CRÔNICA: FOLHAS SECAS
Francisco Marques
Eu estava dando uma
aula de Matemática e todos os alunos acompanhavam atentamente.
Todos?
Quase. [...] Renata
conferia as canetas e os lápis do seu estojo vermelhíssimo e Hélder olhava para
o pátio.
O pátio? O que
acontecia no pátio?
Após o recreio, dona
Natália varria calmamente as folhas secas e amontoava e guardava tudo dentro de
um enorme saco plástico azul. Terminando o varre-varre, dona Natália amarrou a
boca do saco plástico e estacionou aquele bafuá de folhas secas perto do
portão. Hélder observava atentamente. [...] De repente, Hélder foi arregalando
os olhos e franzindo a testa.
Qual o motivo do
espanto?
Hélder percebeu
alguma coisa no meio das folhas movendo-se desesperadamente, com aflição,
sufoco, falta de ar. [...] Um pássaro novo caiu do ninho e foi confundido com
as folhas secas e foi varrido e agora lutava pela liberdade.
– Ele tá preso!
O grito de Hélder
interrompeu o final da multiplicação de 15 por 127. Todos os alunos olharam
para o pátio. E todos nós concordamos, sem palavras: o bico do passarinho
tentava romper aquela estranha pele azul. Hélder saiu da sala e nós fomos
atrás. E antes que eu pudesse pronunciar a primeira sílaba da palavra “calma”,
o saco plástico simplesmente explodiu, as folhas voaram e as crianças pularam
de alegria.
Alguns alunos dizem
que havia dois passarinhos presos. Outros viram três passarinhos voando felizes
e agradecidos. Lucas diz que era um beija-flor. Renata insiste que era uma
cigarra. Eu, sinceramente, só vi folhas secas voando. [...]
Acesso em: 22 set. 2014.
Fragmento.
a)
brincavam de
adivinhar.
b) discordavam entre si.
c)
estavam espantados.
d)
estavam
indiferentes.
02. No trecho “...
o bico do passarinho tentava romper aquela estranha pele azul.” (ℓ. 16-17),
o recurso estilístico utilizado na expressão em destaque
a)
apresenta duas
características opostas do saco plástico.
b)
descreve o
passarinho de maneira exagerada.
c)
relaciona
o saco plástico a uma parte do corpo humano.
d)
relata a atitude do
passarinho de forma debochada.
03. No trecho
“... os lápis do seu estojo...” (ℓ. 3), a palavra destacada está no lugar de
a)
Natália.
b)
Hélder.
c)
Lucas.
d)
Renata.
04. O trecho desse texto que demonstra que o narrador participa da história está em:
a) “Eu estava dando uma aula de Matemática e todos os alunos acompanhavam atentamente.”. (ℓ. 1)
b) “Renata conferia as canetas e os lápis do seu estojo vermelhíssimo e Hélder olhava para o pátio.”. (ℓ. 7-8)
c) “Hélder percebeu alguma coisa no meio das folhas movendo-se desesperadamente, com aflição, d) sufoco, falta de ar.”. (ℓ. 11-12)
05. No trecho “–
Ele tá preso!” (ℓ. 14), a linguagem utilizada é
a)
científica.
b)
culta.
c) informal.
d) regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário