quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

FÁBULA: A REDE - LEONARDO DA VINCI - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: A Rede 
               
                Leonardo Da Vinci

      Naquele dia, como todos os dias, a rede subiu carregada de peixes. Carpas, barbos, lampreias, trutas, enguias e muitos, muitos outros peixes foram para as cestas dos pescadores.
  Lá no fundo da água do rio, os sobreviventes, assustados e com medo, não ousavam se mexer. Famílias inteiras já haviam sido enviadas para o mercado. Diversos cardumes tinham caído na rede e terminado na frigideira. Que fazer?
          Um grupo de jovens peixes promoveu uma reunião atrás de uma pedra e decidiu se revoltar.
          - É uma questão de vida ou morte - disseram eles - todos os dias essa rede afunda na água, cada vez num local diferente, para nos aprisionar e nos levar embora de nosso lar. Vai acabar nos matando a todos, e o rio ficará sem peixe algum. Nossos filhos têm direito à vida e precisamos fazer alguma coisa para livrá-los deste flagelo.
         - E que podemos fazer? - perguntou uma truta que seguira os conspiradores.
        - Destruir a rede - responderam os outros em coro
        As enguias encarregaram-se de rapidamente espalhar a notícia dessa corajosa decisão e convocaram todos os peixes para um encontro na manhã seguinte, numa pequena enseada protegida por altos salgueiros.
        No dia seguinte, milhões de peixes de todos os tamanhos e idades reuniram-se para declarar guerra à rede.
      A liderança foi entregue a uma sábia e velha carpa, que por duas vezes conseguira escapar da prisão, mordendo as malhas da rede.
     - Ouçam com atenção - disse a carpa - a rede é da largura do rio, e todas as malhas têm um chumbo preso por baixo, para que a rede afunde. Dividam-se em dois grupos. Um dos grupos suspenderá os pesos de chumbo e os carregará até a superfície, e o outro segurará as malhas por cima com firmeza. As lampreias vão serrar com os dentes a corda que mantém a rede esticada entre as duas margens. As enguias vão partir já, para fazer uma inspeção e nos informar em que local a rede foi lançada.
         As enguias partiram. Os peixes formaram grupos ao longo das margens. Os barbos encorajavam os mais tímidos, relembrando-lhes o triste fim de tantos amigos e exortando-os a não terem medo de ficarem presos na rede, porque daquele dia em diante nenhum homem seria mais capaz de arrastá-la para a margem.
       As enguias retornaram, missão cumprida. A rede fora lançada a uma milha dali.
       Então todos os peixes, como uma frota gigantesca, partiram atrás da velha carpa.
       - Tomem cuidado - disse a carpa - pois a correnteza pode arrastar vocês para dentro da rede. Sigam devagar e usem bem as nadadeiras.
       E então viram a rede, cinzenta e sinistra.
       Os peixes, acometidos de súbita fúria, nadaram para atacar.
       A rede foi suspensa por baixo, as cordas que a seguravam foram cortadas, as malhas foram rasgadas. Mas os peixes, enfurecidos não largavam mais sua presa. Cada um segurava na boca um pedaço de malha e abanando fortemente as caudas e as nadadeiras, puxavam de todos os lados a fim de rasgar e destruir a rede. E a água parecia estar fervendo enquanto os peixes finalmente libertavam o rio daquele perigo.

(Fábulas e lendas: São Paulo, Círculo do Livro, s/d.)
Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série- MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p.8-11.
ESTUDO DO TEXTO

1)   Você já leu muitas histórias e deve ter observado que elas acontecem em algum lugar, o que é importante para compreendermos melhor os acontecimentos. Em literatura, o lugar onde a história acontece é chamado de cenário. Escreva qual é o cenário em que a história acontece.
O cenário em que a história acontece é o fundo da água do rio.

2)   Outro elemento importante nas histórias são as personagens. São elas que fazem tudo acontecer. Em A rede, quem são as personagens?
São peixes de diferentes espécies.

3)   Em toda boa história, sempre há um problema (conflito). Qual é o problema que as personagens têm de enfrentar?
Encontrar um meio para destruir a rede de pesca que está acabando com os peixes do rio.

4)   Para que essa história convença o leitor da possibilidade de ela acontecer, as personagens ganham características que são próprias de um ser humano. Quais são elas?
Os peixes pensam, falam, decidem resolver o problema, reúnem-se em grupo, escolhem um líder, seguem etapas de um plano, etc.

5)   A história apresenta, nos seus momentos finais, a solução para o problema (o desfecho). Como as personagens conseguem solucionar o problema?
Os peixes se unem, cada um cumpre o combinado e eles destroem a rede.

6)   Que lição podemos tirar desta história?
A lição de que “a união faz a força”.

7)   O que você achou do comportamento dos peixes?
Resposta pessoal.



4 comentários: