Fábula:
A Rede
Leonardo Da Vinci
Naquele dia, como todos os dias, a rede subiu carregada
de peixes. Carpas, barbos, lampreias, trutas, enguias e muitos, muitos outros
peixes foram para as cestas dos pescadores.
Lá no fundo da água do rio, os
sobreviventes, assustados e com medo, não ousavam se mexer. Famílias inteiras
já haviam sido enviadas para o mercado. Diversos cardumes tinham caído na rede
e terminado na frigideira. Que fazer?
Um grupo de jovens peixes promoveu
uma reunião atrás de uma pedra e decidiu se revoltar.
- É uma questão de vida ou morte -
disseram eles - todos os dias essa rede afunda na água, cada vez num local
diferente, para nos aprisionar e nos levar embora de nosso lar. Vai acabar nos
matando a todos, e o rio ficará sem peixe algum. Nossos filhos têm direito à
vida e precisamos fazer alguma coisa para livrá-los deste flagelo.
- E que podemos fazer? - perguntou uma
truta que seguira os conspiradores.
- Destruir a rede - responderam os
outros em coro
As enguias encarregaram-se de
rapidamente espalhar a notícia dessa corajosa decisão e convocaram todos os
peixes para um encontro na manhã seguinte, numa pequena enseada protegida por
altos salgueiros.
No dia seguinte, milhões de peixes de
todos os tamanhos e idades reuniram-se para declarar guerra à rede.
A liderança foi entregue a uma sábia e
velha carpa, que por duas vezes conseguira escapar da prisão, mordendo as
malhas da rede.
- Ouçam com atenção - disse a carpa - a
rede é da largura do rio, e todas as malhas têm um chumbo preso por baixo, para
que a rede afunde. Dividam-se em dois grupos. Um dos grupos suspenderá os pesos
de chumbo e os carregará até a superfície, e o outro segurará as malhas por
cima com firmeza. As lampreias vão serrar com os dentes a corda que mantém a
rede esticada entre as duas margens. As enguias vão partir já, para fazer uma
inspeção e nos informar em que local a rede foi lançada.
As enguias partiram. Os peixes
formaram grupos ao longo das margens. Os barbos encorajavam os mais tímidos,
relembrando-lhes o triste fim de tantos amigos e exortando-os a não terem medo
de ficarem presos na rede, porque daquele dia em diante nenhum homem seria mais
capaz de arrastá-la para a margem.
As enguias retornaram, missão cumprida.
A rede fora lançada a uma milha dali.
Então todos os peixes, como uma frota
gigantesca, partiram atrás da velha carpa.
- Tomem cuidado - disse a carpa - pois a
correnteza pode arrastar vocês para dentro da rede. Sigam devagar e usem bem as
nadadeiras.
E então viram a rede, cinzenta e
sinistra.
Os peixes, acometidos de súbita fúria,
nadaram para atacar.
A rede foi suspensa por baixo, as cordas
que a seguravam foram cortadas, as malhas foram rasgadas. Mas os peixes,
enfurecidos não largavam mais sua presa. Cada um segurava na boca um pedaço de
malha e abanando fortemente as caudas e as nadadeiras, puxavam de todos os
lados a fim de rasgar e destruir a rede. E a água parecia estar fervendo
enquanto os peixes finalmente libertavam o rio daquele perigo.
(Fábulas e lendas: São Paulo, Círculo do Livro, s/d.)
Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª
Série- MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p.8-11.
ESTUDO DO TEXTO
1)
Você já leu muitas histórias e deve ter
observado que elas acontecem em algum lugar, o que é importante para
compreendermos melhor os acontecimentos. Em literatura, o lugar onde a história
acontece é chamado de cenário. Escreva
qual é o cenário em que a história acontece.
O cenário em que a história acontece é o fundo da água do rio.
2)
Outro elemento importante nas histórias são
as personagens. São elas que fazem
tudo acontecer. Em A rede, quem são
as personagens?
São peixes de diferentes espécies.
3) Em
toda boa história, sempre há um problema (conflito).
Qual é o problema que as personagens têm de enfrentar?
Encontrar um meio para destruir a rede de pesca que está acabando
com os peixes do rio.
4) Para
que essa história convença o leitor da possibilidade de ela acontecer, as
personagens ganham características que são próprias de um ser humano. Quais são
elas?
Os peixes pensam, falam, decidem resolver o problema, reúnem-se em
grupo, escolhem um líder, seguem etapas de um plano, etc.
5) A
história apresenta, nos seus momentos finais, a solução para o problema (o desfecho). Como as personagens
conseguem solucionar o problema?
Os peixes se unem, cada um cumpre o combinado e eles destroem a
rede.
6)
Que lição podemos tirar desta história?
A lição de que “a união faz a força”.
7)
O que você achou do comportamento dos peixes?
Resposta pessoal.
Quem narra a história
ResponderExcluirLeonardo da vici
ExcluirPorque nao colocou a 8 na aparece pra mim
ResponderExcluirem que cenário as ações acontecem?
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