Artigo de opinião: O progresso da ciência
Por Tatiana Roque – 17/06/2018 0:00 Uma artimanha para enfraquecer as
instituições públicas de ensino e ciência, reduzindo seu orçamento, é
apresentá-las como dissociadas da sociedade, sorvedoras de recursos e
descompromissadas com o desenvolvimento social e econômico. Para desmontar essa
armadilha, a comunidade acadêmica precisa iluminar as pontes que ligam o
conhecimento aos avanços do país. A universidade será mais forte quanto mais
parecer robusta, transparente e útil aos olhos da população.
O Brasil produz a maior parte de suas
vacinas, economiza importações e erradica doenças. No auge da Zika, encontramos
uma resposta rápida para a relação com a microcefalia. Ficamos fortes na
indústria de medicamentos e na inovação em petróleo e gás. Tudo surgiu de
arranjos entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos do
governo.
Nossas instituições sofrem com cortes
de verba quando mais precisam caminhar em direção à inovação tecnológica e
social. O Ipea mostrou que empresas inovadoras pagam melhores salários e geram
empregos mais estáveis. São mais produtivas. O investimento em ciência básica é
público em qualquer país, mas a inovação é um processo interativo, com transferência
de conhecimento ao tecido produtivo.
Em 2016 o Brasil aprovou o Marco Legal
da Ciência, Tecnologia e Inovação, regulamentado em 2018. É uma lei que
incentiva as relações entre pesquisa pública e tecido produtivo, reduzindo a
burocracia. Órgãos públicos passaram a ter o direito de compartilhar
laboratórios, equipamentos, materiais e instalações e a negociar direitos de
exploração de produtos e tecnologias. Foram reduzidos entraves excessivos da
Lei 8.666 e a insegurança jurídica dos investimentos em pesquisa.
Mecanismos já aplicados com sucesso em
áreas tecnológicas devem agora se tornar disponíveis para áreas como cultura e
ciências sociais. Entre universidade, empresa e sociedade há camadas que
estimulam a integração, como parques tecnológicos e centros de inovação.
Programas em ciência, cultura e tecnologia têm grande potencial para dinamizar
a economia criativa, especialmente no Rio de Janeiro. São um caminho para
reaquecer as cadeias produtivas do audiovisual e dos jogos eletrônicos, por
exemplo.
É possível encontrar soluções
sustentáveis para segurança alimentar e nutricional, energia, habitação, saúde,
saneamento, meio ambiente, agricultura familiar, geração de emprego e renda. A
meta já constava do documento da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e
Inovação de 2010. Ele propõe tornar mais eficiente e ágil a máquina pública —
diminuindo a burocracia, um instrumento de exclusão social — e a apropriação da
C&T pelas comunidades locais. Temos bons planos e infraestrutura de
pesquisa para o Brasil encontrar um modelo de desenvolvimento mais justo,
sustentável e menos dependente de bens primários. Basta vontade política para
implementá-los.
Tatiana Roque é
professora de Matemática e Filosofia da UFRJ
ROQUE, Tatiana. O progresso da
ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.
Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino
fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 350-7.
Entendendo o artigo de opinião:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·
Dissociado: separado,
desagregação, apartado.
·
Microcefalia: é uma condição
neurológica na qual a cabeça e o cérebro são de um tamanho menor que o normal,
o que prejudica o desenvolvimento mental.
·
Sorvedor: relativo a
desperdício, a fazer mau uso de algo.
·
Zika: doença notificada no Brasil pela primeira vez em
2015, ligada ao sistema neurológico e caracterizada por febre e dores nas
articulações, entre outros sintomas.
02 – Converse com seus colegas e professor sobre as hipóteses que você
levantou antes da leitura.
a) Sua expectativa sobre o posicionamento da autora se confirmou?
Resposta pessoal do aluno.
b) Os argumentos que você encontrou no artigo foram os que você pensou que encontraria?
Resposta pessoal do aluno.
03 – O tema do artigo de opinião da professora Tatiana Roque é o progresso da ciência. Qual é o ponto
de vista defendido por ela?
Ela defende que o progresso da ciência depende de
vontade política para implementar planos já existentes que promovem a
integração entre empresa, universidade e sociedade.
04 – Em artigos de opinião, a escolha do vocabulário feita pelo autor é
muito importante, uma vez que o uso de determinadas palavras funciona como
estratégia para explicitar ou ocultar uma opinião sobre o que está sendo
discutido.
a) No primeiro parágrafo do artigo são usadas as palavras artimanha e armadilha. A que elas se referem?
Elas se referem à visão errônea, no ponto de vista
da autora, de que as instituições de ensino e ciência estão dissociadas da
sociedade, representam desperdício de recursos e não têm compromisso com o
desenvolvimento social e econômico.
b) Qual a finalidade da autora ao utilizar essas palavras?
Essas palavras são usadas pela autora para
explicitar seu posicionamento sobre os argumentos em relação às universidades.
c) Com essas palavras a autora mostra sua concordância ou discordância sobre o que está sendo discutido?
Ela mostra sua discordância deixando claro que esse
argumento é um engano.
05 – Em um artigo de opinião, o autor costuma apresentar, no início, seu
ponto de vista a respeito do tema sobre a qual vai desenvolver sua
argumentação.
a) Marque a afirmação que evidencia a estratégia escolhida por Tatiana Roque para iniciar seu texto argumentativo.
( ) A
argumentação inicia-se com a apresentação de fatos concretos sobre as
instituições públicas de ensino e ciência.
( ) A
argumentação começa com uma comparação entre o passado e o presente das
universidades.
( ) A
argumentação é introduzida com a observação de uma mudança na linha do tempo.
(X) A argumentação começa rebatendo os argumentos contrários ao ponto de
vista que se quer defender.
b) Justifique sua resposta.
Tatiana Roque parte de contra-argumentos para construir
a argumentação a favor de sua posição.
06 – No primeiro parágrafo do artigo, a autora apresenta uma missão para
a comunidade acadêmica.
a) Qual é essa missão?
A missão apresentada por Tatiana é que cabe à
comunidade acadêmica mostrar à sociedade como o conhecimento e os avanços do
país caminham juntos.
b) É possível concluir que a autora se sente responsável por essa missão? Por quê?
Sim, porque, no artigo, ele procura, por meio de
argumentos, mostrar como a universidade e as parcerias são importantes para o
avanço do país.
07 – Qual alternativa a seguir é a correta em relação à linguagem
empregada no texto?
( ) No texto, predomina uma
linguagem pessoal, cuja principal marca é o uso da 1ª pessoa do singular.
(X) No texto, predomina uma
linguagem relativamente impessoal, com emprego da 1ª pessoa do plural.
( ) No texto, predomina uma
linguagem impessoal, com emprego de verbos e pronomes na 3ª pessoa do singular.
· Justifique sua resposta.
A autora toma certo distanciamento para falar a
respeito do tema, mas, em determinados momentos, ela emprega a 1ª pessoa do
plural, como recurso de generalização. Por exemplo, no trecho “Temos bons
planos [...]”, o “nós” representa todos os brasileiros, incluindo a autora. Já
no início do texto, a 1ª pessoa do plural funciona para sinalizar que ela
pertence ao grupo da “comunidade científica”.
08 – Volte ao segundo parágrafo do artigo e observe os argumentos que a
autora apresenta para comprovar o papel das instituições de ensino e ciência no
Brasil. Agora responda:
a) Quais exemplos a autora apresenta como argumentos?
Ela argumenta que as universidades, em parceria com
empresas, institutos de pesquisa e órgãos do governo, conseguiram desenvolver
estudos sobre zika vírus, vacinas e medicamentos. Também cita a inovação em
petróleo e gás.
b) Esses exemplos têm relação com qual trecho do primeiro parágrafo?
· Justifique sua resposta.
Esses exemplos têm relação com o contra-argumento
no primeiro parágrafo, principalmente com o trecho “Uma artimanha é [...]
apresenta-las como dissociadas da sociedade”. Os exemplos buscam convencer o
leitor de que as universidades estão atentas às questões da sociedade.
09 – Releia o terceiro parágrafo do artigo de opinião e responda:
a) De que maneira os cortes de verbas nas instituições de ensino e ciência impactam na inovação tecnológica e social?
Os cortes impedem que as instituições caminham em
direção à inovação tecnológica e social, uma vez que comprometem a
produtividade e a estabilidade.
b) Nesse parágrafo a autora cita uma fonte de referência. Qual?
Ela cita o Ipea, fonte de referência em estudos
ligados à política pública.
· Na sua opinião, por que é importante citar uma fonte de referência em um artigo de opinião?
A citação de fonte de referência em artigo de
opinião funciona como argumento de autoridade. Ao citar o Ipea, ela reforça sua
visão sobre a importância do investimento em ciência e inovação.
10 – Leia um trecho da notícia publicada no portal da Agência Brasil
sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e responda às questões.
Governo regulamenta Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicado em 08/02/2018 – 14:14
Por Yara Aquino – Repórter
da Agência Brasil Brasília
O Diário Oficial da União
de hoje (8) publicou decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência,
Tecnologia e Inovação (Lei n° 13.243/2016) e traz a expectativa de
desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país. As novas regras
criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e
incentiva investimentos em pesquisa.
[...]
AQUINO, Yara. Governo regulamenta Marco Legal da Ciência,
Tecnologia e Inovação. Agência Brasil, Brasília, 8 fev. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2018-02/governo-regulamenta-marco-legal-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao. Acesso em: 25 jul. 2019.
a) Qual é a relação entre esse fato noticiado e a questão abordada no artigo de opinião?
A autora se posiciona favoravelmente ao fato
noticiado: a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação,
considerado, por ela, um bom plano para o desenvolvimento da C&T no Brasil.
b) Essa regulamentação resolve qual problema à Lei n° 8.666, citada no quarto parágrafo do artigo de opinião “O progresso da ciência”? Por quê?
A regulamentação resolve os problemas burocráticos
e a insegurança jurídica dos investimentos em pesquisa, porque incentiva as
relações entre pesquisa pública e tecido produtivo, permitindo o
compartilhamento de laboratórios, materiais, instalações e a negociação dos
direitos de produtos e tecnologias.
c) Qual palavra expressa a opinião da autora Tatiana Roque, sobre a Lei n° 8.666?
É a palavra excessivos, que demonstra a opinião da
autora sobre os entraves da Lei 8.666.
11 – A autora mostra-se favorável à parceria entre universidade, empresa
e sociedade na área de inovação e tecnologia.
a) Quais argumentos apresentados no texto buscam convencer o leitor sobre esse posicionamento?
A autora cita os benefícios econômicos e a
possibilidade de criação de um modelo de desenvolvimento mais justo,
sustentável e menos dependente de bens primários.
b) Com relação ao custeio da ciência básica, qual é a posição da autora?
Ela defendeu o investimento público em ciência
básica, como é feito em outros países do globo.
12 – Releia o trecho do quinto parágrafo:
“Mecanismos
já aplicados com sucesso em áreas tecnológicas devem agora se tornar
disponíveis para áreas como cultura e ciências sociais. Entre universidade,
empresa e sociedade há camadas que estimulam a integração, como parques
tecnológicos e centros de inovação. Programas em ciência, cultura e tecnologia
têm grande potencial para dinamizar a economia criativa, especialmente no Rio
de Janeiro. São um caminho para reaquecer as cadeias produtivas do audiovisual
e dos jogos eletrônicos, por exemplo.”
ROQUE, Tatiana. O
progresso da ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.
a) De acordo com a autora, quais são os benefícios que a integração tecnológica trará ao serem estendidos para as áreas de cultura e ciência sociais?
Para a autora, os benefícios são a maior integração entre
universidade, empresas e sociedade, a dinamização da economia criativa e o
reaquecimento das cadeias produtivas do audiovisual e dos jogos eletrônicos.
b) Na sua opinião, por qual razão a autora destaca o Rio de Janeiro?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Possivelmente porque conhece
melhor a realidade fluminense, uma vez que trabalha na UFRJ. Além disso, pode
ter sido uma estratégia para dialogar com os leitores de O Globo, um jornal com
sede e grande circulação no Rio de Janeiro.
13 – Releia o último
parágrafo do artigo de opinião e responda:
“É
possível encontrar soluções sustentáveis para segurança alimentar e
nutricional, energia, habitação, saúde, saneamento, meio ambiente, agricultura
familiar, geração de emprego e renda. A meta já constava do documento da
Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2010. Ele propõe
tornar mais eficiente e ágil a máquina pública — diminuindo a burocracia, um
instrumento de exclusão social — e a apropriação da C&T pelas comunidades
locais. Temos bons planos e infraestrutura de pesquisa para o Brasil encontrar
um modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e menos dependente de bens
primários. Basta vontade política para implementá-los.”
ROQUE, Tatiana. O progresso da
ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.
a) O que a autora cita de positivo na conclusão do seu artigo?
Ela cita a existência de planos e infraestrutura de pesquisa no
Brasil.
b) Qual ressalva ela faz no fechamento do texto? Por quê?
Ela ressalva que é preciso vontade política para implementar os
planos que já existem.
Obrigadoooooo
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