrelas, levando-os a refletir sobre a essência da matéria e como ela se combina para dar origem ao Universo.
5. Como se formam os hidrocarbonetos?
Compare as moléculas de diferentes tipos de plástico para ensinar o conceito de ligações covalentes.
6. Estamos sozinhos no Universo?
Comente com a turma a recente descoberta de um novo planeta e levante hipóteses sobre as condições necessárias para o surgimento da vida.
7. O aproveitamento da energia solar.
Estimule a turma a pesquisar meios eficazes de geração de energia para entender como ocorre a captação da luz solar.
8. O que é diabetes?
Usando casos reais, debata com a classe quais sãos as principais causas dessa doença e como é possível tratá-la.
9. Conceitos de Física no estudo dos fenômenos climáticos.
Explique os conceitos utilizados na análise das alterações climáticas, como aquecimento global e efeito estuda, que afetam nosso planeta.
10. Como funciona uma hidrelétrica?
Analise com a turma quais as diferentes formas de energia utilizadas e as transformações pelas quais elas passam durante o processo de produção de energia elétrica.
11. É possível exercitar o cérebro?
Apresente para a classe o funcionamento do sistema nervoso e discuta as recentes descobertas da ciência sobre a maneira como processamos informações.
12. As relações trigonométricas na fotografia.
Pesquise com os alunos a presença das relações trigonométricas no cotidiano das pessoas e especialmente na fotografia.
13. Consequências do aquecimento global para os seres humanos.
Pesquise com os alunos como a mudança climática pode agravar problemas da humanidade como a fome e a pobreza.
14. O que é Neodarwinismo?
Estude com a turma o processo evolutivo e as contribuições da genética para o campo.
15. Do petróleo à gasolina.
Debata com a classe a importância econômica dos combustíveis fósseis e utilize os exemplos surgidos para ilustrar os processos químicos de transformação dos hidrocarbonetos.
16.Como o corpo reage ao excesso de exercício?
Os alunos pesquisam nas aulas de Educação Física e Biologia quais alterações fisiológicas ocorrem no corpo durante os esforços físicos extremos.
17.Ao planejar a pavimentação, a garotada aprende sobre polígonos.
Proponha a resolução de problemas sobre a colocação de pisos e pavimentos para discutir o cálculo de áreas.
18.Compare dados estatísticos usando gráficos.
Alunos transformam tabelas estatísticas em gráficos, facilitando a tarefa de comparar dados.
19. As ondas sonoras e suas propriedades físicas.
Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis para a audição.
20. Métodos contraceptivos: pesquise com os alunos uso e eficácia.
Ajude os alunos a conhecer o uso e os benefícios de cada método anticoncepcional - e a eficácia da camisinha.
21. Afinal, para que serve a próstata?
Explique para a turma as diferentes funções do órgão em homens e mulheres.
22. É possível se movimentar somente com a "força do pensamento"?
Aproveite as recentes descobertas da ciência para explicar os atos voluntários e reflexos.
23. O que causa e como prevenir o infarto do miocárdio?
Retome com a turma o sistema circulatório e discuta maneiras de prevenção da doença.
24. Como funciona o raio laser?
Mostre aos alunos as diferentes frequências do espectro luminoso e as aplicações dos diferentes tipos de radiação no cotidiano.
25. As diferentes formas do carbono.
Identifique com a turma as estruturas alotrópicas do carbono e explique suas diferentes aplicações.
26. Quais as causas das doenças relacionadas à visão?
Discuta com a turma como a tecnologia pode ajudar (ou atrapalhar) os diagnósticos médicos.
27.Homens também têm hormônios femininos?
Convide a turma a explorar a diferença entre os hormônios sexuais e suas funções no corpo humano.
28.De onde vem o petróleo?
Apresente à turma a composição e o processo de produção do petróleo e explique o que é a camada pré-sal.
29.Quais os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade?
Convide os alunos a investigar os efeitos do aquecimento global sobre a cadeia alimentar e a biodiversidade no Ártico.
30. Gravidez: o que pode e não pode?
Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.
31.Por que estudamos Matemática?
Coloque a garotada para explorar várias áreas do conhecimento e descobrir a importância desse campo de estudo em seu cotidiano.
32.Como funcionam os hormônios à medida que envelhecemos?
Explique a relação entre a diminuição na produção hormonal e o envelhecimento de homens e mulheres.
33.Como a Física explica o projeto de trem de alta velocidade?
Utilize os conceitos da Física para entender o projeto de um sistema de transporte que pode chegar à velocidade próxima à do som.
34.Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso corpo?
Discuta os efeitos de substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência.
35. A Física por trás dos sensores de movimento.
Entenda as novas tecnologias que antes estavam apenas nas telas do cinema.
36.Estatística para entender e construir gráficos.
Proponha para a turma a elaboração de gráficos a partir de informações coletadas na escola ou extraídas da internet.
37.Sistema Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue.
Apresente o sistema circulatório para a turma e explique suas principais características.
38.Nutrientes: importância e classificação em substância orgânica e inorgânica.
Discuta sua classificação e relembre conceitos importantes de anos anteriores do Ensino Médio.
39. Como explicar o fenômeno das aves que migram no frio?
Desvende com a turma alguns dos mistérios sobre os motivos e procedimentos desse acontecimento.
40. A relação entre divisão celular e câncer.
Explique à turma os processos de divisão celular e os problemas relacionados a eles que podem causar a doença.
41.Humano x bactérias: como ambos se defendem?
Analise o mecanismo de resistência das bactérias aos antibióticos e seu funcionamneto no corpo humano.
42.Ondas eletromagnéticas e meios de comunicação.
Estude os tipos de ondas eletromagnéticas e ajude os alunos a compreender como elas estão por trás do funcionamentos dos meios de comunicação mais corriqueiros, como o celular.
43. O papel dos hormônios no corpo humano.
Leve imagens do corpo humano para os alunos e proponha um estudo sobre o papel do sistema endócrino no organismo.
44. Apresente o processo de fermentação colocando a mão na massa.
Organize experiências em sala de aula e mostre como ocorrem os processos de fermentação.
45.Reprodução das plantas.
Explique os diferentes mecanismos de reprodução das plantas e analise como estão ligados à evolução.
46.Dualidade onda-partícula.
Apresente aos estudantes conceitos básicos da Física Moderna, uma nova explicação para os fenômenos da natureza.
47.Ligações covalentes e os gases do efeito estufa.
Use ligações covalentes e geometria molecular para entender o efeito estufa.
48.Propriedades químicas dos sais.
Aborde as propriedades dos sais e relembre conceitos como reação ácido-base, compostos iônicos e nomenclatura.
49.Migração e o que muda nas espécies quando os animais viajam.
Explique como os espécies sofrem alterações quando mudam de local.
50. Como a genética influi nas doenças hereditárias.
Apresente os princípios genéticos básicos para entender porque algumas doenças são hereditárias.
51.Bóson de Higgs e a origem do Universo.
Conte aos alunos como a colisão de prótons pode explicar a origem de toda a matéria existente.
52.Por que os peixes morrem em águas poluídas?
Mostre que a sujeira não é a unica culpada pela morte dos animais em águas contaminadas.
53.Os vestígios da evolução das espécies.
Pesquisar sobre orgãos vestigiais, criacionismo e evolucão das espécies.
54. Reconstituindo a queda do meteorito.
Use o caso do meteorito que caiu na Rússia para explicar cálculos de energia cinética e térmica.
55. O que é terapia genética?
Pesquisar e explicar o que é a terapia genética e como ela funciona no organismo.
56.Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?
Explique como funcionam as pílulas anticoncepcionais.
57.Monera: Que reino é esse?
Pesquisar para apresentar bactérias e cianobactérias.
58. A expansão do universo.
Pesquisar e discutir a expansão do universo com conceitos de Física.
59. Como funciona o relógio biológico?
Pesquisar e discutir os ritmos do corpo e o relógio biológico.
60. Medula óssea: que órgão é esse?
Pesquisar e explicar o que é a medula óssea e qual sua relação com a produção do sangue e o sistema imunológico.
61.Cetáceos: os mamíferos do mar.
Pesquisar e abordar a biologia dos cetáceos, os mamíferos do mar.
62.Carbono: existe vida sem ele?
Pesquisar e falar sobre as propriedades do carbono.
63.Como funciona a cirurgia bariátrica?
Pesquisar e explicar o funcionamento do sistema digestivo e o que é a cirurgia de redução do estômago.
64.Viagens no tempo: uma realidade possível?
Discutir conceitos de física que possibilitariam uma viagem pelo tempo e espaço.
65. Como funciona o GPS?
Pesquisar e explicar o funcionamento dos sistemas de GPS.
66. Biomimética: a ciência que imita a natureza.
Pesquisar e abordar a biomimética: a ciência que imita a natureza.
67.Tatuagem e as camadas da pele.
Pesquisar e explicar a composição da pele e suas funções.
68.Ronco: o preço da evolução.
Pesquisar e abordar a fisiologia do ronco e como ele está relacionado com a evolução.
69. Concentração dos nutrientes e molaridade.
Pesquisar os temas como molaridade, concentração e mols.
70. Limites do corpo humano.
A partir do exemplo dos atletas, proponha uma discussão com a turma sobre a resistência do corpo humano a situações limite.
71. O que é preciso para flutuar na água?
Pesquisar e discorrer sobre os processos de flutuação.
72. Como medir o tempo de reação?
Pesquisar e discutir tempo de reação.
73. Sacolinhas plásticas são a melhor opção?
Pesquisar e debater a proibição das sacolinhas nos mercados paulistanos e em outras cidades.
74. Órgãos vitais e anatomia humana.
Pesquisar e depois levar os alunos ao laboratório para ensinar órgãos vitais e funcionamento do corpo humano.
75. Cinco oceanos, cinco problemas.
Pesquisar e discutir os principais problemas dos oceanos.
76. Relações entre economia e conservação da natureza.
Pesquisar e abordar os mecanismos de conservação da natureza e as relações entre preservação e economia.
77. O ABC da tabela periódica.
Pesquisar e trazer as principais características da tabela periódica.
78. Vênus e Terra: tão longe, tão perto.
Pesquisar e abordar o trânsito de Vênus e as principais diferenças e semelhanças entre Vênus e a Terra.
79.Destilados e o processo de separação de misturas.
Pesquisar e enfatizar o processo de separação de misturas, focando na destilação.
80.Por que a Ciência muda o que dizia ser verdade?
Pesquise sobre as verdades transitórias da Ciência.
81. Como os prédios ficam de pé?
Pesquisar sobre a estrutura das edificações.
82. Como uma onda no ar: a física do som.
Pesquisar e discutir o princípio da propagação de ondas sonoras.
83. Na trilha da evolução.
Pesquise e discuta diferentes modelos de teorias evolutivas.
84. A extinção de espécies é uma questão de escolha?
Pesquise e discuta os processos de extinção na natureza.
85. Cérebro: o universo das sinapses.
A partir de um debate sobre o autismo, explique como acontecem as transmissões de informações no cérebro e o quanto esse processo é responsável por nossas sensações.
86. O uso consciente dos medicamentos.
Pesquisar e propor uma discussão sobre a superdosagem e alerta para os perigos da automedicação.
87. Transgênia x Hibridismo.
Pesquisar e explicar as diferenças entre transgênia e hibridismo.
88. Essências e corantes: a química da gastronomia molecular.
Pesquisar e propor experiências para que os alunos compreendam o processo de destilação por arraste e a transformação dos ésteres.
89. Por que o cinto de segurança nos protege?
Pesquise e discuta o impacto físico dos acidentes automobilísicos e fala sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.
90.Um projeto para transformar lixo orgânico em combustível.
Pesquisar e propor a elaboração de um projeto para transformar o lixo orgânico em combustíveis e fertilizantes nas cidades de médio porte.
91. Energia cinética e o funcionamento dos carros híbridos.
Pesquisar e explicar o que é a energia cinética e mostrar o que ela tem a ver com o funcionamento dos carros híbridos.
92. Situações problema envolvendo o cálculo da inflação.
Explicae o que é a inflação e propor a resolução de situações problema envolvendo juros simples e compostos.
93. Aerodinâmica: por que os aviões voam?
Pesquisar e explicar porque os aviões voam e trabalha os conceitos de aerodinâmica.
94. Invasão biológica e desequilíbrio ambiental.
Discutir as consequências da introdução de espécies invasoras em diferentes habitats.
95. Biopirataria: o roubo da biodiversidade.
Pesquisar e explicar o que é a biopirataria.
96. Diferentes tipos de radiação.
Pesquisar sobre os diferentes tipos de radiação.
97. Charles Darwin e a evolução.
Pesquisar sobre as teorias evolucionistas de Lamarck, Darwin e dos cientistas adeptos ao chamado Neodarwinismo.
98. O ciclo da água e a origem das formas de vida.
Pesquise e explique o ciclo da água mostrando a sua importância para a existência de qualquer forma de vida.
99. Doping e os efeitos dos diuréticos no organismo.
Pesquisar e explicar porque as substâncias como a furosemida, presente nos diuréticos, reagem no organismo.
100. Drogas: quando a busca por prazer se torna uma doença.
Pesquisar e explicar como se dá a dependência química e os efeitos da abstinência no organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário