segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

PARÁBOLA: A PARÁBOLA DO SEMEADOR - COM GABARITO

 PARÁBOLA: A parábola do semeador

 13 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e se sentou à beira do lago.Uma grande multidão se juntou ao seu redor. Havia tanta gente que Jesus entrou num barco e se sentou; e toda a multidão permanecia de pé na praia. Jesus lhes ensinou muitas coisas por meio de parábolas [a]. Ele dizia:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAcTXd5yI8LJTGeNVb2FqJuz0PQ5LqTIlF2Sbcdzxs6iCsnLApRugqOrQpLJ-5JJ1O1EBdNRd_Tbe7FP7J7Fcp75BK96sLsVGocdjz4fAVhSbup6L_H3KjxJQYD7g61ziNZ708VPccrj6-9w07A7bqQPSs-_U1JDc-BzuFZDz6Inzg91_vM-EGuA3we_o/s320/Semeador.jpg


—Certo homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram.Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa, pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram.Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça.

 Em: Mateus 13 –Portuguese - New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)                                                                                                                               In: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+13&version=VFL

01-Qual o objetivo desse texto-discurso?

     a- criticar;

     b- produzir humor;

     c- transmitir ensinamento;

     d- informar

02-O texto-discurso é constituinte do:

     a- discurso político;

     b- discurso religioso; 

     c- discurso científico;

     d- discurso pedagógico

03-Marque (SP) para semeaduras consideradas positivas, segundo a parábola, e (SN) para semeaduras consideradas negativas, segundo a parábola.

     a-( SN    ) semeadura na beira do caminho;

     b-(  SN   ) semeadura no meio de pedras;

     c-(  SN   ) semeadura no meio de espinhos;

     d-(  SP   ) semeadura em terra boa

04-Ao dizerQuem pode ouvir, ouça.”, o autor da parábola?

a-   contava com o fato de que todos entenderiam o que foi dito;

b-   contava com o fato de que ninguém entenderia o que foi dito;

c- contava com o fato de que poucos entenderiam o que foi dito.

05-No argumento “uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram”, pode se interpretar que:

     a- pode-se semear boas ações em qualquer lugar, que elas sempre gerarão bons resultados;

     b- boas ações semeadas em ambientes não propícios ao crescimento do bem serão uma perda de tempo;

     c-semear boas ações não produz bons resultados.

06-No argumento “Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa, pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes.”, pode se interpretar que:

    a- o bem não dura em corações superficiais;

    b- o bem encontra bom abrigo em corações superficiais;

    c- o bem cresce mais rapidamente em corações superficiais.

07-No argumento “Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram”, pode-se interpretar que:

    a- ações do bem florescem mesmo em maus ambientes;

    b- ações do bem são impedidas de se desenvolver se forem cercadas por mau ambiente;

    c- mau ambiente não interfere no crescimento de boas ações.

08-No argumento “outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado”, pode-se interpretar que:

    a- boas ações se multiplicam, quando encontram corações bons que as cultivam;

    b- boas ações crescem em qualquer lugar, pois o bem sempre vence o mal;

    c- boas ações não precisam de ambiente adequado para se manifestar.

09- No trecho “Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho...”, a conjunção grifada sugere:

    a- que a ação de semear ocorre em tempo diferente do fato da semente cair à beira do caminho;

    b- que a ação de semear ocorre simultaneamente ao fato da semente cair à beira do caminho;

    c- que a ação de semear ocorre antes do fato da semente cair à beira do caminho;

    d- nenhuma das explicações anteriores.

10-Crie um pequeno discurso usando a conjunção enquanto.

Discurso usando a conjunção "enquanto":

Exemplo:

"Enquanto caminhamos por essa vida, semeamos a cada dia as sementes de nossas ações. Algumas caem em terreno fértil, germinam e florescem, trazendo frutos abundantes para nós e para os outros. Outras, porém, encontram solo árido e pedregoso, e logo secam. É fundamental que cultivemos em nossos corações um terreno fértil, livre de espinhos e pedras, para que a semente do bem possa crescer e florescer em toda sua plenitude."

Neste discurso, a conjunção "enquanto" estabelece uma relação de simultaneidade entre a jornada da vida e o ato de semear.

11-Observando o trecho “Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e se sentou à beira do lago.Uma grande multidão se juntou ao seu redor...”, quem é o narrador bíblico da parábola do semeador?

    a- Jesus Cristo;

    b- Mateus;      

    c- João;

    d- Paulo.

12-Produza um texto-discurso argumentando sobre quais são tipos de sementes e de corações humanos que você desejaria ver crescer no mundo. Justifique o porquê desse seu desejo.

Desejo ardentemente ver a semente da compaixão crescer em todos os corações. A compaixão é a capacidade de sentir a dor do outro e agir para aliviar o sofrimento. Em um mundo marcado por desigualdades e conflitos, a compaixão é um bálsamo que cura feridas e une as pessoas. Ao cultivar a compaixão, plantamos a semente da paz, da justiça e da solidariedade.

Além da compaixão, anseio pela proliferação da semente da esperança. A esperança é a força que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo diante das adversidades. Ela nos permite enxergar um futuro melhor e nos motiva a trabalhar para construí-lo. Ao semear a esperança, fortalecemos a resiliência das comunidades e inspiramos as pessoas a buscarem soluções para os desafios que enfrentamos.

Para que essas sementes possam florescer, precisamos cultivar corações férteis e receptivos. Desejo ver corações livres de preconceitos e julgamentos, abertos ao diálogo e à diversidade. Corações que valorizem a empatia e a bondade, capazes de construir relacionamentos autênticos e significativos.

Acredito que, ao cultivar a compaixão e a esperança em nossos corações, podemos transformar o mundo em um lugar mais justo, humano e solidário. Ao semear essas sementes, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de florescer e alcançar seu pleno potencial.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário