Poema: Poeta à
vista
Carlos Queiroz Telles
Não sei como pôr para fora
essas ideias malucas
que me sacodem a cabeça.
É coisa muito esquisita,
parece assombração:
palavras que nascem feitas
sem nenhuma explicação.
Contar aos pais
não adianta… Vão dizer:
“É tudo imaginação!”
Falar com a turma… não sei.
Pode virar gozação.
O jeito é tentar guardar
esse caso para mim mesmo
e colocar no papel
os recados da emoção.
Uma palavra aqui,
outra palavra ali…
Parece que achei o caminho!
Epa! Mas isso tem cara de verso!
Será que eu sou poeta?
E agora? Que vergonha!
Só me faltava mais essa…
Outro segredo bem trancado
no fundo do coração.
(Carlos Queiroz
Telles. Sonhos, grilos e paixões. 6. ed. São Paulo: Moderna, 199).
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo:
Atual, 2002. p.205.
Estudo do Texto
1)
No poema, o eu-lírico está escrevendo versos.
a)
O que esses versos expressam?
Seus pensamentos e suas emoções.
b)
Como ele se sente, descobrindo-se um poeta
principiante?
Surpreso e inseguro quanto à reação das outras pessoas.
2) De que assunto trata o poema?
De um menino que está se tornando um
poeta.
3)
Qual dos itens seguintes deve ser considerado uma das conclusões que podemos extrair deste
poema?
a)
A poesia possibilita às pessoas desprender-se
da realidade, viajar por meio da palavra.
b)
O garoto sente vergonha por se
descobrir poeta.
c)
A poesia é associada pelas pessoas a
maluquices, a ideias esquisitas.
É hipérbole ou metáfora na primeira estrofe?
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