PARÁBOLA: A parábola do semeador

—Certo homem saiu
para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os
pássaros vieram e as comeram.5 Outra
parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram
depressa, pois a terra não era funda, 6 mas, quando
o sol apareceu, elas secaram,
pois não tinham raízes. 7 Outra parte das sementes
caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram.8 Uma
outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo
100 vezes mais do que tinha sido plantado. 9 Quem
pode ouvir, ouça.
Em: Mateus 13 –Portuguese - New Testament: Easy-to-Read Version (VFL) In: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+13&version=VFL
01-Qual o objetivo desse texto-discurso?
a-
criticar;
b-
produzir humor;
c- transmitir ensinamento;
d-
informar
02-O texto-discurso é constituinte do:
a-
discurso político;
b- discurso religioso;
c-
discurso científico;
d-
discurso pedagógico
03-Marque (SP) para semeaduras consideradas
positivas, segundo a parábola, e (SN) para semeaduras consideradas negativas,
segundo a parábola.
a-( SN ) semeadura na beira do caminho;
b-( SN ) semeadura no meio de pedras;
c-( SN ) semeadura no meio de espinhos;
d-( SP ) semeadura em terra boa
04-Ao dizer
“Quem pode ouvir,
ouça.”, o autor da parábola?
a-
contava com o fato de que todos entenderiam o que
foi dito;
b-
contava com o fato de que ninguém entenderia o que
foi dito;
c- contava com o fato de que poucos entenderiam o que foi dito.
05-No argumento “uma parte das sementes caiu à beira do
caminho e os pássaros vieram e as comeram”, pode se interpretar que:
a- pode-se semear boas ações em qualquer
lugar, que elas sempre gerarão bons resultados;
b- boas ações semeadas em ambientes não
propícios ao crescimento do bem serão uma perda de tempo;
c-semear boas ações não produz bons
resultados.
06-No argumento “Outra parte caiu no meio de pedras, onde
havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa, pois a terra não era
funda, 6 mas, quando o sol apareceu, elas secaram,
pois não tinham raízes.”, pode se interpretar que:
a- o bem não dura em corações superficiais;
b- o bem encontra bom abrigo em corações
superficiais;
c- o bem cresce mais rapidamente em
corações superficiais.
07-No argumento “Outra parte das sementes caiu no meio de
espinhos, os quais cresceram e as sufocaram”, pode-se interpretar que:
a- ações do bem florescem mesmo em maus
ambientes;
b- ações do bem são impedidas de se
desenvolver se forem cercadas por mau ambiente;
c- mau ambiente não interfere no
crescimento de boas ações.
08-No argumento “outra parte ainda caiu em terra boa e deu
frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido
plantado”, pode-se interpretar que:
a- boas ações se multiplicam, quando
encontram corações bons que as cultivam;
b- boas ações crescem em qualquer lugar,
pois o bem sempre vence o mal;
c- boas ações não precisam de ambiente
adequado para se manifestar.
09- No trecho “Enquanto semeava, uma parte das
sementes caiu à beira do caminho...”, a conjunção grifada sugere:
a- que a ação de semear ocorre em tempo
diferente do fato da semente cair à beira do caminho;
b- que a ação de semear ocorre
simultaneamente ao fato da semente cair à beira do caminho;
c- que a ação de semear ocorre antes do
fato da semente cair à beira do caminho;
d- nenhuma das explicações anteriores.
10-Crie um pequeno
discurso usando a conjunção enquanto.
Discurso usando a conjunção "enquanto":
Exemplo:
"Enquanto
caminhamos por essa vida, semeamos a cada dia as sementes de nossas ações.
Algumas caem em terreno fértil, germinam e florescem, trazendo frutos
abundantes para nós e para os outros. Outras, porém, encontram solo árido e
pedregoso, e logo secam. É fundamental que cultivemos em nossos corações um
terreno fértil, livre de espinhos e pedras, para que a semente do bem possa
crescer e florescer em toda sua plenitude."
Neste
discurso, a conjunção "enquanto" estabelece uma relação de
simultaneidade entre a jornada da vida e o ato de semear.
11-Observando o
trecho “Naquele mesmo dia Jesus saiu de
casa e se sentou à beira do lago.2 Uma grande multidão
se juntou ao seu redor...”, quem é o narrador bíblico da parábola do
semeador?
a- Jesus Cristo;
b- Mateus;
c- João;
d- Paulo.
12-Produza um
texto-discurso argumentando sobre quais são tipos de sementes e de corações humanos
que você desejaria ver crescer no mundo. Justifique o porquê desse seu desejo.
Desejo ardentemente ver a semente da compaixão
crescer em todos os corações. A compaixão é a capacidade de sentir a dor do
outro e agir para aliviar o sofrimento. Em um mundo marcado por desigualdades e
conflitos, a compaixão é um bálsamo que cura feridas e une as pessoas. Ao
cultivar a compaixão, plantamos a semente da paz, da justiça e da
solidariedade.
Além da compaixão, anseio pela
proliferação da semente da esperança. A esperança é a força que nos impulsiona
a seguir em frente, mesmo diante das adversidades. Ela nos permite enxergar um
futuro melhor e nos motiva a trabalhar para construí-lo. Ao semear a esperança,
fortalecemos a resiliência das comunidades e inspiramos as pessoas a buscarem
soluções para os desafios que enfrentamos.
Para que essas sementes possam florescer,
precisamos cultivar corações férteis e receptivos. Desejo ver corações livres
de preconceitos e julgamentos, abertos ao diálogo e à
diversidade. Corações que valorizem a empatia e a bondade,
capazes de construir relacionamentos autênticos e significativos.
Acredito que, ao cultivar a compaixão e a
esperança em nossos corações, podemos transformar o mundo em um lugar mais
justo, humano e solidário. Ao semear essas sementes, contribuímos para a
construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a
oportunidade de florescer e alcançar seu pleno potencial.
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